|
Comunicação e Património Literário
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2012/2013 - 1S
Código: |
CS20014 |
|
Sigla: |
CPL |
Áreas Científicas: |
Línguas e Literatura |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
CS |
3 |
Plano de Estudos |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Luciano José dos Santos Baptista Pereira | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
-Desenvolver o conhecimento e o apreço pela língua, pelo fenómeno comunicativo e pela expressão literária enquanto espaço de formação e de representação dos diferentes valores culturais das nossas múltiplas identidades humanísticas.
-Desenvolver competências linguísticas orais e escritas com destaque para os discursos descritivos, narrativos, opinativos e argumentativos.
-Exprimir-se de forma clara, estruturada e fluente sobre temas do seu interesse e de cariz literário e cultural.
-Compreender o valor da comunicação literária como fator de representação e de transformação da sociedade.
-Avaliar, recolher, selecionar e organizar textos com valor universal e pertinência formativa, com destaque para os textos contemporâneos.
Programa
Evolução semântica das palavras comunicação e literatura.
Modelos de comunicação e conceitos de literatura.
Tipologias textuais; o literário e o não literário.
O conceito de património.
Textos literários e representação do património.
Literatura tradicional e oral: sua importância e funções.
O património literário local:
-lendas do distrito de Setúbal;
-as representações da Arrábida na literatura portuguesa (poesia e prosa);
-representantes do património literário local e a sua intervenção social.
Literatura e sociedade.
Literatura e desporto.
Literatura e outras linguagens estéticas.
Métodos de Ensino
1.Estratégias de gestão do programa
As diferentes temáticas a abordar serão organizadas em torno dos interesses dos alunos. As sessões serão centradas na leitura e interpretação de textos variados, em plenário e/ou pequenos grupos. A discussão a partir da informação pesquisada pelos alunos ou de documentos diretamente fornecidos pela professora será um elemento chave da aprendizagem. O processo compreenderá:
a) Leitura, discussão e análise de textos;
b) Recensão escrita e/ou oral de textos;
c) Elaboração de pequenos comentários críticos;
d) Elaboração de trabalhos escritos;
e) Apresentação e discussão dos trabalhos;
f) Exposição de diversas temáticas;
g) Elaboração, discussão e análise, em grupo, de pequenos trabalhos.
2. Acompanhamento tutorial
Apoio presencial e à distância aos trabalhos de grupo e às pesquisas individuais.
3. Participação dos estudantes
Espera-se que cada aluno:
a)Esteja presente em 75% das aulas e participe de forma ativa, crítica e construtiva na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo;
b) leia, analise e esteja preparado para discutir os textos de apoio apresentados;
c) execute os trabalhos programados.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
Avaliação contínua: para estudantes que frequetem, pelo menos, 50% das aulas:
a) avaliação do desempenho nos trabalhos de grupo e individuais, orais e escritos, desenvolvidos durante as aulas ou a apresentar nas mesmas;
b) realização de trabalho individual
Para estudantes que não frequentem, no mínimo, 50% das aulas:
Exame final que assumirá a forma de um teste escrito, abordando toda a matéria leccionada ao longo do semestre. O seu enunciado assentará em duas questões e/ou frases para os estudantes comentarem e desenvolverem
Cálculo da Classificação Final
Para estudantes que frequentem, pelo menos 50% das aulas:
50% obtido através do exposto em a) do campo anterior;
50% obtido através do exposto em b) do campo anterior.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Os estudantes em regime especial deverão cumprir uma assiduidade mínima de 50%. Deverão negociar formas individuais de participação e avaliação na primeira quinzena do semestre.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
72 |
|
|
Total: |
72 |
|
|