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Língua Gestual Portuguesa
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2012/2013 - 1S
Código: |
OP0010 |
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Sigla: |
LGP |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
ANIM |
7 |
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
CS |
1 |
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
DESP |
5 |
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
LEB11 |
|
Plano de Estudos |
4º |
5,0 |
60 |
135,0 |
PAP |
4 |
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Maria José Duarte Freire | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Com esta UC, pretende-se que os alunos adquiram competências conversacionais em LGP, a um nível elementar, nomeadamente:
Saber produzir pequenas frases em LGP;
Saber como fazer perguntas simples e responder às mesmas; e saber desenvolver alguma competência comunicativa em LGP duma forma autónoma.
No final desta UC espera-se que os estudantes demonstrem praticamente, nos registos discursivos indicados no ponto 3, terem assimilado os conceitos e formas subjacentes aos temas e conteúdos aí indicados.
Programa
1. Introdução
A Língua Gestual Portuguesa é uma língua espaço visual, reconhecida pela Constituição Portuguesa como língua da comunidade surda portuguesa e como instrumento essencial na educação de crianças e jovens surdos. Assim, qualquer profissional de diferentes áreas de atividade, mas sobretudo no âmbito educativo, poderá vir a desenvolver o seu trabalho junto destas crianças e jovens, devendo por isso ter uma sensibilização e conhecimento da LGP.
2. Competências a desenvolver
Pretende-se que os alunos adquiram competências conversacionais em LGP, a um nível elementar, nomeadamente:
Saber produzir pequenas frases em LGP;
Saber como fazer perguntas simples e responder às mesmas; e saber desenvolver alguma competência comunicativa em LGP duma forma autónoma.
3. Temas e conteúdos
Apresentação; Família; Tipos de habitação e respectivas assoalhadas; Dias da semana; Números cardinais e ordinais, Quantidade; Idade; Alguns feriados; Partes do dia; Localização de pessoas e de objectos; Nome Gestual e nome próprio; Dactilologia; Cores; Material escolar; Meses do ano; Linha do tempo; Horas; Rotina diária; Cidades de Portugal; frases afirmativas/negativas; Mudanças de personagem; Pequenas histórias em LGP em imagens e/ou vídeo, dentro dos temas estudados; Estações do ano; Estados do tempo (meteorologia); vestuário; transportes; Alimentação e as refeições; Escola – anos de escolaridade, disciplinas; Estabelecimentos e instituições públicas; profissões; animais; Países e as suas capitais
4 . Estratégias e Metodologias de trabalho
4.1 Estratégias de gestão do programa
Estrutura por módulos, trabalho em grupo, imersão total no ambiente comunicacional da LGP (regra do silêncio, treino da observação visual, recurso à gestualidade espontânea).
Familiarização com a literatura disponível sobre as particularidades da comunidade surda e sobre a problemática da surdez.
4.2 Acompanhamento tutorial
4.3. Participação dos estudantes
Espera-se que os estudantes a tempo inteiro sejam assíduos e intervenientes, e dos estudantes-trabalhadores que combinem previamente com o docente o modo como participarão no desenrolar desta UC.
5. Aprendizagens esperadas
No final desta UC espera-se que os estudantes demonstrem praticamente, nos registos discursivos indicados no ponto 3, terem assimilado os conceitos e formas subjacentes aos temas e conteúdos aí indicados.
6. Actividades de desenvolvimento da unidade/ou complementares
Participação nas aulas, realização dos exercícios propostos pela docente. Participação em actividades extra-curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos nas aulas (seminários, encontros, conferências e eventos relacionados com a comunidade surda)
7. Avaliação e Classificação
Assiduidade e Participação 10%
Trabalho em Grupo 40%
Trabalho Individual Final 50%
A avaliação final é presencial.
8. Bibliografia essencial
Gestuário – Língua Gestual Portuguesa, Lisboa: Secretariado Nacional de Reabilitação – Livros SNR nº5, 2ª, Ed., 1995
BETTENCOURT, J., J CATARINO SOARES, “ Língua Gestual Portuguesa – Língua de uma Minoria Linguística “, in Integrar, nº4, Abr. A Jul.94 Lisboa IEFP/SNR, 1994, pp. 49-55
AMARAL,M.A. A. Coutinho, M.R.Delgado Martins, Para Uma Gramática da Língua Gestual Portuguesa, Lisboa: Edit.Caminho, 1994
Métodos de Ensino
Estrutura por módulos, trabalho em grupo, imersão total no ambiente comunicacional da LGP (regra do silêncio, treino da observação visual, recurso à gestualidade espontânea).
Familiarização com a literatura disponível sobre as particularidades da comunidade surda e sobre a problemática da surdez.
Espera-se que os estudantes a tempo inteiro sejam assíduos e intervenientes, e dos estudantes-trabalhadores que combinem previamente com o docente o modo como participarão no desenrolar desta UC.
Modo de Avaliação
Cálculo da Classificação Final
A avaliação terá duas vertentes. Uma será a avaliação contínua através da participação na aula e progresso demonstrado no uso da Língua durante o curso. Para além desta haverá uma Avaliação Final que visará os conteúdos ensinados ao longo do curso.
A avaliação final é presencial.
Observações
A língua de ensino desta UC é a LGP
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