|
Artes Performativas
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2011/2012 - 2S
Código: |
OP0014 |
|
Sigla: |
ARTPER |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
José Amilcar Capinha Gil | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
As artes performativas integram múltiplos e diversificados campos de abrangência e intervenção na sociedade contemporânea.
Nesta unidade curricular, não obstante o paradigma assumido assentar numa perspectiva multidisciplinar e de articulação entre as diferentes áreas artísticas, o enfoque e o núcleo aglutinador central emerge da exploração performativa do corpo (e da voz). O corpo em interface com a postura, o ritmo, o espaço o movimento, o canto e a voz e o processo de criação artística associado às artes performativas constituem instrumentos expressivos e intervenientes activos na prática discursiva que possibilitam e criam condições para uma efectiva afirmação de identidades e uma comunicação eficaz com os outros. Neste contexto, a unidade curricular “Artes Performativas” tem como principais finalidades contribuir para o desenvolvimento pessoal, social e artístico dos estudantes e para um melhor desempenho no exercício da respectiva actividade profissional.
Como objectivos gerais pretende-se:
- Promover o desenvolvimento de competências de análise crítica e interpretação relativamente às artes performativas e ao processo de criação artística em conexão com as potencialidades expressivas e comunicativas do corpo e da voz;
- Potenciar, de forma integrada e articulada, a mobilização dos saberes teórico, prático, experiencial construídos e dos recursos explorados na apreciação, criação, produção, implementação e divulgação de projectos de índole artística-performativa-formativa;
- Contribuir para a formação de profissionais com competências ao nível do corpo, da postura comunicativa e relacional capazes de integrar equipas diversificadas e trabalhar com diferentes públicos e em diferentes contextos da sociedade, do espectáculo, com à encenação da vida quotidiana e às representações do eu.
Programa
Modo de Avaliação
|
|