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Comunicação e Património Literário
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2011/2012 - 1S
Código: |
PAP20003 |
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Sigla: |
CPL |
Áreas Científicas: |
Línguas e Literatura |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Luciano José dos Santos Baptista Pereira | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Os objetivos desta Unidade Curricular são:
- Desenvolver o conhecimento e o apreço pela língua, pelo fenómeno comunicativo e pela expressão literária enquanto espaço de formação e de representação dos diferentes valores culturais das nossas múltiplas identidades humanísticas.
- Desenvolver competências linguísticas orais e escritas com destaque para os discursos descritivos, narrativos, opinativos e argumentativos.
- Exprimir-se de forma clara, estruturada e fluente, sobre temas de seu interesse e de cariz literário e cultural.
- Compreender o valor da comunicação literária como fator de representação e de transformação da sociedade.
- Avaliar, recolher, selecionar e organizar textos com valor universal e pertinência formativa, com destaque para os textos contemporâneos.
Programa
O programa é constituído pelos seguintes conteúdos:
. Evolução semântica das palavras "comunicação" e "literatura";
.Modelos de comunicação e conceitos de literatura;
.Tipologias textuais: o literário e o não literário;
.O conceito de "património";
.Textos literários e representação do património;
.Literatura tradicional e oral: sua importância e funções;
.O património literário local:
-lendas do distrito de Setúbal
-as representações da Arrábida na literatura portuguesa (poesia e prosa)
-representantes do património literário local e a sua intervenção social
.Literatura e sociedade;
.Literatura e desporto;
.Literatura e outras linguagens estéticas.
Métodos de Ensino
As diferentes temáticas a abordar serão organizadas em torno dos interesses dos alunos. As sessões serão centradas na leitura e interpretação de textos variados, em plenário e/ou em pequenos grupos. A discussão a partir da informação pesquisada pelos alunos ou de documentos diretamente fornecidos pela professora será um elemento chave da aprendizagem.
Acompanhamento tutorial:
Apoio presencial e à distância aos trabalhos de grupo e às pesquisas individuais.
Participação dos estudantes:
Espera-se que cada aluno: a) esteja presente em 75% das aulas e participe de forma ativa, crítica e construtiva nas atividades propostas e na discussão das questões em análise; b) leia, analise e esteja preparado para discutir os textos de apoio apresentados; c) execute os trabalhos programados.
Os estudantes em regime especial deverão cumprir uma assiduidade mínima de 50% e negociar formas individuais de participação e avaliação na primeira quinzena do semestre.
Modo de Avaliação
Cálculo da Classificação Final
A avaliação será contínua e incluirá a participação ativa dos estudantes nos trabalhos individuais ou em grupo. A classificação final terá em conta os seguintes elementos:
- Assiduidade e pontualidade (10%)
- Interação nas aulas (leituras, comentários e interpretações; pequenos trabalhos, individuais ou em grupo, a combinar) (20%)
- Teste (50%)
- Pesquisa, elaboração e apresentação oral de um trabalho de grupo (20%)
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