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Espaço, Culturas e Desenvolvimento
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2012/2013 - 1S
| Código: |
PAP20014 |
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Sigla: |
ECD |
| Áreas Científicas: |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
| PAP |
4 |
Plano de Estudos |
2º, 3º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - Responsabilidades| Docente | Responsabilidade |
|---|
| Carlos José das Neves Moreira Cardoso da Cruz | Responsável |
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| Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A disciplina de Espaço, Culturas e Desenvolvimento tem dois grandes objectivos. O primeiro consiste em proporcionar aos alunos a aquisição de competências relacionadas com a compreensão dos problemas sociais e culturais do mundo contemporâneo mediadas pela evolução das formas de interacção espacial a várias escalas, com especial ênfase para os processos correlatos da mundialização da economia e da intensificação dos transportes de mercadorias, pessoas e de informação.
O segundo apresenta um carácter operativo, predominantemente técnico, e procura proporcionar aos alunos dos diferentes cursos a que se destina conhecimentos técnicos sobre as temáticas do património, da animação cultural e do desporto em relação com as figuras de Ordenamento do Território e com os instrumentos de intervenção pública existentes actualmente em Portugal nestas áreas, bem como do seu enquadramento teórico, administrativo e político.
Programa
A disciplina de Espaço, Culturas e Desenvolvimento tem dois grandes objectivos. O primeiro consiste em proporcionar aos alunos a aquisição de competências relacionadas com a compreensão dos problemas sociais e culturais do mundo contemporâneo mediadas pela evolução das formas de interacção espacial a várias escalas, com especial ênfase para os processos correlatos da mundialização da economia e da intensificação dos transportes de mercadorias, pessoas e de informação.
O segundo apresenta um carácter operativo, predominantemente técnico, e procura proporcionar aos alunos dos diferentes cursos a que se destina conhecimentos técnicos sobre as temáticas do património, da animação cultural e do desporto em relação com as figuras de Ordenamento do Território e com os instrumentos de intervenção pública existentes actualmente em Portugal nestas áreas, bem como do seu enquadramento teórico, administrativo e político.
Tratam-se de temas e conteúdos actuais e até candentes da sociedade portuguesa, numa altura em que se discute, por exemplo, o que fazer aos terrenos do actual aeroporto da Portela, após a construção da nova cidade aeroportuária. As questões urbanas da habitação social, da exclusão e das tensões nas cidades, da reabilitação do património existente, quer estejamos a falar de edifícios ou de bairros históricos, da construção de cidade e do processo de desenvolvimento urbano através do qual ela se faz, sobretudo pela existência de novos espaços altamente qualificados, muitos deles ligados ao desporto e ao lazer, são temas a abordar.
O Ordenamento do Território e os seus instrumentos legais, bem como os actuais e previstos programas de intervenção e de qualificação do território, são os instrumentos utilizados pela Administração Pública, em parceria com os privados, para ajudar a resolver os problemas diagnosticados, introduzir novas centralidades e melhorar a qualidade de vida da população. Por isso e por serem na prática os instrumentos disponíveis de intervenção na sociedade fora das iniciativas particulares da sociedade civil o seu conhecimento técnico e o seu enquadramento é também imprescindível a todos os que venham a ter uma intervenção nesta área.
Por último referir que a disciplina terá metodologias de trabalho (vide tópico 4, Estratégias e Metodologias de Trabalho), que propiciarão o tratamento técnico e operacional de um grande conjunto de sub-temas de acordo com os interesses diversificados dos alunos.
Métodos de Ensino
O trabalho desenvolvido na UC será objecto de :
- avaliação contínua
- avaliação sumativa
Os elementos de avaliação sumativa são o trabalho de grupo, (eventualmente substituído por um trabalho individual) e um teste presencial.
Modo de Avaliação
Provas e Trabalhos Especiais
Saída de Campo
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
| Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
72 |
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Total: |
72 |
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