|
Estética e Teoria das Artes Visuais
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2011/2012 - 2S
Código: |
PAP20010 |
|
Sigla: |
ETAV |
Áreas Científicas: |
Artes |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
PAP |
20 |
Plano de Estudos |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Maria Margarida da Silva Rocha | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A sensibilidade estética, o juízo crítico e a capacidade criadora são reconhecidas como essenciais no desenvolvimento global do indivíduo, permitindo-lhe uma participação activa e interveniente na sociedade.
A Unidade Curricular de Estética e Teoria das Artes Visuais pretende constituir um espaço de reflexão sobre a obra de arte enquanto objecto artístico desenvolvido no âmbito da orgânica social e que exprime a experiência do ser humano.
Nesse sentido, a U.C. de Estética e Teoria das Artes Visuais, incluída no plano de estudos de um curso que visa a formação de técnicos ligados à promoção e salvaguarda do património artístico, pretende contribuir para a construção de uma atitude crítica face ao envolvimento, estimulando o emergir de valores estéticos pessoais.
Competências a desenvolver:
Desenvolve actividades de investigação no domínio das artes e das questões estéticas.
Identifica fontes de informação, recolhe e analisa dados de fontes e de tipos diferentes.
Articula e integra adequadamente informações teóricas de diferentes áreas do pensamento estético com dados de natureza empírica
Estabelece uma relação entre os objectos e manifestações artísticas e o seu valor estético.
Revela conhecimentos dos princípios básicos da forma visual, do valor estético, ambiental e cultural
Programa
Referência às principais correntes da estética com evidencia para o pensamento do séc. XIX e do séc. XX.:
O subjectivismo estético: Kant
A teoria expressionista: Worringer
Os movimentos modernistas e o pensamento estético (Nietzsche, Worringer e Freud)
O objectivismo estético:
A teoria representacional: Platão.
A teoria formalista: A vanguarda americana: Greenberg e a influência da linha platónica.
A teoria institucionalista: George Dickie e Arthur Danto.
O conceito de teatralidade de Michael Friedman.
Donald Judd e os “Objectos específicos”.
Walter Benjamin e a perda da aura da obra de arte.
A significação: forma e substância do signo: Roland Barthes e a Pop.
O pós-modernismo: Jean-François Lyotard.
O alargamento do conceito de arte e a experiência artística: os happenings, a Land Art e a instalação.
Métodos de Ensino
As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida directamente pelo professor ou com recurso à utilização materiais variados. O processo compreenderá:
Leitura, discussão e análise de textos;
Observação, análise e comentário de imagens
Recensão escrita e/ou oral de textos;
Elaboração de resumos e pequenos comentários críticos;
Apresentação e discussão dos trabalhos;
Exposição de determinadas temáticas;
Discussão orientada das temáticas sugeridas com base na pesquisa e análise da informação recolhida e/ou facultada.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
Espera-se que cada aluno: (a) esteja presente em 60% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo; (b) leia, analise e esteja preparado para discutir os textos de apoio e analisar as imagens apresentados; (c) Realize os testes programados
Cálculo da Classificação Final
A avaliação será essencialmente contínua e formativa, mas existirão momentos de avaliação sumativa.
O levantamento de dados para a avaliação será feito através de:
- Participação nas aulas (debates em pequeno e grande grupo)
- Testes
Classificação:
Assiduidade e participação nas aulas ( 20%)
Nível de interesse e rendimento manifestado pelo aluno no decorrer do semestre (20%)
Qualidade dos trabalhos realizados ao longo do semestre (20%)
Testes – 40%
|
|