This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > PAP30004
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Carteira de Competências

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2011/2012 - 2S

Código: PAP30004    Sigla: CTCOMP
Áreas Científicas: Artes

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Secção: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PAP 21 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ana Nolasco   1,00
Fernando Pinho   1,00
Pedro Felício   1,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria Margarida da Silva RochaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Esta UC tem como finalidade o reconhecimento formal de aprendizagens e de competências adquiridas e/ou desenvolvidas em diversos contextos e situações - de natureza científica, académica, profissional e social - desde que reconhecidas como significativas, relevantes e pertinentes no âmbito das competências desejáveis para os licenciados do curso de PAP.
Neste contexto, as aprendizagens e competências a desenvolver têm como referência as competências desejáveis ao futuro profissional, considerando uma interacção entre três vertentes: Competências Gerais da ESE, Competências Específicas e Profissionalizantes do Curso.

Programa

Esta unidade curricular permite valorizar e creditar as aprendizagens e competências decorrentes de actividades de natureza diversa, em diversos contextos e situações, ao longo do percurso formativo do estudante.
Apresentam-se, a título meramente exemplificativo, um conjunto de actividades passíveis de serem realizadas em contextos como:
. Profissional / Técnico: realização de estágios (não-curriculares), participação em projectos de acção, actividades de animação e de tempos livres (colónias de férias, grupos desportivos, IPSS, outros), realização de cursos de curta duração, cursos de formação profissional, organização de eventos, etc.
. Científico: participação em conferências, encontros, seminários, workshops, etc.; participação em equipas e projectos de investigação; produção / publicações em suporte papel ou multimédia, artigos, etc.
. Académico (não lectivo): actividades realizadas no âmbito de associação de estudantes, conselho pedagógico, assembleia de representantes, etc.
. Social e de Cidadania: actividades de voluntariado, participação em associações, em instâncias da sociedade civil, participação em intercâmbios nacionais e internacionais, etc.


Métodos de Ensino

A ESE de Setúbal organizou um Sistema de Tutoria (SISTESE) que visa prestar apoio e aconselhamento aos estudantes. No âmbito do SISTESE procede-se à designação de um dos seus docentes como tutor de um grupo de, aproximadamente, 15 estudantes. Este tutor é designado no momento do ingresso do estudante na ESE, isto é, em princípio quando o estudante ingressa no 1º ano de um determinado curso, e acompanha-o ano após ano, durante todo o seu período de formação, isto é, até que conclua a licenciatura.
Será esse tutor o seu docente orientador da UC “Carteira de Competências”. Será junto dele que deverá recolher orientação sobre as actividades a desenvolver, os relatórios a elaborar, as competências a adquirir e/ou a desenvolver no âmbito desta UC, etc. E será esse o docente da ESE responsável pela avaliação e classificação obtida nesta UC.
O tutor irá valorizar as estratégias de “auto-formação” do estudante, motivando-o a procurar e desenvolver fora da escola actividades significativas, relevantes e diversificadas, que lhe proporcionem um enriquecimento pessoal, social e profissional.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

Os créditos serão atribuídos em função do número de horas do trabalho desenvolvido pelo estudante, considerando-se que as mesmas respondem aos critérios de pertinência anteriormente explicitados, nomeadamente nos pontos 2 e 3 deste documento.
Assim, 1 crédito corresponderá (aproximadamente) a 27 h de trabalho do estudante, correspondendo um menor número de horas à respectiva proporção / fracção de créditos (ex: 13 h 30 m igual a 0,5 créditos).

Cálculo da
Classificação Final

O “Portfolio Individual” (ou os produtos que progressivamente nele se vão integrando) será classificado em função da sua qualidade, numa escala de 0 a 20 valores, fazendo-se o seu registo formal no final de cada ano lectivo, conforme se refere adiante no Ponto 5.4.
A análise do Portfolio Individual (ou dos produtos que nele se vão integrando) decorre das regras gerais adoptadas e das negociações entre o tutor e o estudante, ficando garantido que no final de cada ano lectivo o primeiro terá elementos de avaliação e classificação dos produtos que realizou.

Opções
Página gerada em: 2024-05-08 às 15:18:42 Última actualização: 2010-07-19