|
Artes Gráficas
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2012/2013 - 2S
Código: |
CS20021 |
|
Sigla: |
ARTG |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2012/2013 - 2S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Fernando Alberto Pinho Alves | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Esta unidade curricular pretende possibilitar aos alunos o desenvolvimento das competências essenciais, teóricas e práticas, no que respeita às artes gráficas. Pretende-se desenvolver competências que sejam facilitadoras do desenvolvimento da informação, do conhecimento e da produção de materiais na área do design de comunicação. Essas competências desenvolvem-se através da execução prática de projetos que envolvem o tratamento composto de textos, imagens e outros elementos visuais. Os seus objetivos são os seguintes:
Conhece e utiliza de forma adequada os diferentes meios de produção gráfica
Revela autonomia na abordagem e na resolução de problemas
Interage com os outros promovendo ambientes de trabalho produtivos
Reconhece e caracteriza os elementos nucleares do design de comunicação
Identifica princípios de organização gráfica em elementos compostos
Revela conhecimentos no domínio de técnicas e processos de produção gráfica
Desenvolve projetos gráficos no domínio da comunicação social
Objectivos Específicos:
Linguagens específicas inerentes ao universo gráfico: Layout & Composição Gráfica, Logótipo & Identidade Corporativa, Paginação, Tipografia, Cor, etc. Representação de um conceito/mensagem. Manuseamento de diferentes ferramentas informáticas na concepção e execução de diferentes peças gráficas.
Programa
O desenvolvimento de produtos de design de comunicação envolve uma grande variedade de competências que vão desde o planeamento e gestão de projetos até à conceção e posterior apresentação dos produtos daí resultantes.
Assim, esta unidade curricular pretende desenvolver uma dinâmica de trabalho, no âmbito do desenvolvimento de projetos de design de comunicação, permitindo ao aluno apropriar-se de uma visão geral das problemáticas inerentes ao processo de desenvolvimento em artes gráficas.
Pretende contribuir para a compreensão dos produtos de design de comunicação como elementos fundamentais na comunicação face ao atual panorama social, económico e cultural, assim como estimular o emergir de valores estéticos visuais e proporcionar a compreensão de alguns dos principais aspetos a considerar na produção de materiais de natureza artística e gráfica.
Métodos de Ensino
As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida diretamente pelo docente ou com recurso à utilização de materiais variados.
O processo compreenderá:
- A discussão e análise de produtos de comunicação impressa e não impressa,
nomeadamente rótulos, logotipos e revistas.
- O estudo da anatomia de fontes.
- O desenho vetorial.
- A captura e edição de imagem digital.
- A conceção e concretização de projetos, nomeadamente a proposta de um Rótulo para um produto regional, o Moscatel de Setúbal e a maquetização de parte de uma Revista sobre o mesmo produto.
- A apresentação e discussão de trabalhos.
Modo de Avaliação
Cálculo da Classificação Final
Espera-se que cada estudante:
- Esteja presente no mínimo em 50% das aulas.
- Participe na análise e discussão dos produtos em análise.
- Execute os trabalhos propostos.
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação no seguinte modelo:
- Participação na componente teórico-prática 20%
- Produção de um Logotipo 50%
- Maquetização (de parte) de uma Revista 30%
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Periodos de entrega dos trabalhos a combinar com o docente.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
60 |
|
|
Total: |
60 |
Bibliografia Principal
DABNER, David;Guia de Artes Gráficas: Design e Layout – Princípios, decisões, projectos, Barcelona: Editorial Gustavo GILLI, SA, 2003 |
BONNICI, Peter;Linguagem Visual. O misterioso meio de comunicação, Lisboa: Destarte, Representações e Edição, Lda, 2000 (no SDI: 744 BOM-LIN) |
GORDON, Bob e GORDON, Maggie;O guia completo do design gráfico digital, Lisboa: Livros e Livros, 2003 (no SDI: 744(076) DES - 21321/03) |
SWAN, Alan;Bases del diseño gráfico, Barcelona: Editorial Gustavo GILLI, SA, 2003 (no SDI:744 SWA-BAS) |
Vv. Aa.;Diseño de Logotipos Nº5, Barcelona: Editorial Gustavo GILLI, SA, 2008 |
KING, Stacey;Diseño de Revistas. Passos para conseguir el mejor diseño, Barcelona: Editorial Gustavo GILLI, SA, 2001 |
KOREN, Leonard e MECKLER, K. Wippo;Design Gráfico. Receitas, Barcelona: Editorial Gustavo GILLI, SA, 2004 (no SDI:744 KOK-DES) |
Observações
A orientação tutorial terá como objetivo orientar os trabalhos em curso. Decorrerá em pequeno grupo ou individualmente, quando necessário, e poderá ser realizada presencialmente ou à distância, recorrendo à plataforma moodle disponível para tal ou ao correio eletrónico.
|
|