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Organização de Dados e Análise Estatística
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2013/2014 - 2S
Código: |
DESP20009 |
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Sigla: |
ODAE |
Áreas Científicas: |
Matemática |
Ocorrência: 2013/2014 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
DESP |
51 |
Plano de Estudos |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Catarina Raquel Santana Coutinho Alves Delgado | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Atualmente a estatística aplica-se a todos os campos do conhecimento, sendo necessária para ler, interpretar e transmitir informação. É, também, fundamental que um profissional do desporto, quer na sua vertente de recreação, quer na sua vertente de promoção da saúde, desenvolva a capacidade de ler e interpretar criticamente estudos que incluam metodologias quantitativas que contribuam para a sua actualização e desenvolvimento profissional. A necessidade de desenvolver competências ao nível da conceção de um estudo estatístico, quer no que respeita à recolha de dados, quer no que respeita à sua adequada interpretação, justifica-se, ainda, pela importância do desenvolvimento de uma postura investigativa, enquanto profissional. Esta unidade curricular visa o desenvolvimento de competências de recolha, organização e análise de dados que permitam interpretar e efetuar estudos estatísticos e a compreensão de noções básicas de probabilidades, indispensáveis ao processo de inferência estatística.
No âmbito desta UC os alunos deverão desenvolver competências que incluem os seguintes aspetos:
- Identifica, recolhe e seleciona informação analisando criticamente a credibilidade das fontes.
- Conhece e aplica ferramentas estatísticas na análise e resolução de problemas da realidade.
- Compreende e reflete criticamente sobre questões emergentes no mundo contemporâneo mobilizando ferramentas estatísticas.
- Recolhe, seleciona e analisa dados para desenvolver um projeto, programando as etapas de ação de acordo com os recursos e o tempo disponível.
- Interpreta e analisa criticamente dados teóricos e empíricos para resolver problemas e tomar decisões apropriadas ponderando riscos e benefícios e usando, se adequado, recursos tecnológicos.
- Utiliza a matemática e as novas tecnologias para modelar problemas da vida real.
Programa
Estatística
- Generalidades
- Técnicas de amostragem
- Organização e interpretação de caracteres estatísticos
- Medidas de localização e dispersão.
- Distribuições bidimensionais
Diagrama de dispersão e tabela de contingência
Coeficiente de correlação
Reta de regressão
Probabilidade
- Generalidades
- Definições de probabilidade
- Probabilidade condicional
- Acontecimentos independentes
- Modelos de probabilidade. Modelo normal.
Introdução à Inferência Estatística
Métodos de Ensino
O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará a participação ativa dos alunos quer em trabalho individual quer em trabalho de grupo, procurando o desenvolvimento das competências anteriormente referidas. Neste sentido, as sessões serão organizadas tendo em conta a leitura, discussão e análise de textos, a resolução e discussão de problemas que permitam abordar os aspetos referidos no programa e a realização de atividades de preparação para a conceção de um projeto.
O acompanhamento tutorial consistirá na orientação da preparação e apresentação do projeto e no esclarecimento de dúvidas sobre as temáticas em estudo.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
Espera-se que cada aluno: (a) esteja presente em, pelo menos, 75% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; (b) leia, analise e discuta os textos propostos; (c) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando com clareza e rigor os conhecimentos adquiridos; (d) se envolva no estudo/preparação para as diferentes atividades de avaliação.
Cálculo da Classificação Final
A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC. Serão tidos em conta (i) a participação nas aulas e nas sessões de trabalho, (ii) a realização e apresentação de um projeto (40%), (iii) um teste escrito (60%). Para poder concluir a disciplina na modalidade de avaliação contínua é necessário ter, no teste, um mínimo de 70 pontos (num total de 200).
Os estudantes que não puderem integrar-se no sistema de avaliação contínua realizarão um exame final.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
56 |
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Total: |
56 |
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