This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > EDB10013
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Conceitos Fundamentais de Matemática

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2012/2013 - 1S

Código: EDB10013    Sigla: CFM
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 58 Plano de Estudos até 2014/15 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Catarina Delgado   8,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria de Fátima Pista Calado MendesResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Esta Unidade Curricular visa a compreensão e o aprofundamento dos conceitos básicos considerados fundamentais, num processo de domínio seguro das noções a descobrir, a construir, a interiorizar a aplicar. Os temas serão explorados numa perspectiva de resolução de problemas, considerando esta como um processo a partir do qual os estudantes têm a possibilidade de relacionar a matemática com o mundo que os rodeia e, por outro, de explorar e analisar situações com significado dentro da própria matemática. Assim, os conceitos serão abordados de forma a incluir numerosas e variadas experiências de resolução de problemas e de utilização de materiais diversificados.

Programa

O Programa completo da UC encontra-se em Conteúdos


Métodos de Ensino

O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará a participação activa dos alunos quer em trabalho individual quer em trabalho de grupo procurando o aprofundamento de conhecimentos relacionados com diferentes temas da matemática.
As sessões serão organizadas, num contexto de resolução de problemas. Haverá a apresentação por parte do professor ou dos alunos dos temas desta UC, a resolução e discussão de problemas e investigações matemáticas.
O processo compreenderá a: (a) Resolução de problemas e elaboração de relatórios; (b) Apresentação e discussão dos trabalhos; (c) Exposição de determinadas temáticas; (d) Elaboração, discussão e análise, em grupo, de pequenos trabalhos

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da Unidade Curricular. Serão tidos em conta (i) a assiduidade, (ii) a participação nas aulas e nas sessões de trabalho, (iii) a realização de dois testes escritos, (iv) a realização de um exame (desde que os alunos não optem por avaliação contínua).
Cada teste incide sobre uma parte dos conteúdos da disciplina e os dois testes cobrem a totalidade dos conteúdos. Para poder concluir a disciplina na modalidade de avaliação contínua é necessário ter, em cada um dos testes, um mínimo de 70 pontos (num total de 200).

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  56
  Total: 56
Opções
Página gerada em: 2024-04-29 às 18:58:10 Última actualização: 2010-07-19