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Contextos Profissionais

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2012/2013 - 2S

Código: PAP10007    Sigla: CP
Áreas Científicas: Artes

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Secção: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PAP 12 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Joana Matos   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria Margarida da Silva RochaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

− Planear e organizar visitas de estudo a contextos profissionais específicos, tendo em conta os recursos e o tempo disponíveis.
− Conhecer o funcionamento, as modalidades de gestão e o enquadramento legal dos contextos profissionais visitados.
− Reflectir sobre o vivido/observado, interpretar os dados recolhidos e discutir implicações.
− Utilizar de forma adequada as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
− Elaborar um portefólio digital sobre os contextos profissionais visitados.

Programa

A Unidade Curricular de “Contextos Profissionais” pretende contribuir para a reflexão dos estudantes sobre as actuais condições de produção e promoção de projectos artístico-culturais em Portugal, através do contacto com diversos contextos profissionais como suporte à construção de saberes pertinentes e fundamentais ao exercício da sua actividade, quer seja por conta própria ou em empresas e instituições vocacionadas para a gestão estratégica de recursos, consultoria e divulgação nas áreas culturais, patrimoniais, artísticas e/ou criativas e técnicas, em organismos tutelares do património, autarquias, museus, galerias de arte, bibliotecas, empresas turísticas, entre outros.


Métodos de Ensino

Prevêem-se sessões presenciais na Escola Superior de Educação (ESE) e visitas de estudo a contextos profissionais específicos. A metodologia a utilizar contempla modalidades e estratégias diversificadas de trabalho, que operacionalizem os conteúdos previstos e concorram para a aquisição e mobilização de competências.

As aulas de Contextos Profissionais assumem-se como espaços de aprendizagem que visam dotar os estudantes de uma vivência interdisciplinar, através de visitas de estudo e debates sobre questões contemporâneas da promoção artística, cultural e patrimonial. A metodologia consistirá em momentos expositivos, pesquisa, trabalho de campo em grupo (visitas de estudo) e realização individual de um trabalho (portefólio digital).

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

A avaliação é contínua e incidirá nos seguintes componentes:
− Componente A = 5% – Corresponde à assiduidade, pontualidade, empenho e qualidade da participação nas aulas.
− Componente B = 20% – Corresponde às visitas de estudo realizadas a contextos profissionais específicos.
− Componente C = 75% – Corresponde à elaboração de um portefólio digital sobre os contextos profissionais visitados.

Cálculo da
Classificação Final

Classificação final = 5%*A + 20%*B + 75%*C

Melhoria de Classificação
Final/Distribuída

Realização de um exame teórico-prático.

Bibliografia

Bibliografia:
- BELL, J. (2004). Como realizar um projeto de investigação. Lisboa: Gradiva.

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- SANTOS, A. S. (1995). Políticas Culturais Municipais e Animação do Espaço Urbano:
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Algumas Pistas de Análise. Coimbra: Oficinas do CES, Setembro, n.º 152. Disponível
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04/02

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