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Bilinguismo e Surdez
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2012/2013 - 2S
Código: |
LGPN2005 |
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Sigla: |
BILS |
Áreas Científicas: |
Línguas e Literatura |
Ocorrência: 2012/2013 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LGPN |
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Plano de Estudos |
2º |
5,0 |
55 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Maria José Duarte Freire | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A unidade curricular de Bilinguismo e Surdez pretende ser um espaço de reflexão sobre o bilinguismo no âmbito teórico e prático e destina-se a preparar os discentes para intervir em contextos educativos de carácter bilingue e bicultural no âmbito do ensino de pessoas surdas.
Programa
Os trabalhos serão divididos em 4 módulos:
Comunidade Surda: composição; organização; características; identidade surda; língua gestual e cultura surda; potencialidades e necessidades.
Educação Bilingue e Bicultural de Surdos I: Pressupostos teóricos; documentos; história da educação dos surdos; associativismo e os surdos no mundo; contacto entre culturas.
Educação Bilingue e Bicultural de Surdos II: Língua Gestual como primeira língua; Língua portuguesa como segunda língua; o papel da família, da escola e da comunidade surda; diferenças e semelhanças culturais entre surdos e ouvintes.
Estratégias bilingues: Input visual; conhecimento do mundo; desenvolvimento da literacia; leitura e escrita; equipa educativa; a sala de aula bilingue.
Métodos de Ensino
Exploração de temas associados aos conteúdos propostos, privilegiando-se a pesquisa individual, a discussão, o debate, o trabalho em grupo e a apresentação de trabalhos.
A componente teórica visará a reflexão sobre os quatro módulos enunciados no ponto 3.
As componentes teórico-práticas e prática incidirão sobre as estratégias a desenvolver em sala de aula bilingue nas suas vertentes de língua gestual portuguesa e de língua portuguesa (leitura e escrita).
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
A avaliação terá em conta a assiduidade e participação nas actividades da aula - 5%
Trabalhos individuais e em grupo, escritos e gestuais, realizados em aula ou não – 10%
Apresentação de um trabalho de grupo – 30%
Trabalho individual escrito ou gestual – 30%
Teste de avaliação escrito – 25%
Bibliografia
BIBLIOGRAFIA
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http://biblioteca.sinbad.ua.pt/teses/2008001237
ALMEIDA, M. J. (2009): “O desenvolvimento da literacia na criança surda: uma abordagem centrada na família para uma intervenção precoce”, Revista Medi@ções, nº 1, revista on line da Escola Superior de Educação de Setúbal,
http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/viewFile/10/12
AMARAL, M.A. (2002): Língua Gestual e Leitura em Crianças Surdas – Estudo Experimental de Aplicação de um Modelo Bilingue, Dissertação de Doutoramento, Lisboa, Faculdade de Letras - Universidade de Lisboa
AMARAL, M.A., A. COUTINHO, M.R. DELGADO MARTINS, Para uma Gramática da Língua Gestual Portuguesa, Lisboa: Edit. Caminho, 1994
(Cotas: 800.9 AMA – GRA 11232/95; 11734/95 e 14652/98)
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BISPO, M. et al (Coord.), O Gesto e a Palavra I – Antologia de Textos sobre a Surdez, Projecto AFAS, Lisboa: Editorial Caminho, S.A., 2006
BISPO, M. e tal (Coord.), O Gesto e a Palavra II, Lisboa: Editorial Caminho, S.A., 2009
COUTINHO, A. (2006): A Sequência Narrativa em Crianças Surdas – Influência do Ambiente Bilingue na Aquisição da Estrutura Narrativa, Dissertação de Doutoramento, Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa
CUNHA, C. E CINTRA, L.F.L., Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Edições João Sá da Costa, 1984
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ERTING, C. J., The Deaf Way: perspectives from the International Conference on Deaf Culture, Washington: Gallaudet University, 1994
(Cota: 616.2 (100) CON – DEA)
FARIA, I. H. et alii (org), Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, Lisboa: Caminho (Colecção Universitária), 1996
FERNANDES, E. (Org.) (2010): Surdez e Bilinguismo, Porto Alegre: Editora Mediação
FREIRE, M. J. (2011): A Criança Surda e o Desenvolvimento da Literacia, Colecção Informar, nº 7, Lisboa: INR – Instituto Nacional para a Reabilitação
Gestuário – Língua Gestual Portuguesa, Lisboa: Secretariado Nacional de Reabilitação - Livros SNR nº. 5, 2ª. Ed., 1995
(Cota: 800.9 (03) SEC –GES 14891/98)
LABORIT, E., O Grito da Gaivota, Lisboa: Edit. Caminho, 2000
(Cota: E.-94 LAB – GRI 19315/01
LANE, H., A Máscara da Benevolência, Lisboa: Horizontes Pedagógicos, Instituto Piaget, 1997
(Cota: 159.93 LAN – MAS)
MATEUS, M. H., FISCHER, G. E PEREIRA, D. (2005): Diversidade Linguística na Escola Portuguesa, Lisboa: Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC), (Cd Rom), disponível em www.iltec.pt
QUADROS, R. M. (1997): Educação de Surdos – A aquisição da linguagem, Porto Alegre: Artmed
QUADROS, R. M. (2011): Língua de Sinais – Instrumentos de Avaliação, Porto Alegre: Artmed
SIM-SIM, I. (org.) (2005): A Criança Surda – Contributos para a sua Educação, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian
SKLIAR, C. (Org) (1999): Atualidade da Educação Bilingue para Surdos, Vols: 1 e 2, Porto Alegre, Editora Mediação
STOKOE, W. C. (Ed.), Sign and Culture – A Reader for Students of American Sign Language, Silver Spring, Maryland: Linstok Press, Inc., 1980
(Cota: 376.33 (73) SIG 16260/99)
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