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Metodologias e Projectos de Animação Sócio-educativa

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2012/2013 - 2S

Código: AIS20022    Sigla: MPASE
Áreas Científicas: Matemática, Pedagogia, Ciências da Natureza

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 6 Plano de Estudos 2º, 3º 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Luísa Ramos de Carvalho   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Luísa Manuela da Costa Ramos de CarvalhoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

No final da unidade curricular espera-se que os estudantes manifestem as seguintes competências:
- Identificar necessidades de animação sócio-educativa;
- Identificar boas práticas de animação socio-educativa;
- Analisar um projecto de animação socio-educativa; identificando as suas diferentes componentes;
- Elaborar, implementar e avaliar uma acção de intervenção socio-educativas;
- Construir, adaptar ou utilizar diferentes materiais, dinâmicas ou jogos educativos de acordo com os objectivos de intervenção a que se refere.

Programa

Temas e conteúdos:
- Conceitos de Animação Sócio-educativa;
- Problemáticas da Infância/Adolescência e Juventude (perturbações do comportamento social, abandono e insucesso escolar, negligência e maus tratos);
- Elaboração, implementação e avaliação de projectos de animação sócio-educativa;
- A realidade portuguesa: boas práticas de animação socio-educativa.


Métodos de Ensino

- Análise bibliográfica de textos distribuídos.
- Análise de boas práticas em animação socio-educativa;
- Elaboração de relatórios referentes à aplicação das metodologias e das acções desenvolvidas.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

Avaliação Contínua, através da:
- Relatório de intervenção em contextos específicos (50%)
- Apresentação em formato digital de uma organização (Associação, Escola, Organização Não Governamental) com boas práticas de animação socio-educativa (25%);
- Apresentação em formato digital de um recurso pedagógico disponível na comunidade lusófona para animadores socio-educativos (25%).

Exames:
Nesta UC os exames serão realizados através de uma prova escrita ou relatório de projecto de intervenção

Observações

AMBRÓSIO, Teresa; ESTEVÃO, Lucas; FRANÇA, Luís de; PINTO, Conceição Alves (1985) Inserção Social dos Jovens/Situação, Problemas e Perspectivas da Juventude em Portugal. Cadernos Juventude, IED, Lisboa.





BRANDES, Donna; PHILLIPS, Howard (1977) Manual de Jogos Educativos. Moraes Editores. Colec. Psicologia e Pedagogia. Lisboa.




JACQUIN, Guy (1963) A Educação pelo jogo. Livraria Editora Flamboyant. Colec. Psicologia e Educação. São Paulo.



MAISONNEUVE, Jean (1967) A Dinâmica dos Grupos. Colec. Vida e Cultura. Edição Livros do Brasil. Lisboa.


SALGUEIRO, Emílio (1990) Crianças Irrequietas. Dissertação de Doutoramento, Faculdade de Medicina de Lisboa. Pp.665, 668, 669, 663.
SAMPAIO, Daniel (1993) Vozes e Ruídos: Diálogos com Adolescentes. 2ª Ed. Col. Nosso Mundo, Editorial Caminho. Lisboa. P.214.

Opções
Página gerada em: 2024-05-03 às 13:55:32 Última actualização: 2010-07-19