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Ética e Deontologia Profissional
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2012/2013 - 1S
Código: |
CS30002 |
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Sigla: |
EDP |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Orlando César Antunes Gonçalves | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A Ética e Deontologia Profissional (jornalismo e comunicação cultural) procede a uma abordagem ao universo da comunicação social, enquanto campo de relações humanas e de direitos juridicamente institucionalizados. Nele o Estado intervém tanto na defesa da liberdade de expressão e de informação como na proteção de direitos individuais e coletivos.
Aborda as questões centrais da cultura profissional e o percurso de constituição e desenvolvimento deste campo de relações sociais tanto a nível internacional como a nível nacional. Procede à análise dos princípios e valores que orientam a conduta profissional no quadro dos deveres e das responsabilidades auto-assumidas.
Programa
Os conteúdos programáticos incidem sobre dois focos: (1) o quadro legal dos média e do jornalismo; e (2) o juízo ético na comunicação e a decisão deontológica. A primeira das abordagens destina-se a apresentar o enquadramento legal da comunicação social, o dever dos profissionais e os seus limites legais, e a inerente responsabilidade civil, criminal e penal. A segunda tem como objectivo expor a função do jornalismo e das demais profissões da comunicação na sociedade, o papel da ética na construção identitária das profissões e o quadro de valores deontológicos que orientam as decisões profissionais. Apresentar os instrumentos de reflexão crítica dos média e proceder ao estudo de caso no contexto da regulação da actividade profissional.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas ministradas com recurso ao método expositivo combinado com o método ativo. Complementaridade entre ensino direto e método indireto. Organizar dois seminários e proporcionar trabalho de campo que contribuam para o estabelecimento de interações sociais e para o envolvimento dos(as) estudantes na construção do próprio conhecimento. Promover o trabalho cooperativo, a pesquisa e a resolução de problemas.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
O ponto de partida consiste numa avaliação diagnóstica, mediante teste de escolha múltipla ou interação na aula. Haverá dois momentos de avaliação formativa ao longo do semestre e a avaliação sumativa é consubstanciada na realização de dois trabalhos (um deles de grupo) e de um teste de frequência.
Os(as) estudantes têm de participar em 50% das actividades lectivas.
Cálculo da Classificação Final
As modalidades, produtos, calendário, parâmetros e critérios da avaliação serão comunicados aos(às) estudantes e negociados com estes(as) na primeira quinzena do semestre e formalizados em documento próprio.
A classificação final resulta da média entre a classificação obtida na frequência, a que for atribuída ao(s) trabalho(s) e à estruturação discursiva e correcção linguística.
A avaliação dos(as) estudantes revestirá a forma de processo contínuo (dependente da participação nas atividades letivas) ou a possibilidade de realização de um exame final.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
A frequência e a avaliação dos(as) estudantes abrangidos pelo estatuto especial regem-se pelas normas estipuladas no Regulamento de Frequência e Avaliação, mediante acordo entre o professor e o(a) estudante.
Observações
Para mais informação consultar o programa da unidade curricular. Será disponibilizada documentação de apoio ao longo do semestre.
As actividades complementares, como visitas de estudo, devem ser associadas, caso seja exequível, à metodologia do seminário, a realizar na entidade visitada e com a sua participação.
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