This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > DESP20009
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Organização de Dados e Análise Estatística

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2013/2014 - 2S

Código: DESP20009    Sigla: ODAE
Áreas Científicas: Matemática

Ocorrência: 2013/2014 - 2S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 51 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Elvira Maria Lázaro dos Santos   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Catarina Raquel Santana Coutinho Alves DelgadoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Atualmente a estatística aplica-se a todos os campos do conhecimento, sendo necessária para ler, interpretar e transmitir informação. É, também, fundamental que um profissional do desporto, quer na sua vertente de recreação, quer na sua vertente de promoção da saúde, desenvolva a capacidade de ler e interpretar criticamente estudos que incluam metodologias quantitativas que contribuam para a sua actualização e desenvolvimento profissional. A necessidade de desenvolver competências ao nível da conceção de um estudo estatístico, quer no que respeita à recolha de dados, quer no que respeita à sua adequada interpretação, justifica-se, ainda, pela importância do desenvolvimento de uma postura investigativa, enquanto profissional. Esta unidade curricular visa o desenvolvimento de competências de recolha, organização e análise de dados que permitam interpretar e efetuar estudos estatísticos e a compreensão de noções básicas de probabilidades, indispensáveis ao processo de inferência estatística.

No âmbito desta UC os alunos deverão desenvolver competências que incluem os seguintes aspetos:
- Identifica, recolhe e seleciona informação analisando criticamente a credibilidade das fontes.
- Conhece e aplica ferramentas estatísticas na análise e resolução de problemas da realidade.
- Compreende e reflete criticamente sobre questões emergentes no mundo contemporâneo mobilizando ferramentas estatísticas.
- Recolhe, seleciona e analisa dados para desenvolver um projeto, programando as etapas de ação de acordo com os recursos e o tempo disponível.
- Interpreta e analisa criticamente dados teóricos e empíricos para resolver problemas e tomar decisões apropriadas ponderando riscos e benefícios e usando, se adequado, recursos tecnológicos.
- Utiliza a matemática e as novas tecnologias para modelar problemas da vida real.

Programa

Estatística
- Generalidades
- Técnicas de amostragem
- Organização e interpretação de caracteres estatísticos
- Medidas de localização e dispersão.
- Distribuições bidimensionais
Diagrama de dispersão e tabela de contingência
Coeficiente de correlação
Reta de regressão

Probabilidade
- Generalidades
- Definições de probabilidade
- Probabilidade condicional
- Acontecimentos independentes
- Modelos de probabilidade. Modelo normal.

Introdução à Inferência Estatística


Métodos de Ensino

O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará a participação ativa dos alunos quer em trabalho individual quer em trabalho de grupo, procurando o desenvolvimento das competências anteriormente referidas. Neste sentido, as sessões serão organizadas tendo em conta a leitura, discussão e análise de textos, a resolução e discussão de problemas que permitam abordar os aspetos referidos no programa e a realização de atividades de preparação para a conceção de um projeto.

O acompanhamento tutorial consistirá na orientação da preparação e apresentação do projeto e no esclarecimento de dúvidas sobre as temáticas em estudo.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

Espera-se que cada aluno: (a) esteja presente em, pelo menos, 75% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; (b) leia, analise e discuta os textos propostos; (c) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando com clareza e rigor os conhecimentos adquiridos; (d) se envolva no estudo/preparação para as diferentes atividades de avaliação.

Cálculo da
Classificação Final

A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC. Serão tidos em conta (i) a participação nas aulas e nas sessões de trabalho, (ii) a realização e apresentação de um projeto (40%), (iii) um teste escrito (60%). Para poder concluir a disciplina na modalidade de avaliação contínua é necessário ter, no teste, um mínimo de 70 pontos (num total de 200).
Os estudantes que não puderem integrar-se no sistema de avaliação contínua realizarão um exame final.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  56
  Total: 56
Opções
Página gerada em: 2024-05-04 às 16:27:18 Última actualização: 2010-07-19