|
Intervenção Social com Populações e Grupos de Risco
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2011/2012 - 1S
Código: |
OP0003 |
|
Sigla: |
ISPGR |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
CS |
13 |
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
DESP |
8 |
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
ERASM |
2 |
ERASMUS/Programa Vasco da Gama |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
LEB11 |
1 |
Plano de Estudos |
2º, 4º |
5,0 |
60 |
135,0 |
LGP |
|
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
PAP |
|
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Carla Cibele Fiel Vasconcelos Figueiredo | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Na Unidade Curricular de Intervenção Social com Populações e Grupos de Risco, procuramos sensibilizar para a compreensão de grupos sociais e culturais com características específicas, a maior parte das vezes alvo de estigmatização e/ou exclusão social. A visão que cada um constrói desses grupos e a forma como se relaciona com eles no âmbito da profissão que futuramente desempenhará poderá ser um contributo para esses processos excludentes e estereotipados, ou pelo contrário, constituir-se como um contributo integrador desses grupos.
Proporciona-se uma análise dos factores de risco (pobreza, privação do afecto, migrações, gueto, violência e guerra, desemprego, deficiência, etc.) e das suas possíveis consequências em termos dos vários domínios de desenvolvimento humano.
Programa
Desenvolvem-se as seguintes competências:
- É capaz de entender os conceitos centrais propostos no programa e de os problematizar situando-os na complexidade em que eles se apresentam.
- Integra, quer como pessoa, quer no âmbito das suas futuras opções profissionais sensibilidade para a abordagem das pessoas, grupos e populações em risco.
- Domina os conceitos necessários para compreender como é que certos grupos e populações estão expostas a factores de risco e quais as consequências possíveis.
- Compreende situações de vulnerabilidade específicas relacionadas com determinados períodos etários e ou acontecimentos.
- Procura adaptar adequadamente o seu comportamento como pessoa e no seu âmbito profissional face a situações, grupos e populações em risco.
- Domina alguns conteúdos e técnicas de mediação, compreendendo designadamente o que significa a resolução positiva de conflitos.
- É capaz de designar alguns contributos oriundos da sua (futura) área profissional para a inclusão social de grupos e populações em risco.
- É capaz de mobilizar conhecimentos adquiridos em outras unidades curriculares relacionando-os com os desta unidade curricular.
Métodos de Ensino
- Sessões trabalho em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida directamente pelo professor e/ou com recurso à utilização de textos e outros materiais (obras de ficção ou obras artísticas em formatos diversificados).
- Sessões de trabalho prático, privilegiando técnicas de dinâmica e animação de grupos.
- Visitas de Estudo (organizações, projectos, etc.).
- Seminários específicos com profissionais que desenvolvem projectos de intervenção no terreno ou lideram organizações especializadas na área.
Modo de Avaliação
|
|