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Comunicação Empresarial e Marketing

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2012/2013 - 2S

Código: DESP30006    Sigla: CEM
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 36 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Alcina Dourado   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ricardo Jorge Melo NunesResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Para ser capaz de intervir em contextos profissionais, o técnico de desporto deve ser capaz de reconhecer no Marketing (MKT) e Comunicação Empresarial (CE) poderosos aliados da sua atividade, com destaque para o MKT Desportivo. Esta unidade curricular pretende contribuir para alargar os seus conhecimentos nestes dois domínios, facilitando a sua integração futura em contexto laboral.
Do vasto leque de competências que o aluno deve atingir no final da frequência desta UC destacam-se:
Mobiliza conhecimentos técnicos na área do MKT e CE – em particular do MKT Desportivo - de forma adequada no que respeita a: atividades, características nas suas diferentes fases de desenvolvimento, técnicas, condições da sua aplicação em distintos mass media, funções que desempenha nas organizações, intervenientes, entre outros.
Projeta a aplicação das técnicas de CE adequando-as aos contextos organizacionais da licenciatura em Desporto.

Programa

Principais temas a abordar:

1. Introdução e evolução histórica da comunicação (com) empresarial
2. Marketing (Mkt)
2.1 Conceito de gestão, meio envolvente de Mkt, análise do comportamento de compra e consumo
2.2 Gestão da com de Mkt, funções, alvos, objetivos, estratégias de Com, Plano de Com e elementos básicos da construção da Imagem Corporativa, Mix de Com de Mkt: publicidade, relações públicas, promoção de vendas, merchandising, mkt direto e venda pessoal - conceitos fundamentais, funções e objetivos
3. Ferramentas da com de Mkt (especificidades): Publicidade (objetivos, alvos, campanhas publicitárias, mass media), Relações Públicas (objetivos, públicos, tipos de com, atividades), Promoção de Vendas (objetivos, alvos, principais técnicas), Merchandising (objetivos, estratégias, técnicas), Mkt Direto (objetivos, alvos, estratégias, técnicas), ferramentas de com de Mkt - Venda Pessoal, Mecenato (definições e conceitos fundamentais)
4. O Patrocínio no Desporto
5. Particularidades da gestão e com no Mkt Desportivo

Palavras Chave

Ciências sociais > Ciências da comunicação > Ciências da comunicação

Ciências sociais > Economia > Marketing


Métodos de Ensino

Temáticas a abordar organizadas por conceitos e ferramentas num enfoque maioritariamente teórico-prático com ênfase em métodos ativos. Sessões centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos, realização de exercícios, leitura, análise, interpretação e discussão de textos sobre elementos de com, elaboração e apresentação de textos, incluindo comentários críticos, apresentação e discussão de trabalhos.
Emprego dos métodos da descoberta com apresentação de problemas, debate, trabalho autónomo, com destaque para o recurso a estudos de caso, que podem implicar o visionamento de materiais de diversa índole.
Recurso à aprendizagem em blended learning através de plataforma de ensino a distância.
No que respeita à avaliação, pretende-se auscultar o nível de aprendizagem atingido quer a nível individual através da realização de prova escrita quer a nível grupal pela elaboração e apresentação em seminário de um trabalho de grupo em que se aplicam os conhecimentos adquiridos em contexto real.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:
a) Um momento de avaliação escrito, individual 40%. Nota mínima 8 valores;
b) Um trabalho de grupo 40%, com realização e entrega até ao final do semestre. Nota mínima 8 valores;
c) Presença e participação nos dois modelos de trabalho adotados: sessões letivas presenciais e em plataforma de ensino a distância, incluindo a qualidade dos exercícios/atividades desenvolvidas 20%. Nota mínima 8 valores.
Esta fórmula pode ser sujeita a alteração aquando do início do ano letivo, devendo, nesse caso ser divulgada em documento próprio.
Para obter avaliação à componente c) o aluno deve frequentar um mínimo de 70% de aulas presenciais, exceto se for trabalhador-estudante, aluno Erasmus, repetente e/ou abrangido por outros estatutos especiais. Neste caso deve informar o docente por escrito quanto à sua situação nos primeiros 15 dias de atividade letiva. Os alunos nestas circunstâncias ficam dispensados da nota de participação nas aulas e a percentagem respetiva será englobada equitativamente nos restantes elementos de avaliação, exceto se o aluno comunicar por escrito que pretende submeter-se ao modelo de avaliação geral.
Em c) há outros pontos em consideração: assiduidade e interesse demonstrado nas aulas e atividades da turma, qualidade das intervenções e capacidades reveladas (pesquisa, método de trabalho, reflexão, análise crítica, organização, interação de grupo, linguagem utilizada e contribuições individuais).
A nota a atribuir aos trabalhos depende da respetiva componente oral e/ou escrita.
A nota final de cada aluno corresponde ao resultado do cálculo de acordo com a percentagem atribuída a cada momento de avaliação.

Cálculo da
Classificação Final

Nota final = (A*40%)+(B*40%)+(C*20%)
Em que: A corresponde a 1 teste individual, B corresponde a 1 trabalho de grupo, C corresponde a presença e participação nas aulas e moodle
Esta fórmula pode ser alterada nos primeiros 15 dias de atividade letiva de acordo com o Regulamento de frequência e Avaliação (artº 12º, 6).

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  92
  Total: 92

Observações

Na plataforma de ensino a distância Moodle serão disponibilizadas as informações necessárias ao cabal desenvolvimento da Unidade Curricular (UC), incluindo sumários.
A documentação de apoio será disponibilizada ao longo da lecionação da disciplina, junto dos serviços de papelaria da Escola e/ou através da plataforma de ensino a distância da ESE.
Este Programa é definitivo findos os primeiros 15 dias de atividade letiva.
O Programa será apresentado na 1ª sessão letiva presencial e divulgado nos canais próprios, incluindo o portal e área Moodle para consulta integral.
Os alunos interessados em aceder devem validar a sua inscrição nesta UC diretamente na página da UC em http://moodle.ese.ips.pt/
Se é utilizador autenticado e pretende aceder à versão integral do Programa, clique em 'Conteúdos' na coluna da direita.

Opções
Página gerada em: 2024-05-05 às 18:08:23 Última actualização: 2010-07-19