This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > OP0010
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Língua Gestual Portuguesa

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2012/2013 - 1S

Código: OP0010    Sigla: LGP

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 7 Plano de Estudos 5,0 60 135,0
CS 1 Plano de Estudos 5,0 60 135,0
DESP 5 Plano de Estudos 5,0 60 135,0
LEB11 Plano de Estudos 5,0 60 135,0
PAP 4 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Carlos Gonçalves   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria José Duarte FreireResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Com esta UC, pretende-se que os alunos adquiram competências conversacionais em LGP, a um nível elementar, nomeadamente:
Saber produzir pequenas frases em LGP;
Saber como fazer perguntas simples e responder às mesmas; e saber desenvolver alguma competência comunicativa em LGP duma forma autónoma.
No final desta UC espera-se que os estudantes demonstrem praticamente, nos registos discursivos indicados no ponto 3, terem assimilado os conceitos e formas subjacentes aos temas e conteúdos aí indicados.


Programa

1. Introdução

A Língua Gestual Portuguesa é uma língua espaço visual, reconhecida pela Constituição Portuguesa como língua da comunidade surda portuguesa e como instrumento essencial na educação de crianças e jovens surdos. Assim, qualquer profissional de diferentes áreas de atividade, mas sobretudo no âmbito educativo, poderá vir a desenvolver o seu trabalho junto destas crianças e jovens, devendo por isso ter uma sensibilização e conhecimento da LGP.

2. Competências a desenvolver

Pretende-se que os alunos adquiram competências conversacionais em LGP, a um nível elementar, nomeadamente:
Saber produzir pequenas frases em LGP;
Saber como fazer perguntas simples e responder às mesmas; e saber desenvolver alguma competência comunicativa em LGP duma forma autónoma.




3. Temas e conteúdos

Apresentação; Família; Tipos de habitação e respectivas assoalhadas; Dias da semana; Números cardinais e ordinais, Quantidade; Idade; Alguns feriados; Partes do dia; Localização de pessoas e de objectos; Nome Gestual e nome próprio; Dactilologia; Cores; Material escolar; Meses do ano; Linha do tempo; Horas; Rotina diária; Cidades de Portugal; frases afirmativas/negativas; Mudanças de personagem; Pequenas histórias em LGP em imagens e/ou vídeo, dentro dos temas estudados; Estações do ano; Estados do tempo (meteorologia); vestuário; transportes; Alimentação e as refeições; Escola – anos de escolaridade, disciplinas; Estabelecimentos e instituições públicas; profissões; animais; Países e as suas capitais





4 . Estratégias e Metodologias de trabalho

4.1 Estratégias de gestão do programa
Estrutura por módulos, trabalho em grupo, imersão total no ambiente comunicacional da LGP (regra do silêncio, treino da observação visual, recurso à gestualidade espontânea).
Familiarização com a literatura disponível sobre as particularidades da comunidade surda e sobre a problemática da surdez.

4.2 Acompanhamento tutorial


4.3. Participação dos estudantes

Espera-se que os estudantes a tempo inteiro sejam assíduos e intervenientes, e dos estudantes-trabalhadores que combinem previamente com o docente o modo como participarão no desenrolar desta UC.



5. Aprendizagens esperadas

No final desta UC espera-se que os estudantes demonstrem praticamente, nos registos discursivos indicados no ponto 3, terem assimilado os conceitos e formas subjacentes aos temas e conteúdos aí indicados.


6. Actividades de desenvolvimento da unidade/ou complementares

Participação nas aulas, realização dos exercícios propostos pela docente. Participação em actividades extra-curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos nas aulas (seminários, encontros, conferências e eventos relacionados com a comunidade surda)

7. Avaliação e Classificação

Assiduidade e Participação 10%
Trabalho em Grupo 40%
Trabalho Individual Final 50%
A avaliação final é presencial.



8. Bibliografia essencial

Gestuário – Língua Gestual Portuguesa, Lisboa: Secretariado Nacional de Reabilitação – Livros SNR nº5, 2ª, Ed., 1995

BETTENCOURT, J., J CATARINO SOARES, “ Língua Gestual Portuguesa – Língua de uma Minoria Linguística “, in Integrar, nº4, Abr. A Jul.94 Lisboa IEFP/SNR, 1994, pp. 49-55

AMARAL,M.A. A. Coutinho, M.R.Delgado Martins, Para Uma Gramática da Língua Gestual Portuguesa, Lisboa: Edit.Caminho, 1994


Métodos de Ensino

Estrutura por módulos, trabalho em grupo, imersão total no ambiente comunicacional da LGP (regra do silêncio, treino da observação visual, recurso à gestualidade espontânea).
Familiarização com a literatura disponível sobre as particularidades da comunidade surda e sobre a problemática da surdez.
Espera-se que os estudantes a tempo inteiro sejam assíduos e intervenientes, e dos estudantes-trabalhadores que combinem previamente com o docente o modo como participarão no desenrolar desta UC.

Modo de Avaliação

Cálculo da
Classificação Final

A avaliação terá duas vertentes. Uma será a avaliação contínua através da participação na aula e progresso demonstrado no uso da Língua durante o curso. Para além desta haverá uma Avaliação Final que visará os conteúdos ensinados ao longo do curso.
A avaliação final é presencial.

Observações

A língua de ensino desta UC é a LGP

Opções
Página gerada em: 2024-05-05 às 18:40:39 Última actualização: 2010-07-19