This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > EDB10007
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Matemática, Cultura e Realidade

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2013/2014 - 2S

Código: EDB10007    Sigla: MCR
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência

Ocorrência: 2013/2014 - 2S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 57 Plano de Estudos até 2014/15 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Catarina Delgado   8,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria de Fátima Pista Calado MendesResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

A matemática constitui um património cultural da humanidade. Esta área do saber contribui para a produção do conhecimento humano fundamental na compreensão da realidade social e natural. Assim, considera-se essencial a capacidade de reflectir sobre a interpretação matemática de situações do mundo contemporâneo, bem como o conhecimento de alguns aspectos da história da matemática que ilustrem a forma como esta ciência tem evoluído.
No âmbito desta UC os estudantes deverão desenvolver competências que incluem os seguintes aspectos:

- Compreende a história e a natureza da matemática e reconhece o impacto desta ciência na sociedade
- Mobiliza conhecimentos sobre a origem, evolução e natureza da matemática e a capacidade de os comunicar de forma clara e coerente
- Usa instrumentos conceptuais e metodológicos na análise de situações que envolvem informação de carácter matemático
- Identifica, formula e resolve problemas, ponderando riscos e benefícios na tomada de decisões
- Analisa criticamente dados teóricos e empíricos para resolver problemas e tomar decisões apropriadas
- Mobiliza conhecimento matemático adequado à problematização e interpretação de questões emergentes do mundo contemporâneo.

Programa

No âmbito desta Unidade Curricular (UC) os estudantes deverão desenvolver competências que incluem os seguintes aspetos:
– Compreende a história e a natureza da Matemática e reconhece o impacto desta ciência na sociedade
– Mobiliza conhecimentos sobre a origem, evolução e natureza da Matemática e a capacidade de os comunicar de forma clara e coerente
– Usa instrumentos concetuais e metodológicos na análise de situações que envolvem informação de carácter matemático – Identifica, formula e resolve problemas, ponderando riscos e benefícios na
tomada de decisões
– Analisa criticamente dados teóricos e empíricos para resolver problemas e tomar decisões apropriadas
– Mobiliza conhecimento matemático adequado à problematização e interpretação de questões emergentes do mundo contemporâneo

Conteúdos
Matemática, Cultura e Realidade
Sistemas de deteção de erros
Grafos e aplicações
Teorema das quatro cores
Crescimento exponencial e linear
Potências de base 10 e notação científica

Geometria, Cultura e Realidade
Geometria euclidiana
Geometrias não euclidianas
Geometria esférica
Geometria do motorista de táxi

Número como linguagem
Sistemas de numeração
Desenvolvimento de sistemas de numeração
Organização e potencialidades dos sistemas de numeração posicionais
Números e regularidades


Métodos de Ensino

O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará a participação ativa dos estudantes, individualmente ou em grupo, procurando promover a construção de conhecimentos sustentada na reflexão sobre a natureza e o desenvolvimento do
conhecimento matemático. Neste sentido serão valorizadas as aplicações da Matemática e o seu papel no mundo contemporâneo.
As sessões serão organizadas tendo em conta a leitura e discussão de textos, apresentação pelo professor ou pelos estudantes de temas do programa, resolução de
problemas e de investigações matemáticas.
O acompanhamento tutorial consistirá na orientação e organização do estudo sobre as várias temáticas e no esclarecimento de dúvidas decorrentes do estudo. Pode ser feito presencialmente ou a distância.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC. Serão tidos em conta (i) a assiduidade, (ii) a realização de um teste escrito (65%) e (iii) a realização de um trabalho de grupo sobre um dos temas da UC (35%). Para poder concluir a UC na
modalidade de avaliação contínua é necessário ter um mínimo de 70 pontos no teste, num total de 200. Os estudantes que não optem por avaliação contínua ou não obtenham aí classificação positiva, poderão realizar um exame final.

Cálculo da
Classificação Final

Média ponderada das classificações obtidas no teste (65%) e no trabalho de grupo (35%).

Opções
Página gerada em: 2024-05-04 às 10:39:54 Última actualização: 2010-07-19