This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > PAP20003
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Comunicação e Património Literário

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2011/2012 - 1S

Código: PAP20003    Sigla: CPL
Áreas Científicas: Línguas e Literatura

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ERASM 1 ERASMUS/Programa Vasco da Gama 5,0 60 135,0
PAP 18 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Dina Teresa Oliveira Barco   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Luciano José dos Santos Baptista PereiraResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Os objetivos desta Unidade Curricular são:
- Desenvolver o conhecimento e o apreço pela língua, pelo fenómeno comunicativo e pela expressão literária enquanto espaço de formação e de representação dos diferentes valores culturais das nossas múltiplas identidades humanísticas.
- Desenvolver competências linguísticas orais e escritas com destaque para os discursos descritivos, narrativos, opinativos e argumentativos.
- Exprimir-se de forma clara, estruturada e fluente, sobre temas de seu interesse e de cariz literário e cultural.
- Compreender o valor da comunicação literária como fator de representação e de transformação da sociedade.
- Avaliar, recolher, selecionar e organizar textos com valor universal e pertinência formativa, com destaque para os textos contemporâneos.

Programa

O programa é constituído pelos seguintes conteúdos:
. Evolução semântica das palavras "comunicação" e "literatura";
.Modelos de comunicação e conceitos de literatura;
.Tipologias textuais: o literário e o não literário;
.O conceito de "património";
.Textos literários e representação do património;
.Literatura tradicional e oral: sua importância e funções;
.O património literário local:
-lendas do distrito de Setúbal
-as representações da Arrábida na literatura portuguesa (poesia e prosa)
-representantes do património literário local e a sua intervenção social
.Literatura e sociedade;
.Literatura e desporto;
.Literatura e outras linguagens estéticas.


Métodos de Ensino

As diferentes temáticas a abordar serão organizadas em torno dos interesses dos alunos. As sessões serão centradas na leitura e interpretação de textos variados, em plenário e/ou em pequenos grupos. A discussão a partir da informação pesquisada pelos alunos ou de documentos diretamente fornecidos pela professora será um elemento chave da aprendizagem.

Acompanhamento tutorial:

Apoio presencial e à distância aos trabalhos de grupo e às pesquisas individuais.

Participação dos estudantes:

Espera-se que cada aluno: a) esteja presente em 75% das aulas e participe de forma ativa, crítica e construtiva nas atividades propostas e na discussão das questões em análise; b) leia, analise e esteja preparado para discutir os textos de apoio apresentados; c) execute os trabalhos programados.

Os estudantes em regime especial deverão cumprir uma assiduidade mínima de 50% e negociar formas individuais de participação e avaliação na primeira quinzena do semestre.

Modo de Avaliação

Cálculo da
Classificação Final

A avaliação será contínua e incluirá a participação ativa dos estudantes nos trabalhos individuais ou em grupo. A classificação final terá em conta os seguintes elementos:
- Assiduidade e pontualidade (10%)
- Interação nas aulas (leituras, comentários e interpretações; pequenos trabalhos, individuais ou em grupo, a combinar) (20%)
- Teste (50%)
- Pesquisa, elaboração e apresentação oral de um trabalho de grupo (20%)

Opções
Página gerada em: 2024-05-08 às 23:09:47 Última actualização: 2010-07-19