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Bilinguismo e Surdez

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2012/2013 - 2S

Código: LGPN2005    Sigla: BILS
Áreas Científicas: Línguas e Literatura

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LGPN Plano de Estudos 5,0 55 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 0

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 0,00
Maria José Freire   0,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria José Duarte FreireResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

A unidade curricular de Bilinguismo e Surdez pretende ser um espaço de reflexão sobre o bilinguismo no âmbito teórico e prático e destina-se a preparar os discentes para intervir em contextos educativos de carácter bilingue e bicultural no âmbito do ensino de pessoas surdas.

Programa

Os trabalhos serão divididos em 4 módulos:

Comunidade Surda: composição; organização; características; identidade surda; língua gestual e cultura surda; potencialidades e necessidades.
Educação Bilingue e Bicultural de Surdos I: Pressupostos teóricos; documentos; história da educação dos surdos; associativismo e os surdos no mundo; contacto entre culturas.
Educação Bilingue e Bicultural de Surdos II: Língua Gestual como primeira língua; Língua portuguesa como segunda língua; o papel da família, da escola e da comunidade surda; diferenças e semelhanças culturais entre surdos e ouvintes.
Estratégias bilingues: Input visual; conhecimento do mundo; desenvolvimento da literacia; leitura e escrita; equipa educativa; a sala de aula bilingue.


Métodos de Ensino

Exploração de temas associados aos conteúdos propostos, privilegiando-se a pesquisa individual, a discussão, o debate, o trabalho em grupo e a apresentação de trabalhos.
A componente teórica visará a reflexão sobre os quatro módulos enunciados no ponto 3.
As componentes teórico-práticas e prática incidirão sobre as estratégias a desenvolver em sala de aula bilingue nas suas vertentes de língua gestual portuguesa e de língua portuguesa (leitura e escrita).

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

A avaliação terá em conta a assiduidade e participação nas actividades da aula - 5%
Trabalhos individuais e em grupo, escritos e gestuais, realizados em aula ou não – 10%
Apresentação de um trabalho de grupo – 30%
Trabalho individual escrito ou gestual – 30%
Teste de avaliação escrito – 25%

Bibliografia

BIBLIOGRAFIA

AHLGREN, I. e HYLTENSTAM, K. (eds.) (1994): Bilingualism in Deaf Education, Hamburg, Signum Verlag.

ALMEIDA, M. J. (2007): A Criança Surda e o Desenvolvimento da Literacia, Dissertação de Mestrado, Aveiro, Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa – Universidade de Aveiro
http://biblioteca.sinbad.ua.pt/teses/2008001237

ALMEIDA, M. J. (2009): “O desenvolvimento da literacia na criança surda: uma abordagem centrada na família para uma intervenção precoce”, Revista Medi@ções, nº 1, revista on line da Escola Superior de Educação de Setúbal,
http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/viewFile/10/12
AMARAL, M.A. (2002): Língua Gestual e Leitura em Crianças Surdas – Estudo Experimental de Aplicação de um Modelo Bilingue, Dissertação de Doutoramento, Lisboa, Faculdade de Letras - Universidade de Lisboa

AMARAL, M.A., A. COUTINHO, M.R. DELGADO MARTINS, Para uma Gramática da Língua Gestual Portuguesa, Lisboa: Edit. Caminho, 1994
(Cotas: 800.9 AMA – GRA 11232/95; 11734/95 e 14652/98)

ANÇÃ, M. H. (1999): “Da Língua Materna à Língua Segunda”, Noesis, nº 51, Jul/Set 1999, em linha http://www.dgidc.min-edu.pt/inovbasic/edicoes/noe/noe51/dossier1.htm, em 12.10.06

BETTENCOURT, J. e CATARINO SOARES, J. (1994): “Língua Gestual Portuguesa – Língua de uma Minoria Linguística”, Integrar, nº. 4, Abr-Julh. 94, Lisboa: IEFP/SNR

BISPO, M. et al (Coord.), O Gesto e a Palavra I – Antologia de Textos sobre a Surdez, Projecto AFAS, Lisboa: Editorial Caminho, S.A., 2006

BISPO, M. e tal (Coord.), O Gesto e a Palavra II, Lisboa: Editorial Caminho, S.A., 2009

COUTINHO, A. (2006): A Sequência Narrativa em Crianças Surdas – Influência do Ambiente Bilingue na Aquisição da Estrutura Narrativa, Dissertação de Doutoramento, Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa

CUNHA, C. E CINTRA, L.F.L., Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Edições João Sá da Costa, 1984

DELGADO-MARTINS, M.R. (1996): “Linguagem gestual: uma linguagem alternativa” in HUB FARIA, I. et al, Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, Lisboa, Caminho

ERTING, C. J., The Deaf Way: perspectives from the International Conference on Deaf Culture, Washington: Gallaudet University, 1994
(Cota: 616.2 (100) CON – DEA)

FARIA, I. H. et alii (org), Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, Lisboa: Caminho (Colecção Universitária), 1996

FERNANDES, E. (Org.) (2010): Surdez e Bilinguismo, Porto Alegre: Editora Mediação

FREIRE, M. J. (2011): A Criança Surda e o Desenvolvimento da Literacia, Colecção Informar, nº 7, Lisboa: INR – Instituto Nacional para a Reabilitação

Gestuário – Língua Gestual Portuguesa, Lisboa: Secretariado Nacional de Reabilitação - Livros SNR nº. 5, 2ª. Ed., 1995
(Cota: 800.9 (03) SEC –GES 14891/98)

LABORIT, E., O Grito da Gaivota, Lisboa: Edit. Caminho, 2000
(Cota: E.-94 LAB – GRI 19315/01

LANE, H., A Máscara da Benevolência, Lisboa: Horizontes Pedagógicos, Instituto Piaget, 1997
(Cota: 159.93 LAN – MAS)

MATEUS, M. H., FISCHER, G. E PEREIRA, D. (2005): Diversidade Linguística na Escola Portuguesa, Lisboa: Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC), (Cd Rom), disponível em www.iltec.pt

QUADROS, R. M. (1997): Educação de Surdos – A aquisição da linguagem, Porto Alegre: Artmed

QUADROS, R. M. (2011): Língua de Sinais – Instrumentos de Avaliação, Porto Alegre: Artmed

SIM-SIM, I. (org.) (2005): A Criança Surda – Contributos para a sua Educação, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian

SKLIAR, C. (Org) (1999): Atualidade da Educação Bilingue para Surdos, Vols: 1 e 2, Porto Alegre, Editora Mediação

STOKOE, W. C. (Ed.), Sign and Culture – A Reader for Students of American Sign Language, Silver Spring, Maryland: Linstok Press, Inc., 1980
(Cota: 376.33 (73) SIG 16260/99)

Opções
Página gerada em: 2024-05-05 às 15:02:53 Última actualização: 2010-07-19