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História e Cultura da Comunidade Surda
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2012/2013 - 1S
Código: |
LGP10006 |
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Sigla: |
HCCS |
Áreas Científicas: |
Línguas e Literatura |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LGP |
15 |
Plano de Estudos |
1º |
4,0 |
48 |
108,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Luciano José dos Santos Baptista Pereira | Responsável | Maria José Duarte Freire | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
ver pontos 1 e 5 do Programa
Programa
Autor e docente do programa: José Humberto Medeiros Bettencourt
1.Introdução
Esta UC tem por objectivo dar a conhecer aos estudantes as diferentes facetas da Comunidade Surda Portuguesa como grupo social dotado de uma identidade idiomática e cultural próprias
2.Competências a desenvolver
As que constam da peça instrutória F do plano de estudos deste curso,com os números 1, 2, 3, 4, 5 do grupo B.
3.Temas e Conteúdos
a. Questões epistemológicas: a identidade surda analisada sob diferentes perspectivas: biológica, médico-patológica, antropológica-cultural, sociológica, psicológica. Complementaridade e/ou antagonismos entre estes pontos de vista.
b. Modulação dos conceitos de etnicidade (ou etnismo); monolinguismo/plurilinguismo; contacto entre idiomas, diglossia, em função das peculiariedades das Comunidades Surdas.
c. Alusão aos conceitos de pidginização e crioulização, em função das peculiariedades das Comunidades Surdas.
d. Formas de organização social das Comunidades Surdas.
e. Mudanças históricas na situação das Comunidades Surdas.
4 . Estratégias e Metodologias de trabalho
4.1 Estratégias de gestão do programa
Aulas expositivas; distribuição de documentação; pesquisa temática orientada; apresentação de temas relacionados com os conteúdos do ponto 3, com base no estudo e na pesquisa dos alunos; seminário; discussão e debate.
4.2 Acompanhamento tutorial
A realizar de acordo com as solicitações dos estudantes
4.3. Participação dos estudantes
Espera-se uma participação activa e interessada por parte dos estudantes, essencial ao progresso das aprendizagens e ao êxito nas avaliações.
5. Aprendizagens esperadas
No termo desta unidade curricular, os estudantes deverão estar em condições de:
− entender, nas suas linhas gerais, a história das Comunidades Surdas, principalmente na Europa e nas Américas, sobre as quais a bibliografia disponível é mais abundante e acessível.
− Conhecer os episódios mais marcantes da história recente da Comunidade Surda Portuguesa (entendendo-se por “recente” o período subsequente a 1958, data da fundação da APS).
− Identificar e problematizar os factores de diferenciação, as condições sociais e as invariantes estruturais que caracterizam as Comunidades Surdas.
6.Actividades de desenvolvimento da unidade/ou complementares
Participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas, realização dos trabalhos propostos pelo docente. Participação em actividades extra-curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo ( eventos relacionados com a Comunidade Surda)
7.Avaliação
A Avaliação formativa será feita de um modo contínuo. A avaliação sumativa tomará a forma de um trabalho individual escrito (60%) e de um trabalho de grupo apresentado oralmente (40%).
8.Bibliografia
8.1. Bibliografia de carácter geral e introdutório
Vendo Vozes: Uma jornada pelo mundo dos surdos. Oliver Sacks. Imago Editora. Rio de Janeiro. 1990.
La Planète des Sourds. Jean Grémion. Presses Pocket. 1988.
8.2. Bibliografia de carácter mais especializado
A Journey into the Deaf world. Harlan Lane, Robert Hoffmeister & Ben Bahan. Dawn Sign Press. San Diego. California. 1996.
Outsiders in a Hearing World: a sociology of deafness. Paul C. Higgins.Sage Publications. London. 1980
Deaf in America: voices from a culture. Carol Padden & Tom Humphries. Harvard University Press. Cambridge. Massachusetts.1988.
Les Sourds existent-ils? Bernard Mottez. L´Harmattan. Paris. 2006.
The Mask of Benevolence: disabling the Deaf Community. Harlan Lane. Vintage Books. A Division of Random House, Inc. New York. 1993.
When the Mind hears: a history of the Deaf. Harlan Lane. Vintage Books. A Division of Random House, Inc. New York. 1989.
Métodos de Ensino
Ver ponto 4 do programa
Modo de Avaliação
Cálculo da Classificação Final
ver ponto 7 do Programa
Observações
Será fornecida aos estudantes uma colectânea de textos seleccionados de diversos autores, destinada a aprofundar os temas propostos.
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