This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > OP0006
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Geografia

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2011/2012 - 1S

Código: OP0006    Sigla: GEO

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 8 Plano de Estudos 5,0 60 135,0
CS 6 Plano de Estudos 5,0 60 135,0
DESP 12 Plano de Estudos 5,0 60 135,0
LEB11 Plano de Estudos 5,0 60 135,0
LEMB1 Plano de Estudos 5,0 60 135,0
LGP 4 Plano de Estudos 5,0 60 135,0
PAP 2 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Carlos Cruz   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Carlos José das Neves Moreira Cardoso da CruzResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

A disciplina de Geografia introduz na formação dos alunos da ESE as competências essenciais que constituem o núcleo fundamental da Geografia enquanto disciplina científica de natureza interdisciplinar.
Neste contexto os espaços locais e regionais são privilegiados através de múltiplas abordagens que, numa perspectiva de discussão, reflexão e de descoberta, servem de aplicação às principais teorias e à compreensão das dinâmicas territoriais.
Uma especial atenção é dada às componentes ligadas ao Ordenamento do Território pelo seu carácter instrumental associado às dinâmicas espaciais de Portugal e do Mundo no seu contexto regional, o europeu.

Programa

1. Competências a desenvolver.

Conhece os fundamentos do raciocínio geográfico e contextualiza-o no espaço e no tempo.
Conhece e relaciona os fundamentos epistemológicos da Geografia e relaciona-os com outras ciências no contexto da história da ciência e da tecnologia.
Identifica e compreende a localização de diferentes fenómenos físicos e humanos.
Identifica padrões de distribuição dos fenómenos físicos e humanos e a sua interrelação.
Identifica dinâmicas territoriais quer do ponto de vista humano quer físico.
Relaciona os padrões de distribuição dos fenómenos e as dinâmicas espaciais a várias escalas.
Conhece algumas das principais teorias de distribuição dos fenómenos e processos físicos e humanos.
Reconhece e aplica os conhecimentos teóricos na identificação das características geográficas do espaço a várias escalas.
Conhece as principais técnicas de representação do espaço e as suas limitações e potencialidades.
Realiza cartografias simples e análises de distribuição dos fenómenos a várias escalas.
Conhece e utiliza instrumentos e técnicas de localização espacial.
Identifica in situ as principais características do espaço geográfico.
Conhece as características dos principais instrumentos de Ordenamento do Território de âmbito local e reconhece as opções territoriais que contêm.


2. Temas e conteúdos.

A Geografia: ideias e Geografias.
-Os precursores da Geografia.
-A Geografia Regional, a Geografia Geral e as várias Geografias.
-A expressão gráfica e as representações do espaço.
-As técnicas de identificação e de análise do espaço geográfico.

A distribuição dos fenómenos no espaço.
-Modelos de localização das actividades humanas e da organização do espaço em geral.
-Os fenómenos e processos físicos em Geografia Física.

O Ordenamento do Território.
-A Península de Setúbal: caracterização e dinâmicas.
-O Ordenamento do Território face ao desafio do sustentabilidade: das economias de aglomeração à identificação do genius locci através da paisagem.


Métodos de Ensino

O trabalho desenvolvido na UC será objecto de:
- avaliação contínua
- avaliação sumativa
- avaliação formativa
Os elementos de avaliação sumativa são o trabalho de grupo e um teste presencial.

Modo de Avaliação

Provas e Trabalhos Especiais

Saída de campo de dia inteiro.

Opções
Página gerada em: 2024-04-29 às 02:20:19 Última actualização: 2010-07-19