|
Organização de Dados e Análise Estatística
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2013/2014 - 2S
Código: |
DESP2008 |
|
Sigla: |
ODAE |
Áreas Científicas: |
Matemática |
Ocorrência: 2013/2014 - 2S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Catarina Raquel Santana Coutinho Alves Delgado | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
No âmbito desta UC os estudantes deverão desenvolver competências que incluem os seguintes aspetos:
– Identifica, recolhe e seleciona informação analisando criticamente a credibilidade das fontes.
– Conhece e aplica ferramentas estatísticas na análise e resolução de problemas da realidade.
– Compreende e reflete criticamente sobre questões emergentes no mundo contemporâneo mobilizando ferramentas estatísticas.
– Recolhe, seleciona e analisa dados para desenvolver um projeto, programando as etapas de ação de acordo com os recursos e o tempo disponível.
– Interpreta e analisa criticamente dados teóricos e empíricos para resolver problemas e tomar decisões apropriadas ponderando riscos e benefícios e usando, se adequado, recursos tecnológicos.
– Utiliza a Matemática e as novas tecnologias para modelar problemas da vida real.
Programa
Estatística
- Generalidades
- Técnicas de amostragem
- Organização e interpretação de caracteres estatísticos
- Medidas de localização e dispersão.
- Distribuições bidimensionais
Diagrama de dispersão e tabela de contingência
Coeficiente de correlação
Reta de regressão
Probabilidade
- Generalidades
- Definições de probabilidade
- Probabilidade condicional
- Acontecimentos independentes
- Modelos de probabilidade. Modelo normal.
Introdução à Inferência Estatística
Métodos de Ensino
O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará a participação ativa dos alunos quer em trabalho individual quer em trabalho de grupo. As aulas serão organizadas tendo em conta a leitura, discussão e análise de textos, a resolução e discussão de problemas e a realização de atividades de preparação para a conceção de um projeto.
O acompanhamento tutorial consistirá na orientação da preparação e apresentação do projeto e no esclarecimento de dúvidas sobre as temáticas em estudo.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
Espera-se que cada aluno: (a) esteja presente em, pelo menos, 75% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; (b) leia, analise e discuta os textos propostos; (c) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando com clareza e rigor os conhecimentos adquiridos; (d) se envolva no estudo/preparação para as diferentes atividades de avaliação.
Cálculo da Classificação Final
Serão tidos em conta a realização e discussão de um projeto (40%) e um teste escrito (60%). Para poder concluir a disciplina na modalidade de avaliação contínua é necessário ter, no teste, um mínimo de 70 pontos (num total de 200).
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
56 |
|
|
Total: |
56 |
|
|