This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > MPE10003
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Modelos Pedagógicos e Desenvolvimento Curricular

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2011/2012 - 2S

Código: MPE10003    Sigla: MPDC
Áreas Científicas: Didáctica Específica

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE 26 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Maria Manuela de Sousa Matos   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Carla Cibele Fiel Vasconcelos FigueiredoResponsável
Ângela Maria Gomes Teles de Matos Cremon de LemosResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Nesta UC serão discutidos e problematizados os conceitos e práticas da profissionalidade do educador de infância, entendendo-o como um construtor e gestor do currículo em educação de infância, nomeadamente em educação pré-escolar, no que respeita à intervenção pedagógica junto de crianças, equipas, famílias e comunidade. Serão também objecto de análise, a organização e gestão do ambiente educativo (espaço, materiais e rotinas), das actividades e áreas de conteúdo e projectos curriculares, no que respeita aos diferentes modelos pedagógicos.

Competências a desenvolver

- Identifica e caracteriza o perfil do educador de infância, as suas competências e saberes profissionais, enquanto docente e profissional de relação pedagógica
- Reconhece o papel e a função do educador de infância, enquanto profissional responsável pela organização e gestão do ambiente educativo, de actividades e projectos curriculares, em estreita relação com as características específicas dos contextos educativos
- Mobiliza dados da literatura científica e técnica sobre modelos pedagógicos e desenvolvimento curricular na educação de infância
- Identifica e analisa as origens e os fundamentos da construção da profissão do educador, enquanto dinamizador de processos de participação e envolvimento de crianças, equipas e famílias
- Identifica diferentes modelos de intervenção pedagógica, operacionalizando-os nas suas componentes teóricas e práticas.

Programa


Modo de Avaliação

Opções
Página gerada em: 2024-04-28 às 21:07:19 Última actualização: 2010-07-19