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História e Cultura da Comunidade Surda

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2012/2013 - 1S

Código: LGP10006    Sigla: HCCS
Áreas Científicas: Línguas e Literatura

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LGP 15 Plano de Estudos 4,0 48 108,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 3,2

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,20
José Bettencourt   1,60
Maria José Freire   1,60


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Luciano José dos Santos Baptista PereiraResponsável
Maria José Duarte FreireResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

ver pontos 1 e 5 do Programa

Programa

Autor e docente do programa: José Humberto Medeiros Bettencourt

1.Introdução

Esta UC tem por objectivo dar a conhecer aos estudantes as diferentes facetas da Comunidade Surda Portuguesa como grupo social dotado de uma identidade idiomática e cultural próprias

2.Competências a desenvolver

As que constam da peça instrutória F do plano de estudos deste curso,com os números 1, 2, 3, 4, 5 do grupo B.

3.Temas e Conteúdos

a. Questões epistemológicas: a identidade surda analisada sob diferentes perspectivas: biológica, médico-patológica, antropológica-cultural, sociológica, psicológica. Complementaridade e/ou antagonismos entre estes pontos de vista.

b. Modulação dos conceitos de etnicidade (ou etnismo); monolinguismo/plurilinguismo; contacto entre idiomas, diglossia, em função das peculiariedades das Comunidades Surdas.

c. Alusão aos conceitos de pidginização e crioulização, em função das peculiariedades das Comunidades Surdas.

d. Formas de organização social das Comunidades Surdas.

e. Mudanças históricas na situação das Comunidades Surdas.

4 . Estratégias e Metodologias de trabalho

4.1 Estratégias de gestão do programa

Aulas expositivas; distribuição de documentação; pesquisa temática orientada; apresentação de temas relacionados com os conteúdos do ponto 3, com base no estudo e na pesquisa dos alunos; seminário; discussão e debate.

4.2 Acompanhamento tutorial

A realizar de acordo com as solicitações dos estudantes

4.3. Participação dos estudantes

Espera-se uma participação activa e interessada por parte dos estudantes, essencial ao progresso das aprendizagens e ao êxito nas avaliações.

5. Aprendizagens esperadas

No termo desta unidade curricular, os estudantes deverão estar em condições de:

− entender, nas suas linhas gerais, a história das Comunidades Surdas, principalmente na Europa e nas Américas, sobre as quais a bibliografia disponível é mais abundante e acessível.

− Conhecer os episódios mais marcantes da história recente da Comunidade Surda Portuguesa (entendendo-se por “recente” o período subsequente a 1958, data da fundação da APS).

− Identificar e problematizar os factores de diferenciação, as condições sociais e as invariantes estruturais que caracterizam as Comunidades Surdas.

6.Actividades de desenvolvimento da unidade/ou complementares

Participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas, realização dos trabalhos propostos pelo docente. Participação em actividades extra-curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo ( eventos relacionados com a Comunidade Surda)

7.Avaliação

A Avaliação formativa será feita de um modo contínuo. A avaliação sumativa tomará a forma de um trabalho individual escrito (60%) e de um trabalho de grupo apresentado oralmente (40%).

8.Bibliografia

8.1. Bibliografia de carácter geral e introdutório

Vendo Vozes: Uma jornada pelo mundo dos surdos. Oliver Sacks. Imago Editora. Rio de Janeiro. 1990.

La Planète des Sourds. Jean Grémion. Presses Pocket. 1988.

8.2. Bibliografia de carácter mais especializado

A Journey into the Deaf world. Harlan Lane, Robert Hoffmeister & Ben Bahan. Dawn Sign Press. San Diego. California. 1996.

Outsiders in a Hearing World: a sociology of deafness. Paul C. Higgins.Sage Publications. London. 1980

Deaf in America: voices from a culture. Carol Padden & Tom Humphries. Harvard University Press. Cambridge. Massachusetts.1988.

Les Sourds existent-ils? Bernard Mottez. L´Harmattan. Paris. 2006.

The Mask of Benevolence: disabling the Deaf Community. Harlan Lane. Vintage Books. A Division of Random House, Inc. New York. 1993.

When the Mind hears: a history of the Deaf. Harlan Lane. Vintage Books. A Division of Random House, Inc. New York. 1989.






Métodos de Ensino

Ver ponto 4 do programa

Modo de Avaliação

Cálculo da
Classificação Final

ver ponto 7 do Programa

Observações

Será fornecida aos estudantes uma colectânea de textos seleccionados de diversos autores, destinada a aprofundar os temas propostos.


Opções
Página gerada em: 2024-05-05 às 09:52:32 Última actualização: 2010-07-19