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Conceitos Fundamentais de Matemática
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2013/2014 - 1S
Código: |
EDB10013 |
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Sigla: |
CFM |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Ocorrência: 2013/2014 - 1S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Maria de Fátima Pista Calado Mendes | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Esta Unidade Curricular visa a compreensão e o aprofundamento dos conceitos básicos considerados fundamentais, num processo de domínio seguro das noções a descobrir, a construir, a interiorizar a aplicar. Os temas serão explorados numa perspectiva de resolução de problemas, considerando esta como um processo a partir do qual os estudantes têm a possibilidade de relacionar a matemática com o mundo que os rodeia e, por outro, de explorar e analisar situações com significado dentro da própria matemática. Assim, os conceitos serão abordados de forma a incluir numerosas e variadas experiências de resolução de problemas e de utilização de materiais diversificados.
Objetivos de aprendizagem
Compreende e mobiliza, de uma forma aprofundada, conceitos e procedimentos
associados a temas fundamentais da Matemática, tais como:
Geometria e Medida
Número e Operações
Álgebra e Funções
– Usa o raciocínio indutivo e dedutivo
– Reconhece e utiliza o discurso específico da Matemática para comunicar de forma
eficaz
– Evidencia a capacidade de conectar ideias, conceitos e procedimentos
matemáticos
– Evidencia a capacidade de fundamentar o conhecimento matemático
Programa
Conteúdos programáticos
– Geometria e Medida
Sólidos geométricos
Volume e capacidade
Planificação de modelos de sólidos geométricos
Propriedades das figuras planas
Áreas e perímetros
Figuras geometricamente iguais e figuras equivalentes
– Número e operações
Conjuntos numéricos
Propriedades dos números
Propriedades das operações
– Álgebra e Funções
Regularidades e sequências numéricas
Progressões aritméticas e geométricas
Famílias de funções e sua representação
Métodos de Ensino
O trabalho a desenvolver privilegiará a participação ativa dos estudantes quer em
trabalho individual quer em trabalho de grupo procurando o aprofundamento de
conhecimentos sobre diferentes temas da Matemática.
As sessões são organizadas num contexto de resolução de problemas. O processo inclui
resolução de problemas e elaboração de relatórios; exposição de determinadas
temáticas; elaboração e discussão, em grupo, de pequenos trabalhos.
O acompanhamento tutorial, individual ou em grupo, consistirá na orientação e
organização do estudo sobre as temáticas a aprofundar, para além do esclarecimento de
dúvidas decorrentes do estudo efetuado. Poderá ser feito presencialmente ou a distância.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC. Serão tidos em conta
(i) a assiduidade, (ii) a participação nas aulas e nas sessões de trabalho, (iii) a realização
de dois testes escritos, correspondendo cada um a 50% da classificação final da UC (iv) a
realização de um exame (desde que os estudantes não optem por avaliação contínua).
Cada teste incide sobre uma parte dos conteúdos da UC e os dois testes cobrem a totalidade dos conteúdos. Para poder concluir a UC na modalidade de avaliação contínua é necessário que a média dos testes corresponda a 10 valores, sendo obrigatório que em cada um dos testes seja obtido, no mínimo, 7 valores.
Espera-se que cada aluno: (a) esteja presente em, pelo menos, 75% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; (b) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando com clareza e rigor os conhecimentos adquiridos; (c) se envolva no estudo/preparação para as diferentes atividades de avaliação.
Cada teste incide sobre uma parte dos conteúdos da disciplina e os dois testes cobrem a totalidade dos conteúdos. Para poder concluir a disciplina na modalidade de avaliação contínua é necessário ter, em cada um dos testes, um mínimo de 70 pontos (num total de 200).
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