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Introdução às Didáticas das Expressões Física e Artística
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2012/2013 - 2S
Código: |
EDB30007 |
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Sigla: |
IDEFA |
Áreas Científicas: |
Didáctica Específica |
Ocorrência: 2012/2013 - 2S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Maria Margarida da Silva Rocha | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
No final do trabalho as competências esperadas situam-se em torno dos seguintes domínios:
a) Capacidade de organização e de gestão da informação, evidenciando a apropriação e a utilização de conceitos diferenciados sobre as temáticas abordadas;
b) Capacidade de fundamentação e de inter-relação dos diferentes conceitos;
c) Apropriação dos conhecimentos essenciais na utilização de técnicas e processos nas diversas áreas;
d) Aplicação dos conhecimentos adquiridos na planificação/realização de actividades.
Programa
O desenvolvimento integral do ser humano passa irrefutavelmente pela Educação Física e Artística, realizando-se estas aprendizagens de um modo global, quer através de experiências de carácter performativo, quer por via da exploração de materiais e aprendizagem de técnicas específicas, no domínio do desenvolvimento gráfico, motor, musical e dramático.
As experiências sensoriais, emocionais e cognitivas proporcionadas através das práticas artísticas, nomeadamente no âmbito da Expressão Musical, favorecem o desenvolvimento pessoal, social, artístico e emusical, e promovem competências ao nível da integração, inovação, intervenção e transformação no meio envolvente.
A natureza integradora da Expressão Dramática/Teatro, nomeadamente o carácter globalizador das práticas da Dramatização, proporciona uma experiência de aprendizagem activa e geradora de múltiplas descobertas. Do reconhecimento de si ao desenvolvimento de competências sociais e de cidadania. Do texto ao domínio de competências físicas. A abordagem de temáticas específicas da Expressão Dramática/Teatro constitui-se, por conseguinte, como um factor essencial quer na formação de Educadores-Professores, quer no campo da Educação Física e Artística no Ensino Básico.
A Educação Física constitui uma das componentes de formação e de aquisição de competências necessária para o futuro exercício profissional do professor/educador. O seu domínio, nas suas mais vastas possibilidades de intervenção, revela-se um contributo fundamental para a melhoria da qualidade de vida, da saúde e do bem-estar, sem perder de vista a essência da disciplina consubstanciada na abordagem dos conhecimentos relacionados com o Crescimento e Desenvolvimento Motor, bem como com o Ensino da Educação Física no/ em contexto escolar, designadamente a preparação, a organização e o desenvolvimento das actividades.
No que respeita à Expressão Plástica pretende-se que os estudantes desenvolvam a sensibilidade cultural e artística que permita, no desempenho da sua futura actividade profissional, contextualizar as técnicas de expressão plástica numa perspectiva multicultural de Educação pela Arte. Pretende-se, ainda, que o futuro professor/ educador aprofunde o domínio das técnicas mais adequadas à expressão gráfica. Para além do domínio técnico, importa que este conheça as matérias-primas, equipamentos e materiais mais adequados, bem como os respectivos cuidados de higiene e segurança na implementação destas técnicas e processos em contexto educativo.
Temas e conteúdos
Expressão Plástica
a) Pensar, falar e escrever sobre arte e educação: as Artes Visuais para a compreensão da Cultura Visual; Conceções didáticas e perspetivas teóricas para o ensino da Expressão Plástica.
b) Técnicas e processos em Expressão Plástica.
c) A prática da Expressão Plástica em contexto educativo: Planificação de atividades direcionadas a grupos etários específicos.
Expressão Musical
a) O corpo, a voz, os objetos e ambientes sonoros, as produções musicais como recursos expressivos, comunicativos, interpretativos, educativos, artísticos e musicais potenciadores do desenvolvimento musical e global no contexto da educação básica;
b) Intencionalidade(s) educativa(s): as dimensões lúdica, pessoal, social, cultural, artística, informal, formal, livre, orientada, específica, integrada/global (a música como valor extrínseco e como valor intrínseco / competências específicas e competências transversais);
c) Conceitos, conteúdos, técnicas e procedimentos específicos nucleares inerentes ao processo de ensino-aprendizagem em Expressão e Educação Musical;
d) Organização e exploração, fundamentada, de situações, percursos e propostas de aprendizagem diversificadas: planificação/preparação, desenvolvimento/condução e avaliação.
Educação Física
a) A Educação Física no currículo escolar: O programa de Educação Física.
b) Opções e decisões estratégicas.
c) O planeamento: O plano de aula a partir do programa.
d) A avaliação.
e)
Métodos de Ensino
As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida directamente pelo docente ou com recurso à utilização de textos e outros materiais. O processo compreenderá a: (a) Leitura, discussão e análise de textos; (b) Elaboração de trabalhos escritos nas temáticas abordadas (c) Apresentação e discussão de trabalhos; (d) Exposição de determinadas temáticas; (e) Elaboração e apresentação de trabalhos práticos.
A plataforma de ensino à distância Moodle em http://moodle.ips.pt/ese servirá igualmente para ministrar conteúdos, possibilitar a realização de actividades teórico-práticas e permitir a interacção entre docente-aluno e aluno-aluno.
4.2 Acompanhamento tutorial
Este acompanhamento visa orientar e acompanhar o percurso dos estudantes, nomeadamente nos trabalhos a realizar e nos produtos de avaliação.
O docente estará presente em reuniões, de pequeno ou grande grupo, quando estas forem solicitadas pelos estudantes, ou através da plataforma de ensino à distância disponibilizada na instituição.
4.3. Participação dos estudantes
Espera-se que cada aluno esteja presente em 75 % das aulas e participe nas actividades propostas, executando os trabalhos programados.
Os estudantes que se encontrem ao abrigo do estatuto de trabalhador-estudante, e que não possam assistir às sessões programadas, deverão negociar a sua forma de avaliação com o(s) docente(s), de acordo com o estipulado no Regulamento de Frequência e Avaliação, durante os primeiros 15 dias de aulas. O incumprimento desta negociação neste prazo remete de imediato o aluno para a realização de exame final.
Modo de Avaliação
Cálculo da Classificação Final
Componente 1: PROCESSO (35%) É expressa pelo desempenho do aluno consubstanciado numa atitude participativa e empenhada nas diferentes tarefas desenvolvidas nas aulas, na capacidade de compreensão, análise e reflexão dos conteúdos programáticos. Tais tarefas podem assumir a forma de: realização e apresentação de trabalhos, resumos, fichas formativas; artigos, recensões, questionamento, participação activa, etc.
Componente 2: PRODUTO (65%) Resulta do desempenho do estudantes em produtos individuais ou em grupo, a realizar no decurso da unidade curricular.
O somatório dos valores ponderados das componentes de processo e de produto definirá a classificação, atribuída numa escala de 0 a 20 (em valores arredondados às décimas).
A classificação final na Unidade Curricular resulta da média dos diferentes módulos, atribuída numa escala de 0 a 20 valores.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que se encontrem ao abrigo do estatuto de trabalhador-estudante, e que não possam assistir às sessões programadas, deverão negociar a sua forma de avaliação com o(s) docente(s), de acordo com o estipulado no Regulamento de Frequência e Avaliação, durante os primeiros 15 dias de aulas. O incumprimento desta negociação neste prazo remete de imediato o aluno para a realização de exame final.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
73,6 |
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Total: |
73,6 |
Bibliografia Principal
COTTINELI TELMO, Isabel;Linguagem Gráfica Infantil, Setúbal: ESE/IPS, 1992 |
GONÇALVES, Rui; FRÓIS, João.; MARQUES, Elisa;Primeiro Olhar: Programa integrado de artes visuais, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002 |
LOWENFELD, Viktor;A criança e a sua Arte, São Paulo: Editora Mestre Jo, 1954 |
Amílcar Martins;Didáctica das Expressões, Lisboa: Universidade Aberta, 2002 |
Observações
Sempre que se considere oportuno poderão ser realizadas visitas de estudo ou a observação directa de actividades relacionadas com os conteúdos programáticos.
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