This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > CS20021
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Artes Gráficas

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2012/2013 - 2S

Código: CS20021    Sigla: ARTG
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Secção: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 28 Plano de Estudos 2º, 3º 5,0 60 135,0
ERASM 2 ERASMUS/Programa Vasco da Gama 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Pedro Felício   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Fernando Alberto Pinho AlvesResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Esta unidade curricular pretende possibilitar aos alunos o desenvolvimento das competências essenciais, teóricas e práticas, no que respeita às artes gráficas. Pretende-se desenvolver competências que sejam facilitadoras do desenvolvimento da informação, do conhecimento e da produção de materiais na área do design de comunicação. Essas competências desenvolvem-se através da execução prática de projetos que envolvem o tratamento composto de textos, imagens e outros elementos visuais. Os seus objetivos são os seguintes:

Conhece e utiliza de forma adequada os diferentes meios de produção gráfica
Revela autonomia na abordagem e na resolução de problemas
Interage com os outros promovendo ambientes de trabalho produtivos
Reconhece e caracteriza os elementos nucleares do design de comunicação
Identifica princípios de organização gráfica em elementos compostos
Revela conhecimentos no domínio de técnicas e processos de produção gráfica
Desenvolve projetos gráficos no domínio da comunicação social

Objectivos Específicos:
Linguagens específicas inerentes ao universo gráfico: Layout & Composição Gráfica, Logótipo & Identidade Corporativa, Paginação, Tipografia, Cor, etc. Representação de um conceito/mensagem. Manuseamento de diferentes ferramentas informáticas na concepção e execução de diferentes peças gráficas.

Programa

O desenvolvimento de produtos de design de comunicação envolve uma grande variedade de competências que vão desde o planeamento e gestão de projetos até à conceção e posterior apresentação dos produtos daí resultantes.
Assim, esta unidade curricular pretende desenvolver uma dinâmica de trabalho, no âmbito do desenvolvimento de projetos de design de comunicação, permitindo ao aluno apropriar-se de uma visão geral das problemáticas inerentes ao processo de desenvolvimento em artes gráficas.
Pretende contribuir para a compreensão dos produtos de design de comunicação como elementos fundamentais na comunicação face ao atual panorama social, económico e cultural, assim como estimular o emergir de valores estéticos visuais e proporcionar a compreensão de alguns dos principais aspetos a considerar na produção de materiais de natureza artística e gráfica.


Métodos de Ensino

As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida diretamente pelo docente ou com recurso à utilização de materiais variados.
O processo compreenderá:
- A discussão e análise de produtos de comunicação impressa e não impressa,
nomeadamente rótulos, logotipos e revistas.
- O estudo da anatomia de fontes.
- O desenho vetorial.
- A captura e edição de imagem digital.
- A conceção e concretização de projetos, nomeadamente a proposta de um Rótulo para um produto regional, o Moscatel de Setúbal e a maquetização de parte de uma Revista sobre o mesmo produto.
- A apresentação e discussão de trabalhos.

Modo de Avaliação

Cálculo da
Classificação Final

Espera-se que cada estudante:
- Esteja presente no mínimo em 50% das aulas.
- Participe na análise e discussão dos produtos em análise.
- Execute os trabalhos propostos.

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação no seguinte modelo:
- Participação na componente teórico-prática 20%
- Produção de um Logotipo 50%
- Maquetização (de parte) de uma Revista 30%

Avaliação Especial
(TE, DA, ...)

Periodos de entrega dos trabalhos a combinar com o docente.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  60
  Total: 60

Bibliografia Principal

DABNER, David;Guia de Artes Gráficas: Design e Layout – Princípios, decisões, projectos, Barcelona: Editorial Gustavo GILLI, SA, 2003
BONNICI, Peter;Linguagem Visual. O misterioso meio de comunicação, Lisboa: Destarte, Representações e Edição, Lda, 2000 (no SDI: 744 BOM-LIN)
GORDON, Bob e GORDON, Maggie;O guia completo do design gráfico digital, Lisboa: Livros e Livros, 2003 (no SDI: 744(076) DES - 21321/03)
SWAN, Alan;Bases del diseño gráfico, Barcelona: Editorial Gustavo GILLI, SA, 2003 (no SDI:744 SWA-BAS)
Vv. Aa.;Diseño de Logotipos Nº5, Barcelona: Editorial Gustavo GILLI, SA, 2008
KING, Stacey;Diseño de Revistas. Passos para conseguir el mejor diseño, Barcelona: Editorial Gustavo GILLI, SA, 2001
KOREN, Leonard e MECKLER, K. Wippo;Design Gráfico. Receitas, Barcelona: Editorial Gustavo GILLI, SA, 2004 (no SDI:744 KOK-DES)

Observações

A orientação tutorial terá como objetivo orientar os trabalhos em curso. Decorrerá em pequeno grupo ou individualmente, quando necessário, e poderá ser realizada presencialmente ou à distância, recorrendo à plataforma moodle disponível para tal ou ao correio eletrónico.

Opções
Página gerada em: 2024-05-03 às 08:43:25 Última actualização: 2010-07-19