This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > EDB10013
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Conceitos Fundamentais de Matemática

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2013/2014 - 1S

Código: EDB10013    Sigla: CFM
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência

Ocorrência: 2013/2014 - 1S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 55 Plano de Estudos até 2014/15 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Catarina Delgado   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria de Fátima Pista Calado MendesResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Esta Unidade Curricular visa a compreensão e o aprofundamento dos conceitos básicos considerados fundamentais, num processo de domínio seguro das noções a descobrir, a construir, a interiorizar a aplicar. Os temas serão explorados numa perspectiva de resolução de problemas, considerando esta como um processo a partir do qual os estudantes têm a possibilidade de relacionar a matemática com o mundo que os rodeia e, por outro, de explorar e analisar situações com significado dentro da própria matemática. Assim, os conceitos serão abordados de forma a incluir numerosas e variadas experiências de resolução de problemas e de utilização de materiais diversificados.

Objetivos de aprendizagem
Compreende e mobiliza, de uma forma aprofundada, conceitos e procedimentos
associados a temas fundamentais da Matemática, tais como:
 Geometria e Medida
Número e Operações
 Álgebra e Funções
– Usa o raciocínio indutivo e dedutivo
– Reconhece e utiliza o discurso específico da Matemática para comunicar de forma
eficaz
– Evidencia a capacidade de conectar ideias, conceitos e procedimentos
matemáticos
– Evidencia a capacidade de fundamentar o conhecimento matemático

Programa

Conteúdos programáticos
– Geometria e Medida
 Sólidos geométricos
 Volume e capacidade
 Planificação de modelos de sólidos geométricos
 Propriedades das figuras planas
 Áreas e perímetros
 Figuras geometricamente iguais e figuras equivalentes
– Número e operações
 Conjuntos numéricos
 Propriedades dos números
 Propriedades das operações
– Álgebra e Funções
 Regularidades e sequências numéricas
 Progressões aritméticas e geométricas
 Famílias de funções e sua representação


Métodos de Ensino

O trabalho a desenvolver privilegiará a participação ativa dos estudantes quer em
trabalho individual quer em trabalho de grupo procurando o aprofundamento de
conhecimentos sobre diferentes temas da Matemática.
As sessões são organizadas num contexto de resolução de problemas. O processo inclui
resolução de problemas e elaboração de relatórios; exposição de determinadas
temáticas; elaboração e discussão, em grupo, de pequenos trabalhos.
O acompanhamento tutorial, individual ou em grupo, consistirá na orientação e
organização do estudo sobre as temáticas a aprofundar, para além do esclarecimento de
dúvidas decorrentes do estudo efetuado. Poderá ser feito presencialmente ou a distância.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC. Serão tidos em conta
(i) a assiduidade, (ii) a participação nas aulas e nas sessões de trabalho, (iii) a realização
de dois testes escritos, correspondendo cada um a 50% da classificação final da UC (iv) a
realização de um exame (desde que os estudantes não optem por avaliação contínua).
Cada teste incide sobre uma parte dos conteúdos da UC e os dois testes cobrem a totalidade dos conteúdos. Para poder concluir a UC na modalidade de avaliação contínua é necessário que a média dos testes corresponda a 10 valores, sendo obrigatório que em cada um dos testes seja obtido, no mínimo, 7 valores.
Espera-se que cada aluno: (a) esteja presente em, pelo menos, 75% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; (b) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando com clareza e rigor os conhecimentos adquiridos; (c) se envolva no estudo/preparação para as diferentes atividades de avaliação.
Cada teste incide sobre uma parte dos conteúdos da disciplina e os dois testes cobrem a totalidade dos conteúdos. Para poder concluir a disciplina na modalidade de avaliação contínua é necessário ter, em cada um dos testes, um mínimo de 70 pontos (num total de 200).

Opções
Página gerada em: 2024-05-04 às 09:49:16 Última actualização: 2010-07-19