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Metodologias e Projectos de Animação Sócio-educativa
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2013/2014 - 2S
Código: |
AIS20022 |
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Sigla: |
MPASE |
Áreas Científicas: |
Matemática, Pedagogia, Ciências da Natureza |
Ocorrência: 2013/2014 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
ANIM |
13 |
Plano de Estudos |
2º, 3º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Luísa Manuela da Costa Ramos de Carvalho | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
No final da unidade curricular espera-se que os estudantes manifestem as seguintes competências:
- Identificar necessidades de animação sócio-educativa;
- Identificar boas práticas de animação socio-educativa;
- Analisar um projecto de animação socio-educativa; identificando as suas diferentes componentes;
- Elaborar, implementar e avaliar uma acção de intervenção socio-educativas;
- Construir, adaptar ou utilizar diferentes materiais, dinâmicas ou jogos educativos de acordo com os objectivos de intervenção a que se refere.
Programa
Temas e conteúdos:
- Conceitos de Animação Sócio-educativa;
- Problemáticas da Infância/Adolescência e Juventude (perturbações do comportamento social, abandono e insucesso escolar, negligência e maus tratos);
- Elaboração, implementação e avaliação de projectos de animação sócio-educativa;
- A realidade portuguesa: boas práticas de animação socio-educativa.
Métodos de Ensino
- Análise bibliográfica de textos distribuídos.
- Análise de boas práticas em animação socio-educativa;
- Elaboração de relatórios referentes à aplicação das metodologias e das acções desenvolvidas.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
Avaliação Contínua, através da:
- Relatório de intervenção em contextos específicos (50%)
- Apresentação em formato digital de uma organização (Associação, Escola, Organização Não Governamental) com boas práticas de animação socio-educativa (25%);
- Apresentação em formato digital de um recurso pedagógico disponível na comunidade lusófona para animadores socio-educativos (25%).
Exames:
Nesta UC os exames serão realizados através de uma prova escrita ou relatório de projecto de intervenção
Observações
AMBRÓSIO, Teresa; ESTEVÃO, Lucas; FRANÇA, Luís de; PINTO, Conceição Alves (1985) Inserção Social dos Jovens/Situação, Problemas e Perspectivas da Juventude em Portugal. Cadernos Juventude, IED, Lisboa.
BRANDES, Donna; PHILLIPS, Howard (1977) Manual de Jogos Educativos. Moraes Editores. Colec. Psicologia e Pedagogia. Lisboa.
JACQUIN, Guy (1963) A Educação pelo jogo. Livraria Editora Flamboyant. Colec. Psicologia e Educação. São Paulo.
MAISONNEUVE, Jean (1967) A Dinâmica dos Grupos. Colec. Vida e Cultura. Edição Livros do Brasil. Lisboa.
SALGUEIRO, Emílio (1990) Crianças Irrequietas. Dissertação de Doutoramento, Faculdade de Medicina de Lisboa. Pp.665, 668, 669, 663.
SAMPAIO, Daniel (1993) Vozes e Ruídos: Diálogos com Adolescentes. 2ª Ed. Col. Nosso Mundo, Editorial Caminho. Lisboa. P.214.
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