This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > MP1C10002
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Didáticas Específicas do 1º Ciclo I

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2012/2013 - 2S

Código: MP1C10002    Sigla: DE1C1
Áreas Científicas: Didáctica Específica

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE1C 31 Plano de Estudos 4,0 48 108,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 3,2

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,20
Fernanda Botelho   0,80
Fernando Almeida   0,80
Filipe Fialho   0,80
Joana Brocardo   0,80


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Joana Maria Leitão BrocardoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

- conhecer instrumentos conceptuais fundamentais das didácticas do 1.º Ciclo, tendo em vista o processo de ensino-aprendizagem neste ciclo de ensino;
- desenvolver a capacidade de análise da prática profissional do professor e promover a reflexão em torno de questões inerentes a essa prática, nomeadamente no que diz respeito à sua componente lectiva e, em particular, às situações de ensino-aprendizagem das áreas disciplinares incluídas nos dois primeiros anos do 1.º ciclo;
- desenvolver a autonomia e a capacidade de trabalhar em cooperação e estimular os candidatos a professores a assumir, na sua futura prática profissional, uma perspectiva de formação e desenvolvimento permanentes.

Programa

Ver documento em anexo


Métodos de Ensino

O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC, privilegiará a participação ativa dos estudantes, quer em trabalho individual, quer em trabalho de grupo, procurando o aprofundamento de conhecimentos relacionados com os subtemas.
O acompanhamento tutorial, individual ou em grupo, consistirá na orientação e organização do estudo sobre as temáticas a aprofundar, para além do esclarecimento de dúvidas decorrentes do estudo efetuado e poderá ser feito presencialmente ou a distância.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da unidade curricular e será um processo continuado de regulação retroactiva que contemplará momentos de trabalho individual e de grupo e actividades de expressão escrita e oral.
Os estudantes que participem em, pelo menos, 75% das sessões presenciais poderão incluir-se no sistema de avaliação contínua. Desse sistema constará: (i) a realização de um trabalho individual que incide sobre a elaboração de fichas de leitura de pequenos artigos/partes de livros que focam os subtemas da UC e (ii) a realização de um trabalho em pares que incide sobre a análise fundamentada de vários episódios de sala de aula.
Os estudantes que não puderem integrar-se no sistema de avaliação contínua deverão contactar a docente responsável da UC até ao final da segunda semana de aulas.
O trabalho individual referido em (i) inclui quatro fichas de leitura: Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio e Expressões. No primeiro dia de aulas de cada uma destas áreas o professor indicará o texto/artigo que será proposto. No caso das Expressões serão propostos 3 textos, devendo os estudantes seleccionar um deles.

Cálculo da
Classificação Final

A classificação final da UC far-se-á de acordo com a seguinte ponderação:

Elementos de Avaliação Critérios Peso Datas
Participação nas aulas - Assiduidade e pontualidade.
- Pertinência das observações
- Disponibilidade para aprofundar conhecimentos 5%
Trabalho individual - Correcção científica
- Pertinência da fundamentação
- Correcção linguística. 45% 11 março
Trabalho em grupo de 2 - Correcção científica
- Pertinência da fundamentação
- Correcção linguística. 50% 27 Maio

A classificação do trabalho individual corresponde à média aritmética das classificações obtidas nas 4 fichas de leitura (Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio e Expressões).

Provas e Trabalhos Especiais

i) Trabalho de grupo - análise de ep+isódios
ii) Ficha de leitura: indicações para a elaboração de cada ficha de leitura, comuns a todas as áreas, são as seguintes:
Número de palavras – máximo 1000

Estrutura de cada ficha de leitura:
1. Resumo - Visando a explicitação das principais ideias do texto (máximo 40 palavras);
2. Palvras –chave - Indicação de quatro palavras chave do texto, associando a cada uma delas um extrato do texto que seja elucidativo.
3. Descritivo - Descrição sucinta e reflexiva das principais ideias abordadas no texto, fundamentando o seu contributo para: (a) equacionar o processo de ensino e (b) apoiar e promover as aprendizagens dos alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  67,2
  Total: 67,2
Opções
Página gerada em: 2024-04-29 às 21:20:31 Última actualização: 2010-07-19