This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > MEVT20001
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Arte, Pensamento e Educação

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2012/2013 - 1S

Código: MEVT20001    Sigla: APE
Áreas Científicas: Didáctica Específica

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Secção: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MEVT 11 Plano de Estudos 4,0 48 108,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 3,2

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,20
Maria Margarida Rocha   3,20


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria Margarida da Silva RochaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

A Unidade Curricular Arte, Pensamento e Educação pretende constituir-se um espaço de conhecimento e reflexão sobre as teorias pedagógicas da educação artística, ao longo dos tempos

Programa

Temas e conteúdos:
a) Senso comum
O senso comum e a “realidade” sobre a Educação em Artes Visuais no 2º CEB
i) Que professor sou?
ii) Que concepções tenho sobre arte; educação; pedagogia; didáctica?
iii) Concepções e práticas dos professores de EVT

b) De onde vimos…
Resenha dos grandes avanços da educação em Portugal
História das matérias curriculares para compreender as concepções de educação artística
Os “estudos da infância” e a arte infantil
Apontamentos sobre a educação artística em Portugal

c) Onde estamos…
As implicações para a educação artística:
i) da corrente expressionista
ii) das novas concepções de inteligência e desenvolvimento cognitivo
iii) das investigações sobre a apreciação artística
iv) das investigações sobre a criatividade
v) do modelo disciplinar (DBAE)
Que concepções orientam o currículo das artes visuais em Portugal?
O currículo de EVT e as Competências Essenciais
i) Base conceptual do programa de EVT e das Competências Essenciais
ii) Que papel para o professor e para o aluno?
iii) O lugar das artes visuais no currículo do 2º ciclo do EB
A avaliação em Educação Artística.

d) Para onde podemos ir…
Estudos de Educação e Cultura Visual
Trabalhar por projectos
A Educação Artística e a pós-modernidade


Métodos de Ensino

CONSULTAR PROGRAMA COMPLETO NA PASTA CONTEÚDOS

Modo de Avaliação

Opções
Página gerada em: 2024-05-03 às 05:02:49 Última actualização: 2010-07-19