This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > MMUS10003
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

As TIC em Contexto Educativo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2012/2013 - 1S

Código: MMUS10003    Sigla: TIC-CE
Áreas Científicas: Formação Educacional Geral

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MMUS 20 Plano de Estudos_2011/12 3,0 42 81,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 2,8

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 2,80
Mário Baía   2,80


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria do Rosário da Silva RodriguesResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Identifica as principais conclusões da investigação sobre o papel das TIC no contexto educativo.
Compreende a necessidade de utilizar metodologias apropriadas para utilização das TIC nas atividades de aprendizagem dos alunos.
Conhece diferentes perspetivas de utilização das TIC na educação e a sua articulação com diferentes opções pedagógicas.
Concebe, planifica e analisa criticamente propostas de utilização das TIC em contexto curricular.
Compreende o papel que as TIC podem desempenhar no desenvolvimento profissional, através de redes de comunicação e de comunidades de prática.

Programa

O papel das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.
A Internet como recurso educativo.
Atividades educativas baseadas na Internet.
Plataformas colaborativas.
Web 2.0 – potencialidades e implicações para a educação.


Métodos de Ensino

As aulas serão organizadas segundo quatro componentes:
Leitura e debate de documentos selecionados com origem em estudos e em investigação.
Atividades práticas envolvendo propostas de utilização das TIC em contexto educativo.
Elaboração, apresentação e discussão de materiais curriculares que visem a utilização educativa das TIC.
Atividades colaborativas envolvendo a moderação de debates temáticos através de uma plataforma de gestão de aprendizagem a distância.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

A avaliação da UC deve ter em conta não só os trabalhos efetuados pelos alunos, como a sua participação nas sessões de formação (presenciais e a distância).
Assim, devem ser valorizados os trabalhos práticos desenvolvidos (45%), a participação nas sessões presenciais e nos fóruns da plataforma colaborativa (20%) e o trabalho de reflexão teórico sobre utilizações educativas das TIC (35%).

Opções
Página gerada em: 2024-04-29 às 19:12:46 Última actualização: 2010-07-19