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Técnicas e Processos em Expressão Dramática e Musical
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2012/2013 - 1S
Código: |
EDB20011 |
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Sigla: |
TPEDM |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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José Amilcar Capinha Gil | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
(A)Revelar conhecimentos básicos nos domínios das literacias e terminologias musical e dramática, apropriando-se dos conceitos nucleares.
(B) Vivenciar atividades sonoro-musicais e dramáticas e compreender os seus objetivos, estrutura e procedimentos no âmbito dos contextos inerentes à prática profissional no ensino básico
(C) Conceber propostas de atividades sonoro-musicais e dramáticas
(D) Planificar de acordo com os recursos e tempo disponíveis e elaborar um projeto escrito
(E) Apresentar uma ou mais das atividades propostas no projeto de forma prática.
Programa
1. Conceitos básicos em técnicas e práticas das expressões dramática e musical;
2. Os meios e recursos disponíveis nas linguagens da música e das práticas
dramáticas;
3. Teorias e correntes nas práticas da expressão musical e do drama, jogo dramático ou expressão dramática no contexto do ensino básico
4. Conceção, organização, produção e aplicação parcial em contexto laboratorial de um projeto de intervenção no âmbito do ensino básico
Métodos de Ensino
O trabalho será desenvolvido em torno de três tipos de sessões
1. Sessões práticas centradas na experimentação-exploração e execução de exercícios, em plenário e/ou pequenos grupos, a partir da informação e de propostas fornecidas diretamente pelos docentes.
2. Sessões teorico-práticas de observação, recolha, análise e reflexão sobre textos, atividades e/ou recursos sonoro-musicais e dramáticos. Estas sessões poderão ser realizadas em instituições especializadas a indicar pelos docentes e sob sua supervisão.
3. Acompanhamento tutorial, nomeadamente, na conceção dos projetos
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
A avaliação abaixo descrita não pressupõe a comparência nas sessões presenciais e nas de tutoria. Todos os produtos a apresentar são individuais, com exceção da alínea a) em que serão aceites projectos individuais ou de grupo até 4 estudantes,
PRODUTOS ESCRITOS – 50%
a) 20% - elaboração de projeto
b) 30% - teste sem consulta
PRODUTOS PRÁTICOS – 50%
c) 30% exercícios práticos a partir de propostas dos docentes
d) 20% apresentação prática de atividade retirada do projeto escrito
Calendário
a) até 20 de Dezembro
b) 10 de Janeiro
c) e d) entre 14 e 18 de Janeiro. O calendário específico será informado na aula de 3 de Janeiro.
Cálculo da Classificação Final
A classificação final é obtida por média ponderada dos vários items não havendo parcial eliminatório. Em todos os parâmetros de avaliação cada docente será responsável pela atribuição de 50% da classificação.
A avaliação terá em consideração:
a) compreensão e domínio dos conceitos em discussão
b) rigor metodológico
c) qualidade de redação (nos trabalhos escritos)
d) qualidade da performance (nos trabalhos práticos)
d) articulação teórico-prática
e) pertinência dos contributos pessoais
A entrega de textos escritos, elaborados fora das sessões presenciais, poderá ser sujeita a arguição cabendo ao docente decidir sobre a sua necessidade. Se na arguição o docente considerar que o aluno não compreende e domina o conteúdo do texto entregue este será classificado com zero. Em caso de plágio serão aplicadas as sanções previstas no regulamento
Provas e Trabalhos Especiais
não aplicável
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
idêntica
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
exame
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
68 |
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Total: |
68 |
Observações Bibliográficas
Para acesso à lista geral de Bibliografia consultar o programa na pasta "Geral" na opção "Conteúdos" desta UC em www.ese.ips.pt
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