This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > CL0002
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Matemática, Cultura e Realidade

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2012/2013 - 2S

Código: CL0002    Sigla: MATR
Áreas Científicas: Matemática

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 7 Plano de Estudos 5,0 60 135,0
CS 11 Plano de Estudos 5,0 60 135,0
DESP 10 Plano de Estudos 5,0 60 135,0
LGP Plano de Estudos 5,0 60 135,0
LGPN Plano de Estudos 5,0 60 135,0
PAP 1 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Catarina Delgado   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria de Fátima Pista Calado MendesResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

A matemática constitui um património cultural da humanidade. Esta área do saber contribui para a produção do conhecimento humano fundamental na compreensão da realidade social e natural. Assim, considera-se essencial a capacidade de reflectir sobre a interpretação matemática de situações do mundo contemporâneo, bem como o conhecimento de alguns aspectos da história da matemática que ilustrem a forma como esta ciência tem evoluído.
No âmbito desta UC os estudantes deverão desenvolver competências que incluem os seguintes aspectos:

- Compreende a história e a natureza da matemática e reconhece o impacto desta ciência na sociedade
- Mobiliza conhecimentos sobre a origem, evolução e natureza da matemática e a capacidade de os comunicar de forma clara e coerente
- Usa instrumentos conceptuais e metodológicos na análise de situações que envolvem informação de carácter matemático
- Identifica, formula e resolve problemas, ponderando riscos e benefícios na tomada de decisões
- Analisa criticamente dados teóricos e empíricos para resolver problemas e tomar decisões apropriadas
- Mobiliza conhecimento matemático adequado à problematização e interpretação de questões emergentes do mundo contemporâneo.

Programa

Ver a pasta Conteúdos, que inclui uma versão completa do Programa da UC


Métodos de Ensino

O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará a participação activa dos estudantes quer em trabalho individual quer em trabalho de grupo procurando a promoção de uma construção de conhecimentos sustentada na reflexão sobre a natureza e o desenvolvimento do conhecimento matemático. Neste sentido valorizar-se-ão
as aplicações da matemática e o seu papel no mundo contemporâneo.

As sessões serão organizadas tendo em conta a leitura, discussão e análise de textos, a apresentação por parte do professor ou dos estudantes dos temas propostos para esta UC, resolução e discussão de problemas e investigações matemáticas.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC. Serão tidos em conta (i) a assiduidade, (ii) a realização de um teste escrito (65%) e (iii) a realização de um trabalho de grupo sobre um dos temas da UC (35%). Para poder concluir a UC na modalidade de avaliação contínua é necessário ter um mínimo de 70 pontos no teste, num total de 200. Os alunos que não optem por avaliação contínua ou não obtenham aí classificação positiva, poderão realizar um exame final.

Cálculo da
Classificação Final

Média ponderada das classificações obtidas no teste (65%) e no trabalho de grupo (35%).

Opções
Página gerada em: 2024-04-29 às 20:45:16 Última actualização: 2010-07-19