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Actualidade nos Media
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2012/2013 - 1S
Código: |
CS10007 |
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Sigla: |
ACTM |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
CS |
57 |
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Orlando César Antunes Gonçalves | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A atualidade é a essência do jornalismo. Identificar o novo e reconhecer a pertinência e interesse noticioso do acontecimento constitui o primeiro passo do método jornalístico e a condição para compreender os media. Os outros passos respeitam aos procedimentos e à narração.
Tem como objectivo transmitir os fundamentos da abordagem jornalística e familiarizar os estudantes com os métodos e as técnicas de pesquisa da informação e com a escrita jornalística.
Programa
Os conteúdos programáticos inscrevem-se em quatro abordagens: (1) O juízo sobre a atualidade: as caraterísticas do jornalismo; o acontecimento e o relato; (2) Os métodos de pesquisa e de recolha de informação: a observação, o inquérito, a entrevista, as fontes (documentais e humanas); (3) A seleção e hierarquização das mensagens, os critérios de noticiabilidade, o agendamento; (4) A linguagem jornalística, níveis de leitura, as unidades da escrita, o ângulo e os planos jornalísticos.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas ministradas com recurso ao método expositivo combinado com o método ativo. Complementaridade entre ensino direto e método indireto. Organizar dois seminários e proporcionar trabalho de campo que contribuam para o estabelecimento de interações sociais e para o envolvimento dos(as) estudantes na construção do próprio conhecimento. Promover o trabalho cooperativo, a pesquisa e a resolução de problemas.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
O ponto de partida consiste numa avaliação diagnóstica, mediante teste de escolha múltipla ou interação na aula. Haverá dois momentos de avaliação formativa ao longo do semestre e a avaliação sumativa é consubstanciada na realização de dois trabalhos (um deles de grupo) e de um teste de frequência.
Os(as) estudantes têm de participar em 50% das actividades lectivas.
Cálculo da Classificação Final
As modalidades, produtos, calendário, parâmetros e critérios da avaliação serão comunicados aos(às) estudantes e negociados com estes(as) na primeira quinzena do semestre e formalizados em documento próprio.
A classificação final resulta da média entre a classificação obtida na frequência, a que for atribuída ao(s) trabalho(s) e à estruturação discursiva e correcção linguística.
A avaliação dos(as) estudantes revestirá a forma de processo contínuo (dependente da participação nas atividades letivas) ou a possibilidade de realização de um exame final.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
A frequência e a avaliação dos(as) estudantes abrangidos pelo estatuto especial regem-se pelas normas estipuladas no Regulamento de Frequência e Avaliação, mediante acordo entre o professor e o(a) estudante.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
Exame.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
56 |
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Total: |
56 |
Observações
Para mais informação consultar o programa da unidade curricular. Será disponibilizada documentação de apoio ao longo do semestre.
As actividades complementares, como visitas de estudo, devem ser associadas, caso seja exequível, à metodologia do seminário, a realizar na entidade visitada e com a sua participação.
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