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Teoria da Imagem
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2012/2013 - 2S
Código: |
CS10008 |
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Sigla: |
TIMG |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2012/2013 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
CS |
56 |
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Orlando César Antunes Gonçalves | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Vivemos imersos em imagens, assim mesmo, no plural, dado a multiplicidade ser uma das suas maiores características contemporâneas. Reproduzidas quase infinitamente à velocidade da televisão ou da Internet, dos jornais ou revistas, dos anúncios no espaço público ou no ecrã do telemóvel, trazidas às nossas mãos, casas, ruas. O Mundo transforma-se assim ele mesmo em ecrã, que tanto revela como esconde. Ecrã real ou imaginário, nós mesmos, temos absoluta necessidade de conseguir esgravatar essa tela invisível e tentar vislumbrar o “entre”, a dobra no plano demasiado liso que é o da imposição das imagens, o que nos exige abandonar a passividade no juízo crítico. Para poder elucidar, iluminar, no fundo ver, exige-se a criação de um crítico activo daquele que vê.
Programa
1.O que é uma imagem? O conceito de imagem e sua problematização.
2.Imagem como reprodução ou como construção do real. O conceito de mimésis.
3.Representação.
4.Simulacro e simulação.
5.A Imagem Técnica.
- A imagem como semelhança: a perspectiva.
- A fotografia
- O cinema
- O vídeo analógico
- A Imagem digital
6.Elementos formais constitutivos de uma imagem gráfica/audiovisual.
7.Análise de imagem (aspectos formais e de conteúdo).
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas ministradas com recurso ao método expositivo combinado com o método ativo. Complementaridade entre ensino direto e método indireto. Organizar dois seminários e proporcionar trabalho de campo que contribuam para o estabelecimento de interações sociais e para o envolvimento dos(as) estudantes na construção do próprio conhecimento. Promover o trabalho cooperativo, a pesquisa e a resolução de problemas.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
O ponto de partida consiste numa avaliação diagnóstica, mediante teste de escolha múltipla ou interação na aula. Haverá dois momentos de avaliação formativa ao longo do semestre e a avaliação sumativa é consubstanciada na realização de dois trabalhos (um deles de grupo) e de um teste de frequência.
Os(as) estudantes têm de participar em 50% das actividades lectivas.
Cálculo da Classificação Final
As modalidades, produtos, calendário, parâmetros e critérios da avaliação serão comunicados aos(às) estudantes e negociados com estes(as) na primeira quinzena do semestre e formalizados em documento próprio.
A classificação final resulta da média entre a classificação obtida na frequência, a que for atribuída ao(s) trabalho(s) e à estruturação discursiva e correcção linguística.
A avaliação dos(as) estudantes revestirá a forma de processo contínuo (dependente da participação nas atividades letivas) ou a possibilidade de realização de um exame final.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
A frequência e a avaliação dos(as) estudantes abrangidos pelo estatuto especial regem-se pelas normas estipuladas no Regulamento de Frequência e Avaliação, mediante acordo entre o professor e o(a) estudante.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
Exame.
Observações
Para mais informação consultar o programa da unidade curricular. Será disponibilizada documentação de apoio ao longo do semestre.
As actividades complementares, como visitas de estudo, devem ser associadas, caso seja exequível, à metodologia do seminário, a realizar na entidade visitada e com a sua participação.
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