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Pedagogia e Educação ao Longo da Vida

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2011/2012 - 1S

Código: OP0004    Sigla: PELV

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 3 Plano de Estudos 5,0 60 135,0
DESP 6 Plano de Estudos 5,0 60 135,0
ERASM 2 ERASMUS/Programa Vasco da Gama 5,0 60 135,0
LEB11 Plano de Estudos 5,0 60 135,0
LGP 6 Plano de Estudos 5,0 60 135,0
PAP 1 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ana Moura   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ana Luísa Rebelo de Oliveira PiresResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

1. Introdução

A formação é hoje entendida como um instrumento estratégico no processo desenvolvimento na sociedade contemporânea. O facto de se reconhecer a formação ao longo da vida, como uma necessidade intrínseca para o desenvolvimento da cidadania, na sua vertente pessoal e profissional na sociedade do conhecimento, coloca a Formação e as suas práticas na primeira linha de preocupações, num currículo para formar profissionais para agir no campo social. Assim, o educador/formador enquanto especialista na concepção e gestão de projectos em vários sectores de actividades e com públicos e comunidades diversas, necessita não só compreender, mas também de saber usar a formação como instrumento do seu trabalho a diversos níveis, tanto nas suas potencialidades como nos seus limites.

2. Competências a desenvolver

A UC Pedagogia e Educação ao Longo da Vida visa o desenvolvimento das seguintes competências:
. compreender as principais características e tendências de evolução do actual contexto sócio-económico e profissional;
. compreender o papel da educação e da formação como motores de desenvolvimento pessoal, social, profissional e económico, no contexto da Educação / Formação ao Longo da Vida;
. identificar as principais características do sistema de educação e de formação em Portugal;
. compreender e mobilizar conceitos relativos ao trabalho pedagógico de formação com grupos sociais heterogéneos e/ou diferenciados;
. adequar o trabalho pedagógico de formação aos públicos em função das necessidades de formação e do seu estatuto etário, social, educativo e profissional;
. desenvolver estratégias de identificação de necessidades de formação, de concepção e de dinamização de um projecto de formação mobilizador de uma intervenção social activa;
. compreender os processos de aprendizagem para identificar as potencialidades e/obstáculos à formação;
. planear e desenvolver uma situação formativa usando as metodologias e os instrumentos adequados;
. utilizar a avaliação como um processo ao serviço das aprendizagens, das acções e dos projectos de formação, bem como da sua validação social;
. desenvolver capacidades relacionais e éticas que permitam um agir orientado pelos princípios e valores em que se baseiam as sociedades democráticas.

Programa

3. Temas e conteúdos

1. Educação / Formação e Desenvolvimento
Conceitos, actores e relações
A aprendizagem ao longo da vida

2. Educação e Formação em Portugal
O sistema de educação e de formação
Enquadramento institucional
Modelos e práticas de formação

3. O projecto de formação
O(s) projecto (s) formativo(s)
A especificidade dos públicos
A formação centrada no formando e organizada de forma sistémica
Identificação das necessidades de formação
A avaliação do projecto de formação

4. Concepção, organização e implementação de um plano de acção pedagógica
Das necessidades de formação à definição de competências
A programação da acções a desenvolver
Os recursos necessários
Os produtos previstos

5. A aprendizagem e seus processos
Aprendizagem e desenvolvimento
Aprendizagem e significados
Obstáculos e catalizadores da aprendizagem

6. Métodos e Técnicas pedagógicas
Ensinar e aprender: uma relação não linear
O papel do formador e do formando
A necessidade da diferenciação pedagógica

7. Comunicação e Animação de grupos
A relação pedagógica como uma situação social complexa
A importância da comunicação no contexto formativo.
O grupo como comunidade de aprendizagem

8. A avaliação pedagógica
A avaliação como um instrumento de aprendizagem: atitudes e instrumentos
A avaliação como um processo de validação das aquisições
A perspectiva ética


Métodos de Ensino

4 . Estratégias e Metodologias de trabalho

4.1 Estratégias de gestão do programa
A metodologia de trabalho a desenvolver será centrada no trabalho do aluno e terá com objectivo também a vivência e experimentação por parte dos formandos de diferentes tipos de metodologias. O trabalho será orientado predominantemente numa metodologia de projecto, de grupos de discussão, seminários e painéis. Será dada uma particular atenção aos produtos construídos no processo de formação, bem como à sua partilha com o grupo e divulgação externa dos mesmos. As sessões serão organizadas de forma a articular actividades de natureza teórica, teórico-prática e seminários. O processo compreenderá a: (a) Pesquisa de informação, exposições e apresentações (b) Leitura, discussão e análise de textos; (c) Recensão escrita e/ou oral de textos; (d) Elaboração de um projecto de formação, adequado a um contexto e público específicos; (e) Desenvolvimento e análise de sessões de comunicação pedagógica (f) Apresentação e discussão dos trabalhos.

4.2 Acompanhamento tutorial
O acompanhamento tutorial tem como finalidades: apoiar e orientar os alunos ao longo da UC na realização dos trabalhos individuais e de grupo, esclarecer questões e dúvidas, prestar aconselhamento e informações; o acompanhamento será feito quer de uma forma presencial, quer a distância.

4.3. Participação dos estudantes
Espera-se que cada aluno: (a) esteja presente pelo menos em 80% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo; (b) leia, analise e esteja preparado para discutir os textos de apoio apresentados; (c) realize os trabalhos programados.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

5. Aprendizagens esperadas

No final da Unidade Curricular, espera-se que as aprendizagens se articulem em torno dos seguintes domínios: (a) selecção e organização da informação, a partir de diferentes tipos de suporte; b) apropriação e utilização de conceitos diferenciados, relacionados com as temáticas abordadas na UC; (c) produção de pequenos textos de análise e de reflexão individual e de grupo; (d) produção e apresentação de um projecto de grupo; (e) reflexão individual sobre o trabalho realizado.

6. Actividades de desenvolvimento da unidade/ou complementares


7. Avaliação e Classificação
O trabalho desenvolvido na UC será objecto de:
I) Avaliação contínua
II) Avaliação sumativa (exame final)

A avaliação contínua pressupõe assiduidade de frequência às aulas e será realizada com base na participação dos alunos no decorrer das sessões e na realização das actividades previstas. A avaliação terá como base a concepção e apresentação de um projecto de formação, realizado em grupo. A avaliação será feita através da concepção de um projecto de acção, que inclui uma proposta e os instrumentos ou materiais produzidos; inclui ainda uma reflexão final de natureza individual sobre as aprendizagens realizadas no âmbito da unidade curricular.

A avaliação sumativa será realizada através de um exame final.

Observações

Bibliografia essencial

Barbier, J. (1985). L´ évaluation en formation. Paris: Puf
Barreto, A. (Dir.) (1996). A Situação Social em Portugal, 1960-1995. Lisboa: Instituto Ciências Sociais.
Cardim, José (1999) O Sistema de Formação Profissional em Portugal, Cedefop
Colom, A. (1987) Pedagogia Social e intervención socioeducativa. In: A. COLOM,. (ccord). Modelos de intervención socioeducativa. Madrid. Narcea
Comissão Europeia (1995) Livro branco sobre a Educação e a Formação: Ensinar e Aprender, rumo à Sociedade Cognitiva, Bruxelas, Pub. CE
Comissão Europeia (2000) Memorando para a Aprendizagem ao Longo da Vida. Bruxelas, Pub. CE
F.C.G. (2002) Cruzamento de Saberes e Aprendizagens Sustentáveis, Textos da Conferência Internacional, Lisboa Ed. Fundação Calouste Gulbenkian
Coimbra, J; Gonçalves, C. e Crespo, C (2001). A formação no mundo global: um dispositivo na promoção de competências transversais. Disponível em http://www.psicologia .com.pt/artigos. (Acesso: 22 de Agosto de 2005).
Cruz, Jorge Valadas (1998) Formação Profissional em Portugal. Do levantamento de Necessidades à avaliação. APAF, Lisboa
Figari, Gerard (1996) Avaliar: Que referencial? Col. Ciências da Educação, Porto Editora, Porto
D’Hainaut, L. e Vasamillet, C. (1996), A formação integrada centrada no formando e organizada de forma sistémica. Col. Módulos de Concepção da Formação, Módulo 1, Centro Internacional da Formação OIT – Turim, Ed. IEFP, Lisboa
D’Hainaut, L. e Vasamillet, C. (1996), Introdução à Avaliação – A problemática. Col. Módulos de Concepção da Formação, Módulo 50, Centro Interaacional da Formação OIT – Turim, Ed. IEFP, Lisboa
Estrela, A. e Nóvoa, A. (1993). (Orgs.), Avaliações em educação: Novas perspectivas. Porto: Porto Editora.
Fermoso, P.(1994). Pedagogia social. Fundamentación científica. Barcelona: Herder.
Franco, L. F. e Fernández, J. M., (1991). La Marginación: Realidad y Perspectivas. Madrid: CCS
Hadji, C. (1989). Évaluation, règles du jeu. Paris: ESF.
Pérez Serrano, G. (2003): Pedagogía Social- Educación Social. Construcción científica e intervención práctica. Madrid: Narcea.
Perretti, A. (1991) Organiser dés formations. Paris ; Hachette
Pinto, J.(1990) Psicologia da aprendizagem, hoje. Formar, l, 6-15
Pinto, J. (1992) A avaliação como um instrumento de gestão do provável. Formar, 5, 4-13
Pinto, J. (1990) O Trabalho de Grupo. Setúbal: ESE de Setúbal e Projecto Petra
Pinto, J. (1999) Psicologia da aprendizagem, concepções, teorias e processos. Lisboa: I.E.F.P., Colecção aprender. (3º edição)
Pires, Ana Luisa (2007) Repensar a Educação/formação de adultos. Um novo paradigma educativo, in Revista Formar nº 58, Jan/Mar. 2007, IEFP, Lisboa
Pires, Ana Luísa (2005) Educação e Formação ao Longo da Vida: análise critica dos sistemas e dispositivos de reconhecimento e validação de aprendizagens e de competências, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Simões, Maria Francisca (2007) A dimensão territorial no âmbito da intervenção do RVCC, in Revista Formar nº 58, Jan/Mar. 2007, IEFP, Lisboa
Trigo, M. (2002) (org.) Actas da Conferência Europeia – Educação e Formação de Adultos na Europa, Évora.
Quintana, J. (1991). Pedagogia Comunitária. Perspectivas mundiales de educación de adultos. Madrid: Narcea.
Trilla, J. (1993). La educación fuera de la escuela. Barcelona: Ariel.
Trilla, J. (1996). La Educacion fuera de la escuela. Ambitos no formales y educación social. Barcelona. Ariel.

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