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Teoria da Imagem

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2012/2013 - 2S

Código: CS10008    Sigla: TIMG
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 56 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Orlando César   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Orlando César Antunes GonçalvesResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Vivemos imersos em imagens, assim mesmo, no plural, dado a multiplicidade ser uma das suas maiores características contemporâneas. Reproduzidas quase infinitamente à velocidade da televisão ou da Internet, dos jornais ou revistas, dos anúncios no espaço público ou no ecrã do telemóvel, trazidas às nossas mãos, casas, ruas. O Mundo transforma-se assim ele mesmo em ecrã, que tanto revela como esconde. Ecrã real ou imaginário, nós mesmos, temos absoluta necessidade de conseguir esgravatar essa tela invisível e tentar vislumbrar o “entre”, a dobra no plano demasiado liso que é o da imposição das imagens, o que nos exige abandonar a passividade no juízo crítico. Para poder elucidar, iluminar, no fundo ver, exige-se a criação de um crítico activo daquele que vê.

Programa

1.O que é uma imagem? O conceito de imagem e sua problematização.
2.Imagem como reprodução ou como construção do real. O conceito de mimésis.
3.Representação.
4.Simulacro e simulação.
5.A Imagem Técnica.
- A imagem como semelhança: a perspectiva.
- A fotografia
- O cinema
- O vídeo analógico
- A Imagem digital
6.Elementos formais constitutivos de uma imagem gráfica/audiovisual.
7.Análise de imagem (aspectos formais e de conteúdo).


Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas ministradas com recurso ao método expositivo combinado com o método ativo. Complementaridade entre ensino direto e método indireto. Organizar dois seminários e proporcionar trabalho de campo que contribuam para o estabelecimento de interações sociais e para o envolvimento dos(as) estudantes na construção do próprio conhecimento. Promover o trabalho cooperativo, a pesquisa e a resolução de problemas.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

O ponto de partida consiste numa avaliação diagnóstica, mediante teste de escolha múltipla ou interação na aula. Haverá dois momentos de avaliação formativa ao longo do semestre e a avaliação sumativa é consubstanciada na realização de dois trabalhos (um deles de grupo) e de um teste de frequência.
Os(as) estudantes têm de participar em 50% das actividades lectivas.

Cálculo da
Classificação Final

As modalidades, produtos, calendário, parâmetros e critérios da avaliação serão comunicados aos(às) estudantes e negociados com estes(as) na primeira quinzena do semestre e formalizados em documento próprio.
A classificação final resulta da média entre a classificação obtida na frequência, a que for atribuída ao(s) trabalho(s) e à estruturação discursiva e correcção linguística.
A avaliação dos(as) estudantes revestirá a forma de processo contínuo (dependente da participação nas atividades letivas) ou a possibilidade de realização de um exame final.

Avaliação Especial
(TE, DA, ...)

A frequência e a avaliação dos(as) estudantes abrangidos pelo estatuto especial regem-se pelas normas estipuladas no Regulamento de Frequência e Avaliação, mediante acordo entre o professor e o(a) estudante.

Melhoria de Classificação
Final/Distribuída

Exame.

Observações

Para mais informação consultar o programa da unidade curricular. Será disponibilizada documentação de apoio ao longo do semestre.
As actividades complementares, como visitas de estudo, devem ser associadas, caso seja exequível, à metodologia do seminário, a realizar na entidade visitada e com a sua participação.

Opções
Página gerada em: 2024-05-05 às 15:06:42 Última actualização: 2010-07-19