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Introdução às Didáticas das Expressões Física e Artística

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2012/2013 - 2S

Código: EDB30007    Sigla: IDEFA
Áreas Científicas: Didáctica Específica

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Secção: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ERASM 2 ERASMUS/Programa Vasco da Gama 4,0 48 108,0
LEB 74 Plano de Estudos até 2014/15 4,0 48 108,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 3,2

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 6,40
Faisal Aboobakar Sulemangy Aboobakar   1,60
Filipe Fialho   3,20
Pedro Felício   1,60


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria Margarida da Silva RochaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

No final do trabalho as competências esperadas situam-se em torno dos seguintes domínios:
a) Capacidade de organização e de gestão da informação, evidenciando a apropriação e a utilização de conceitos diferenciados sobre as temáticas abordadas;
b) Capacidade de fundamentação e de inter-relação dos diferentes conceitos;
c) Apropriação dos conhecimentos essenciais na utilização de técnicas e processos nas diversas áreas;
d) Aplicação dos conhecimentos adquiridos na planificação/realização de actividades.

Programa

O desenvolvimento integral do ser humano passa irrefutavelmente pela Educação Física e Artística, realizando-se estas aprendizagens de um modo global, quer através de experiências de carácter performativo, quer por via da exploração de materiais e aprendizagem de técnicas específicas, no domínio do desenvolvimento gráfico, motor, musical e dramático.
As experiências sensoriais, emocionais e cognitivas proporcionadas através das práticas artísticas, nomeadamente no âmbito da Expressão Musical, favorecem o desenvolvimento pessoal, social, artístico e emusical, e promovem competências ao nível da integração, inovação, intervenção e transformação no meio envolvente.

A natureza integradora da Expressão Dramática/Teatro, nomeadamente o carácter globalizador das práticas da Dramatização, proporciona uma experiência de aprendizagem activa e geradora de múltiplas descobertas. Do reconhecimento de si ao desenvolvimento de competências sociais e de cidadania. Do texto ao domínio de competências físicas. A abordagem de temáticas específicas da Expressão Dramática/Teatro constitui-se, por conseguinte, como um factor essencial quer na formação de Educadores-Professores, quer no campo da Educação Física e Artística no Ensino Básico.
A Educação Física constitui uma das componentes de formação e de aquisição de competências necessária para o futuro exercício profissional do professor/educador. O seu domínio, nas suas mais vastas possibilidades de intervenção, revela-se um contributo fundamental para a melhoria da qualidade de vida, da saúde e do bem-estar, sem perder de vista a essência da disciplina consubstanciada na abordagem dos conhecimentos relacionados com o Crescimento e Desenvolvimento Motor, bem como com o Ensino da Educação Física no/ em contexto escolar, designadamente a preparação, a organização e o desenvolvimento das actividades.
No que respeita à Expressão Plástica pretende-se que os estudantes desenvolvam a sensibilidade cultural e artística que permita, no desempenho da sua futura actividade profissional, contextualizar as técnicas de expressão plástica numa perspectiva multicultural de Educação pela Arte. Pretende-se, ainda, que o futuro professor/ educador aprofunde o domínio das técnicas mais adequadas à expressão gráfica. Para além do domínio técnico, importa que este conheça as matérias-primas, equipamentos e materiais mais adequados, bem como os respectivos cuidados de higiene e segurança na implementação destas técnicas e processos em contexto educativo.
Temas e conteúdos

Expressão Plástica
a) Pensar, falar e escrever sobre arte e educação: as Artes Visuais para a compreensão da Cultura Visual; Conceções didáticas e perspetivas teóricas para o ensino da Expressão Plástica.
b) Técnicas e processos em Expressão Plástica.
c) A prática da Expressão Plástica em contexto educativo: Planificação de atividades direcionadas a grupos etários específicos.

Expressão Musical
a) O corpo, a voz, os objetos e ambientes sonoros, as produções musicais como recursos expressivos, comunicativos, interpretativos, educativos, artísticos e musicais potenciadores do desenvolvimento musical e global no contexto da educação básica;
b) Intencionalidade(s) educativa(s): as dimensões lúdica, pessoal, social, cultural, artística, informal, formal, livre, orientada, específica, integrada/global (a música como valor extrínseco e como valor intrínseco / competências específicas e competências transversais);
c) Conceitos, conteúdos, técnicas e procedimentos específicos nucleares inerentes ao processo de ensino-aprendizagem em Expressão e Educação Musical;
d) Organização e exploração, fundamentada, de situações, percursos e propostas de aprendizagem diversificadas: planificação/preparação, desenvolvimento/condução e avaliação.

Educação Física
a) A Educação Física no currículo escolar: O programa de Educação Física.
b) Opções e decisões estratégicas.
c) O planeamento: O plano de aula a partir do programa.
d) A avaliação.
e)


Métodos de Ensino

As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida directamente pelo docente ou com recurso à utilização de textos e outros materiais. O processo compreenderá a: (a) Leitura, discussão e análise de textos; (b) Elaboração de trabalhos escritos nas temáticas abordadas (c) Apresentação e discussão de trabalhos; (d) Exposição de determinadas temáticas; (e) Elaboração e apresentação de trabalhos práticos.
A plataforma de ensino à distância Moodle em http://moodle.ips.pt/ese servirá igualmente para ministrar conteúdos, possibilitar a realização de actividades teórico-práticas e permitir a interacção entre docente-aluno e aluno-aluno.

4.2 Acompanhamento tutorial
Este acompanhamento visa orientar e acompanhar o percurso dos estudantes, nomeadamente nos trabalhos a realizar e nos produtos de avaliação.
O docente estará presente em reuniões, de pequeno ou grande grupo, quando estas forem solicitadas pelos estudantes, ou através da plataforma de ensino à distância disponibilizada na instituição.

4.3. Participação dos estudantes
Espera-se que cada aluno esteja presente em 75 % das aulas e participe nas actividades propostas, executando os trabalhos programados.

Os estudantes que se encontrem ao abrigo do estatuto de trabalhador-estudante, e que não possam assistir às sessões programadas, deverão negociar a sua forma de avaliação com o(s) docente(s), de acordo com o estipulado no Regulamento de Frequência e Avaliação, durante os primeiros 15 dias de aulas. O incumprimento desta negociação neste prazo remete de imediato o aluno para a realização de exame final.

Modo de Avaliação

Cálculo da
Classificação Final

Componente 1: PROCESSO (35%) É expressa pelo desempenho do aluno consubstanciado numa atitude participativa e empenhada nas diferentes tarefas desenvolvidas nas aulas, na capacidade de compreensão, análise e reflexão dos conteúdos programáticos. Tais tarefas podem assumir a forma de: realização e apresentação de trabalhos, resumos, fichas formativas; artigos, recensões, questionamento, participação activa, etc.

Componente 2: PRODUTO (65%) Resulta do desempenho do estudantes em produtos individuais ou em grupo, a realizar no decurso da unidade curricular.

O somatório dos valores ponderados das componentes de processo e de produto definirá a classificação, atribuída numa escala de 0 a 20 (em valores arredondados às décimas).
A classificação final na Unidade Curricular resulta da média dos diferentes módulos, atribuída numa escala de 0 a 20 valores.

Avaliação Especial
(TE, DA, ...)

Os estudantes que se encontrem ao abrigo do estatuto de trabalhador-estudante, e que não possam assistir às sessões programadas, deverão negociar a sua forma de avaliação com o(s) docente(s), de acordo com o estipulado no Regulamento de Frequência e Avaliação, durante os primeiros 15 dias de aulas. O incumprimento desta negociação neste prazo remete de imediato o aluno para a realização de exame final.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  73,6
  Total: 73,6

Bibliografia Principal

COTTINELI TELMO, Isabel;Linguagem Gráfica Infantil, Setúbal: ESE/IPS, 1992
GONÇALVES, Rui; FRÓIS, João.; MARQUES, Elisa;Primeiro Olhar: Programa integrado de artes visuais, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002
LOWENFELD, Viktor;A criança e a sua Arte, São Paulo: Editora Mestre Jo, 1954
Amílcar Martins;Didáctica das Expressões, Lisboa: Universidade Aberta, 2002

Observações

Sempre que se considere oportuno poderão ser realizadas visitas de estudo ou a observação directa de actividades relacionadas com os conteúdos programáticos.

Opções
Página gerada em: 2024-04-29 às 23:47:19 Última actualização: 2010-07-19