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Matemática, Cultura e Realidade
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2013/2014 - 2S
Código: |
EDB10007 |
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Sigla: |
MCR |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Ocorrência: 2013/2014 - 2S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Maria de Fátima Pista Calado Mendes | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A matemática constitui um património cultural da humanidade. Esta área do saber contribui para a produção do conhecimento humano fundamental na compreensão da realidade social e natural. Assim, considera-se essencial a capacidade de reflectir sobre a interpretação matemática de situações do mundo contemporâneo, bem como o conhecimento de alguns aspectos da história da matemática que ilustrem a forma como esta ciência tem evoluído.
No âmbito desta UC os estudantes deverão desenvolver competências que incluem os seguintes aspectos:
- Compreende a história e a natureza da matemática e reconhece o impacto desta ciência na sociedade
- Mobiliza conhecimentos sobre a origem, evolução e natureza da matemática e a capacidade de os comunicar de forma clara e coerente
- Usa instrumentos conceptuais e metodológicos na análise de situações que envolvem informação de carácter matemático
- Identifica, formula e resolve problemas, ponderando riscos e benefícios na tomada de decisões
- Analisa criticamente dados teóricos e empíricos para resolver problemas e tomar decisões apropriadas
- Mobiliza conhecimento matemático adequado à problematização e interpretação de questões emergentes do mundo contemporâneo.
Programa
No âmbito desta Unidade Curricular (UC) os estudantes deverão desenvolver competências que incluem os seguintes aspetos:
– Compreende a história e a natureza da Matemática e reconhece o impacto desta ciência na sociedade
– Mobiliza conhecimentos sobre a origem, evolução e natureza da Matemática e a capacidade de os comunicar de forma clara e coerente
– Usa instrumentos concetuais e metodológicos na análise de situações que envolvem informação de carácter matemático – Identifica, formula e resolve problemas, ponderando riscos e benefícios na
tomada de decisões
– Analisa criticamente dados teóricos e empíricos para resolver problemas e tomar decisões apropriadas
– Mobiliza conhecimento matemático adequado à problematização e interpretação de questões emergentes do mundo contemporâneo
Conteúdos
Matemática, Cultura e Realidade
Sistemas de deteção de erros
Grafos e aplicações
Teorema das quatro cores
Crescimento exponencial e linear
Potências de base 10 e notação científica
Geometria, Cultura e Realidade
Geometria euclidiana
Geometrias não euclidianas
Geometria esférica
Geometria do motorista de táxi
Número como linguagem
Sistemas de numeração
Desenvolvimento de sistemas de numeração
Organização e potencialidades dos sistemas de numeração posicionais
Números e regularidades
Métodos de Ensino
O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará a participação ativa dos estudantes, individualmente ou em grupo, procurando promover a construção de conhecimentos sustentada na reflexão sobre a natureza e o desenvolvimento do
conhecimento matemático. Neste sentido serão valorizadas as aplicações da Matemática e o seu papel no mundo contemporâneo.
As sessões serão organizadas tendo em conta a leitura e discussão de textos, apresentação pelo professor ou pelos estudantes de temas do programa, resolução de
problemas e de investigações matemáticas.
O acompanhamento tutorial consistirá na orientação e organização do estudo sobre as várias temáticas e no esclarecimento de dúvidas decorrentes do estudo. Pode ser feito presencialmente ou a distância.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC. Serão tidos em conta (i) a assiduidade, (ii) a realização de um teste escrito (65%) e (iii) a realização de um trabalho de grupo sobre um dos temas da UC (35%). Para poder concluir a UC na
modalidade de avaliação contínua é necessário ter um mínimo de 70 pontos no teste, num total de 200. Os estudantes que não optem por avaliação contínua ou não obtenham aí classificação positiva, poderão realizar um exame final.
Cálculo da Classificação Final
Média ponderada das classificações obtidas no teste (65%) e no trabalho de grupo (35%).
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