This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > EDB20003
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Geometria e Medida

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2013/2014 - 1S

Código: EDB20003    Sigla: GM
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência

Ocorrência: 2013/2014 - 1S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 64 Plano de Estudos até 2014/15 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Elvira Maria Lázaro dos Santos   4,00
Maria de Fátima Mendes   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria de Fátima Pista Calado MendesResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

– Compreender, mobilizar e fundamentar conceitos e procedimentos associados aos temas Geometria e Medida;
– Resolver problemas recorrendo à visualização e raciocínio espaciais, a modelos geométricos e ao conhecimento sobre formas, suas características e propriedades, usando, nomeadamente ambientes de geometria dinâmica;
– Usar, adequadamente, conceitos, ferramentas e fórmulas para determinar medidas, mobilizando conhecimento sobre unidades, sistemas e processos de medição;
– Comunicar de forma clara e coerente mobilizando conhecimento relativo aos temas Geometria e Medida;
– Demonstrar capacidades de questionamento de realidades e saberes;
– Evidenciar a capacidade de conectar ideias, conceitos e procedimentos matemáticos;
– Desenvolver e avaliar argumentos matemáticos relacionados com o tema usando diversos raciocínios e métodos de prova;
– Revelar autonomia na formulação e resolução de problemas de carácter matemático;
– Compreender como se aprende geometria.

Programa

Tendo por pano de fundo a análise de questões e problemas envolvendo informação de carácter matemático, procurar-se-á, nesta unidade curricular, proporcionar aos alunos uma experiência matemática que lhes permita compreender, aprofundar e mobilizar conceitos, processos e procedimentos considerados fundamentais relativos aos temas Geometria e Medida.

Conteúdos programáticos
Os conteúdos desta UC, organizam-se em torno de dois grandes temas:
• Geometria do plano e do espaço
• Grandezas e Medidas
Geometria do plano e do espaço
Perspectiva histórica da Geometria.
Formas geométricas tridimensionais: definições, propriedades e relações entre elas.
Planificação, representação e construção de vistas de sólidos geométricos.
Retas, planos e posições relativas.
Figuras planas: definições, propriedades e relações entre elas.
Vetores no plano.
Transformações geométricas, isometrias e semelhanças.
Polígonos e pavimentações.
Representação de objectos geométricos usando referenciais cartesianos.
Grandezas e medidas
Conceitos de grandeza e de medida.
Grandezas e processos de medição de grandezas:
Sistemas de unidades de medida padronizadas e não padronizadas.
Comprimento e área:
Comprimento e medida de comprimentos;
Perímetro de figuras planas;
Superfície, área e medida de áreas
 Área de figuras planas (quadrado, rectângulo, triângulo, losango, trapézio, polígono regular de n lados, círculo e sector circular);
 Determinação de áreas por enquadramento e decomposição.
Amplitude de ângulos e medidas de amplitude.
Volume e capacidade:
 Medida de volumes e de capacidades;
 Volumes de formas geométricas tridimensionais (construções com cubos, prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas);
Estimação de medidas de grandezas.

Articulação dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular:
Esta UC visa a compreensão e a mobilização de conceitos e procedimentos associados aos temas Geometria e Medida, daí o aprofundamento de aspetos associados a estes dois temas. Uma vez que se pretende que os estudantes usem, adequadamente, conceitos, ferramentas e fórmulas para determinar medidas, mobilizando conhecimento sobre unidades, sistemas e processos de medição são-lhes proporcionadas situações que contribuam para alcançar estes objetivos. O trabalho em torno dos conteúdos programáticos contribui, também para que os estudantes desenvolvam a sua capacidade de comunicar de forma clara e coerente mobilizando conhecimento relativo aos temas Geometria e Medida.


Métodos de Ensino

O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC, privilegiará a participação ativa dos estudantes, quer em trabalho individual, quer em trabalho de grupo, procurando o aprofundamento de conhecimentos relacionados com os temas indicados.
As sessões incluem a apresentação e análise de conteúdos programáticos, num contexto de resolução de problemas e exploração de tarefas de investigação. Os processos de trabalho abrangem resolução de tarefas propostas e elaboração de relatórios; realização e apresentação de trabalhos escritos; leitura, discussão e análise de artigos científicos sobre os temas da unidade curricular.
O acompanhamento tutorial consistirá na orientação e organização do estudo sobre as várias temáticas e também o esclarecimento de dúvidas decorrentes do estudo. Poderá ser feito presencialmente ou a distância.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC. Serão tidos em conta (i) a assiduidade, (ii) a participação nas aulas e nas sessões de trabalho, e (iii) a realização de dois testes escritos.
Cada teste incide sobre uma parte dos conteúdos da UC e os dois testes cobrem a totalidade dos conteúdos. Para poder concluir a UC na modalidade de avaliação contínua é necessário ter, em cada um dos testes, um mínimo de 70 pontos (num total de 200). Cada um dos testes tem um peso de 50% na avaliação final da UC.
Espera-se que cada estudante: (a) esteja presente em, pelo menos, 75% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; (b) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando com clareza e rigor os conhecimentos adquiridos; (c) se envolva no estudo/preparação para as diferentes atividades de avaliação.

Opções
Página gerada em: 2024-05-04 às 18:25:23 Última actualização: 2010-07-19