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Didática das Ciências da Natureza

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2012/2013 - 1S

Código: M12C10006    Sigla: DCN
Áreas Científicas: Didáctica Específica

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
M12C1 13 Plano de Estudos 4,0 48 108,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 3,2

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,20
Leonor Saraiva   3,20


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria Leonor da Graça SaraivaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Aprofundar os conhecimentos sobre Didáctica das Ciências tanto ao nível da reflexão e do estudo teórico como da prática em ciências da natureza.
Desenvolver competências que lhes permitam:
- analisar criticamente diferentes mediadores curriculares,
- conceber e concretizar situações de ensino favoráveis à aprendizagem dos temas científicos centrais dos programas do ensino básico,
- problematizar questões de carácter pedagógico com base nos contributos das ciências cognitivas, da história e epistemologia das ciências e da teoria do currículo,
- desenvolver uma visão mais alargada do que é aprender ciências no seu todo, ou seja, como mais uma actividade humana que partilha saberes com todo o universo do conhecimento.

Programa

Introdução: As ciências e o ensino das ciências na escolaridade básica do 1º e 2º ciclos.

1- Organização e orientações curriculares para o ensino básico:
1.1- Conteúdo e justificação do currículo de ciências da natureza;
1.2- A ciência, a construção da ciência e o ensino das ciências;
1.3- Perspectivas de ensino e de aprendizagem das ciências - as estratégias e as experiências de aprendizagem:
(a) trabalho prático e laboratorial (investigações experimentais), (b) actividades de discussão, (c) resolução de problemas, (d) mudança conceptual.

2 – Organização do ensino/aprendizagem das ciências da natureza:
2.1- Planeamento e prática docente:
(a) análise e discussão sobre as orientações curriculares e programas;
(b) análise e avaliação de manuais escolares do 1º e 2º CEB.
2.2 – Concepção de projectos didáctico-pedagógicos visando a sua implementação prática nas escolas do 1º e 2º CEB:
(a) Elaboração de propostas de aprendizagem e de materiais pedagógicos (recursos materiais, TIC, instrumentos de acompanhamento e avaliação de tarefas);
(b) Apresentação, discussão e avaliação das propostas.


Métodos de Ensino

As aulas presenciais incluem exposição teórica dos fundamentos da didáctica, actividades de discussão dos temas programáticos e elaboração de actividades práticas para o ensino no 1º e 2º CEB. Estão previstas as seguintes situações de aprendizagem: a) Análise e discussão de textos e documentos variados através de comentários em foruns on-line; b) Discussão orientada de temas sobre os recentes contributos da investigação em didáctica das ciências partir da literatura especializada; c) Análise e avaliação de materiais diversificados (manuais, sítios em www, entre outros; d) Planificação de actividades práticas e laboratoriais com ênfase nas várias dinâmicas da actividade científica; e) elaboração de materiais pedagógicos; f) Apresentação, discussão e auto e heteroavaliação das actividades com análise crítica das suas potencialidades educativas.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

Por avaliação contínua desde que exista:
- assiduidade obrigatória é de 75% nas sessões presenciais.
- assiduidade obrigatória é de 90% nas sessões de orientação tutória . A participação de qualidade nas actividades tanto presenciais com a distância através da página da UC.
Os produtos obrigatórios são um teste escrito e um projecto didáctico-pedagógico

Cálculo da
Classificação Final

CF= 0,4 Teste+ 0,4 projecto + 0,2 sessões presenciais

Avaliação Especial
(TE, DA, ...)

Aos TE com estatuto legal será concedida a possibilidade de realizarem a UC por avaliação contínua se participarem em 50% das sessões presenciais e elaborarem as actividades respectivas. As sessões de OT para acompanhamento dos projectos mantém a obrigatoriedade de 90% de presenças

Melhoria de Classificação
Final/Distribuída

Exame final

Observações

O acompanhamento tutorial previsto refere-se ao apoio dos grupos na realização dos trabalhos e ao apoio individual sempre que necessário. Este acompanhamento será presencial e a distância, contribuindo para usar as ferramentas de comunicação on-line.
O acompanhamento presencial será feito nas instalações anexas ao laboratório de Ciências (L7) e terá a duração de uma hora semanal:
4ªs feiras das 13 30h às 14 30h.

Opções
Página gerada em: 2024-04-30 às 00:10:12 Última actualização: 2010-07-19