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Conceitos Fundamentais de Matemática
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2012/2013 - 1S
Código: |
EDB10013 |
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Sigla: |
CFM |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Maria de Fátima Pista Calado Mendes | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Esta Unidade Curricular visa a compreensão e o aprofundamento dos conceitos básicos considerados fundamentais, num processo de domínio seguro das noções a descobrir, a construir, a interiorizar a aplicar. Os temas serão explorados numa perspectiva de resolução de problemas, considerando esta como um processo a partir do qual os estudantes têm a possibilidade de relacionar a matemática com o mundo que os rodeia e, por outro, de explorar e analisar situações com significado dentro da própria matemática. Assim, os conceitos serão abordados de forma a incluir numerosas e variadas experiências de resolução de problemas e de utilização de materiais diversificados.
Programa
O Programa completo da UC encontra-se em Conteúdos
Métodos de Ensino
O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará a participação activa dos alunos quer em trabalho individual quer em trabalho de grupo procurando o aprofundamento de conhecimentos relacionados com diferentes temas da matemática.
As sessões serão organizadas, num contexto de resolução de problemas. Haverá a apresentação por parte do professor ou dos alunos dos temas desta UC, a resolução e discussão de problemas e investigações matemáticas.
O processo compreenderá a: (a) Resolução de problemas e elaboração de relatórios; (b) Apresentação e discussão dos trabalhos; (c) Exposição de determinadas temáticas; (d) Elaboração, discussão e análise, em grupo, de pequenos trabalhos
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da Unidade Curricular. Serão tidos em conta (i) a assiduidade, (ii) a participação nas aulas e nas sessões de trabalho, (iii) a realização de dois testes escritos, (iv) a realização de um exame (desde que os alunos não optem por avaliação contínua).
Cada teste incide sobre uma parte dos conteúdos da disciplina e os dois testes cobrem a totalidade dos conteúdos. Para poder concluir a disciplina na modalidade de avaliação contínua é necessário ter, em cada um dos testes, um mínimo de 70 pontos (num total de 200).
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
56 |
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Total: |
56 |
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