This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > MP1C20004
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Didáticas Específicas do 1º Ciclo II

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2012/2013 - 1S

Código: MP1C20004    Sigla: DE1C2
Áreas Científicas: Didáctica Específica

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE1C 24 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Fernanda Botelho   1,00
Filipe Fialho   1,00
Helena Simões   1,00
Maria de Fátima Mendes   1,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ana Maria Dias Roque Lemos BoavidaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

A Unidade Curricular (UC) Didáticas Específicas do 1º Ciclo II dá continuidade à UC Didáticas Específicas do 1º Ciclo I e, por isso, baseia-se nos mesmos pressupostos e é norteada por princípios orientadores idênticos. O seu principal propósito é possibilitar o enriquecimento da formação do futuro professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico, através da reflexão, discussão e problematização de temas e questões fundamentais ao nível das didáticas de áreas disciplinares deste Ciclo de ensino. Neste âmbito, dar-se-á um relevo especial às aprendizagens relativas aos 3º. e 4º. anos de escolaridade.
O programa desta UC estrutura-se em torno do tema “A aula do 1.º Ciclo” onde se consideram vários subtemas. A natureza quer do tema, quer dos subtemas é transversal, no sentido em que não tem um vínculo direto com nenhum tópico disciplinar particular. Esta opção decorre de se pretender proporcionar, aos futuros docentes, uma formação que lhes permita analisar e interpretar, de uma forma holística, a prática profissional do professor, nomeadamente as situações educativas no âmbito do processo de ensino e aprendizagem no 1.º Ciclo.
A lecionação desta UC é assegurada por uma equipa de docentes de várias áreas científicas: Português, Matemática, Ciências Naturais e Expressões. Cada área científica terá um espaço de intervenção próprio. No entanto, globalmente, existe uma forte articulação ao nível dos objetivos gerais de cada uma destas áreas. Assim, para o desenvolvimento do trabalho relativo aos vários subtemas do programa contribuem todas as didáticas específicas das áreas científicas, pelo que cada subtema reflete e integra o conhecimento relativo a cada uma.

Programa

Conteúdos:

Tema: A aula do 1.º Ciclo.
Subtemas:
- as tarefas de aprendizagem;
- comunicação/discurso na aula do 1.º ciclo;
- materiais curriculares e não curriculares;
- a tecnologia na aula do 1.º Ciclo.
O tema e os subtemas focam-se em problemáticas que se colocam nas aulas de 3.º e 4.º anos de escolaridade. Especificam-se, em seguida, os conteúdos da UC.

3.1. As tarefas de aprendizagem: conteúdos, organização e natureza.

3.1.1. Estudo do Meio
Desenvolvimento das perspectivas de ensino e de aprendizagem do Estudo do Meio:
A. Temas e estratégias integradoras para o Estudo do Meio:
A.1- Educação ambiental: conceitos e instrumentos de investigação e análise das inter-relações dos ambientes naturais e sociais;
A.2- Educação para o desenvolvimento sustentável: conceitos e elaboração de actividades investigativas sobre a sustentabilidade na Terra;
A.3- Actividades promotoras da intervenção crítica no Meio natural e social.
B. Análise e concepção de actividades potenciadoras da integração de conteúdos e processos de trabalho no ensino e aprendizagem sobre o Meio.
C. A avaliação das aprendizagens na área do Estudo do Meio: análise de formas e construção de instrumentos de avaliação.

3.1.2. Expressões

Expressões artísticas
As expressões artísticas (dramática; musical; plástica) no 1º Ciclo do Ensino Básico: dialogicidade entre expressão, comunicação, performance e literacia.
A. Exploração e mobilização pedagógica das potencialidades do corpo, da voz, do meio envolvente, das obras artísticas como recursos expressivos, comunicativos, interpretativos, educativos e artísticos;
B. Definição e selecção da(s) intencionalidade(s) educativa(s): as dimensões lúdica, pessoal, social, cultural, artística, informal, formal, livre, orientada, específica, integrada e global;
C. Concepção e adaptação de trajectórias de aprendizagem com recurso à aplicação prática dos saberes inerentes às literacias artísticas e ao desenvolvimento humano nos domínios dramático, musical, plástico;
D. Organização e exploração fundamentada de situações, percursos e propostas de aprendizagem diversificadas tanto específicas como integradas: planificação/preparação, desenvolvimento/dinamização e avaliação formativa.

Expressão Físico-motora
A aprendizagem das tarefas de Ginástica, Jogos pré desportivos e Patinagem:
A. Seleção de atividades, e matérias adequadas ao nível de desenvolvimento motor e ao bloco de matéria.
B. A intervenção pedagógica como elemento potenciador das aprendizagens. O que fazer, como fazer e quando fazer em expressão físico motora.
C. A avaliação das aprendizagens: análise de formas e construção de instrumentos de avaliação.

3.1.3. Língua Portuguesa
Domínio escrito: A aprendizagem da leitura e da escrita
A. O ensino da escrita
A.1. A Dimensão gráfica da escrita: conceptualizações sobre a linguagem escrita - funcionalidade, aspetos figurativos e conceptuais.
A.2. Dimensão textual: princípios orientadores e estratégias de desenvolvimento
A.2.1. Complexidade do processo de escrita: ciclo e componentes da produção textual – planificação, textualização, revisão e edição
A.3. Consciência linguística e desenvolvimento da escrita.
A.4. Dimensão ortográfica - O erro: contextos, tipologias e atitudes.
A.5. Contextos, estratégias e atividades potenciadoras do desenvolvimento da linguagem escrita.
B. A avaliação da escrita.

3.1.4. Matemática
Desenvolvimento do sentido de número, do sentido espacial e do pensamento algébrico nos 3º e 4º anos de escolaridade
A. Tarefas matematicamente poderosas para a aprendizagem e sua sequência
A.1. A aprendizagem das operações aritméticas: cálculo mental e algoritmos
A.2. Dos números naturais aos números racionais não negativos
A.3. Pensamento relacional e pensamento funcional
A.4. A visualização e o raciocínio espacial na compreensão de relações geométricas e de características e propriedades de figuras bi e tridimensionais.
B Diferentes formas de


Métodos de Ensino

Ver programa da unidade curricular (pasta conteúdos)

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

Ver programa da unidade curricular (pasta conteúdos)

Cálculo da
Classificação Final

Ver programa da unidade curricular (pasta conteúdos)

Opções
Página gerada em: 2024-04-29 às 20:50:36 Última actualização: 2010-07-19