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Comunicação e Turismo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2012/2013 - 2S

Código: AIS20013    Sigla: CT
Áreas Científicas: Línguas e Literatura, Artes, Tecnologias de Informação e Comunicação

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 18 Plano de Estudos 2º, 3º 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Alcina Dourado   2,00
Carlos Cruz   2,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria Alcina Velho Dourado da SilvaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

A atual sociedade de consumo de produtos e imagens implica que os profissionais de Animação e de Património reúnam algumas competências básicas nos domínios da comunicação e do turismo de modo a capacitarem-se para o exercício das suas profissões em qualquer organização privilegiando áreas como o marketing turístico ou a geografia do turismo e do lazer. Para ser capaz de intervir em contextos profissionais, quer o técnico de Animação quer de Património deve ser capaz de reconhecer a comunicação como poderosa aliada da sua atividade numa relação dialética com a geografia dos lugares e do exercício do lazer. As atuais alterações da sociedade obrigam a uma ação deste tipo de profissionais de forma concertada com outros técnicos de múltiplos sectores, numa visão dinâmica da intervenção destes especialistas na comunidade. Senão atente-se nas mudanças rápidas e ininterruptas da sociedade atual, envolvendo não só os sujeitos, como os espaços que frequentam - pela criação de novos centros de lazer, por exemplo - e novas formas de fruição. Esta unidade curricular pretende, por isso, contribuir para alargar os conhecimentos nestes dois domínios, facilitando a sua integração futura em contexto laboral.
Esta UC oferecida pelo Departamento de Comunicação em colaboração com o Departamento de Ciências Sociais e Pedagogia faz parte do Plano de Estudos dos cursos de Animação e Património (2º e 3º anos) sendo de frequência opcional.

Programa

a) Geografia do turismo
1. Tipos de turismo
2. Os territórios do turismo
3. O turismo no mundo: evolução e tendências
4. O turismo como fator de desenvolvimento económico e social em Portugal e no mundo
5. O planeamento e o ordenamento do território e o turismo
6. O turismo e a sustentabilidade territorial
b) Comunicação Turística
1. Introdução à Comunicação Turística
2. Marketing Turístico (conceitos básicos: marketing, marketing turístico, marketing mix)
3. Oferta turística (conceitos básicos: procura, produto/serviço, ciclo de vida)
4. Públicos e Mercados (conceitos básicos: segmentação, posicionamento, consumidor)
5. Do diagnóstico à estratégia de marketing turístico
6. O plano de ação (conceitos básicos: objetivos, mensagem, canais de comunicação)
7. As ferramentas de comunicação ao serviço do Marketing Turístico (conceitos básicos: Publicidade, Relações Públicas, Promoção de Vendas, Marketing Direto)

Palavras Chave

Ciências sociais > Ciências da comunicação

Ciências sociais > Economia > Estudos sobre o turismo

Ciências sociais > Geografia

Ciências sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão turística > Impacto do turismo no património cultural


Métodos de Ensino

As diferentes temáticas a abordar serão organizadas por conceitos e ferramentas num enfoque maioritariamente teórico-prático. As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos, bem como em simulações e outros exercícios a partir da informação fornecida diretamente pelo professor ou com recurso à utilização de textos e outros materiais disponibilizados atempadamente, incluindo a plataforma de ensino a distância.
Cada sessão presencial será composta, necessariamente, por componentes teóricos e práticos, com ênfase em métodos ativos, em particular prevendo-se o emprego dos métodos da descoberta com apresentação de problemas, debate, trabalho autónomo, método expositivo misto e estudos de caso, implicando: leitura, análise e discussão de textos; realização de simulações, role-playing entre outros exercícios; elaboração e apresentação de trabalhos escritos, incluindo comentários críticos; apresentação e discussão de trabalhos.
Inclui-se ainda a discussão orientada sobre temas relacionados, a partir de vários documentos-base, nomeadamente materiais audiovisuais e textos, podendo apresentar-se em várias línguas para além da língua portuguesa; apresentação dos resultados das diferentes atividades (recorrendo a diferentes métodos de apresentação, incluindo comunicação oral); recurso à aprendizagem em blended learning através de plataforma de ensino a distância, o que implica o recurso às respectivas ferramentas de comunicação como os foruns.
A plataforma de ensino a distância Moodle em http://moodle.ese.ips.pt/ servirá igualmente para ministrar conteúdos, possibilitar a realização de atividades teórico-práticas e permitir a interação entre docente-aluno e aluno-alunos sendo, por isso, uma ferramenta incluída na avaliação do discente.
Excecionalmente e durante o período coincidente com Estágios ou devido a outros motivos que impossibilitem a realização de sessões letivas presenciais, as atividades correspondentes desenrolar-se-ão exclusivamente via plataforma de ensino a distância.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:
a) Um momento de avaliação escrito, individual – 40% da nota. Nota mínima de 8 valores;
b) Um trabalho de grupo – 50% da nota, com realização, entrega e apresentação em data a definir segundo calendário próprio. Nota mínima de 8 valores;
c) Presença e participação nas sessões letivas presenciais – 10% da nota. Nota mínima de 8 valores.
Para obter avaliação à componente c) o aluno deve frequentar um mínimo de 70% de aulas presenciais, exceto se for trabalhador-estudante, aluno Erasmus, repetente e/ou abrangido por outros estatutos especiais - neste caso deve informar o docente quanto à sua situação nos primeiros 15 dias de atividade letiva.
Os alunos trabalhadores-estudantes ficam dispensados da nota de participação nas aulas e os 10% serão englobados na nota da prova de avaliação escrita.
Em ambos os modelos consideram-se os seguintes aspetos: assiduidade e interesse demonstrados nas aulas e atividades da turma, qualidade das intervenções e capacidades reveladas (pesquisa, método de trabalho, reflexão, análise crítica, organização, interação de grupo, linguagem utilizada e contribuições individuais).
A nota a atribuir aos trabalhos depende da respetiva componente oral e/ou escrita.
A nota final de cada aluno corresponde ao resultado do cálculo de acordo com a percentagem atribuída a cada momento de avaliação.

Cálculo da
Classificação Final

Nota final = (A*40%)+(B*50%)+(C*10%)
Em que: A corresponde a 1 teste individual; B corresponde a 1 trabalho de grupo; C corresponde a presença e participação nas aulas, reuniões tutoriais e/ou Moodle.

Avaliação Especial
(TE, DA, ...)

Espera-se que os trabalhadores-estudantes e situações equivalentes que os impossibilitem de estar presentes nas sessões lectivas em sala de aula dêem conhecimento do seu estatuto aos docentes e secretaria ao longo dos primeiros quinze dias lectivos de modo a permitir o desenvolvimento de estratégias alternativas de apoio e de submissão de elementos de avaliação complementares. Nestes casos, a assiduidade e participação na plataforma de ensino a distância é fundamental. Qualquer alteração deve ser comunicada atempadamente por escrito definindo qual o modelo de avaliação por que opta: contínuo ou no âmbito do respectivo Estatuto. Só serão considerados os casos patentes no portal da ESE (ficha de aluno) devidamente justificados de acordo com as normas em vigor.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  92
  Total: 92

Observações Bibliográficas

Bibliografia complementar e documentação de apoio: poderá ser disponibilizada ao longo da leccionação da disciplina nas aulas, junto dos serviços de papelaria da Escola e/ou através da plataforma de ensino a distância da ESE, incluindo a bibliografia online.

Observações

A Língua de Ensino é o Português.
Na plataforma de ensino a distância Moodle serão disponibilizadas as informações necessárias ao cabal desenvolvimento da Unidade Curricular (UC), incluindo sumários.
O Programa será apresentado na 1ª sessão letiva presencial, para além de encaminhado junto dos responsáveis dos órgãos da ESE/IPS podendo ser sujeito a revisão durante os primeiros 15 dias de atividade letiva do ano a que diz respeito, altura a partir da qual passa a versão definitiva para o atual ano letivo.
Até lá a versão definitiva para o ano letivo a que diz respeito é sujeita a revisão.
Posteriormente a versão final será disponibilizada no portal e área Moodle para consulta integral.
Os alunos interessados em aceder devem validar a sua inscrição nesta UC diretamente na página da UC em http://moodle.ese.ips.pt/
Se é utilizador autenticado e pretende aceder à versão integral do Programa, pode clicar em 'Conteúdos' na coluna da direita.
A actividade lectiva decorre de acordo com o horário semanal pelos docentes Alcina Dourado e Carlos Cruz.

Opções
Página gerada em: 2024-05-03 às 06:36:39 Última actualização: 2010-07-19