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Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2013/2014 - 1S

Código: EDB20006    Sigla: ADL
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência

Ocorrência: 2013/2014 - 1S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 64 Plano de Estudos até 2014/15 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Ana Castro   4,00
Dina Paula Jorge Caetano Alves   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ana Lucia Alvito dos Santos Furtado de CastroResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Fornecer as bases essenciais ao estudo da Ciência da Linguagem;
- Reflectir sobre a importância e a especificidade do fenómeno comunicativo, das linguagens, das línguas e, em particular, da Língua Portuguesa;
- Problematizar as principais teorias interpretativas do fenómeno da aquisição da Linguagem;
- Equacionar o papel do desenvolvimento da linguagem no contexto do desenvolvimento global da criança;
- Caracterizar processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem verbal (oral e escrita);
- Relacionar linguagem, literacia e aprendizagem;
- Planificar estratégias educativas para o desenvolvimento da linguagem verbal (oral/escrita) das crianças;
- Compreender a importância da emergência da literacia no contexto do sucesso da leitura;
- Relacionar práticas culturais e sociais, relativas à leitura e à escrita, com diferentes percepções sobre linguagem escrita;
- Equacionar o papel dos media, designadamente da Televisão, no desenvolvimento da Linguagem das crianças
- Problematizar o papel das práticas educativas no desenvolvimento da linguagem.


Programa

Serão objeto do trabalho, os seguintes temas que se apresentam organizados em conteúdos gerais:

A. Comunicação e linguagem: a especificidade da Linguagem humana
1. A Aquisição da Linguagem
1.1. Bases biológicas, cognitivas e sociais da aquisição e desenvolvimento da linguagem
1.2. Teorias interpretativas: as perspectivas comportamental, inatista, cognitivista e socio-cognitivista
1.3. Factores favorecedores da aquisição e desenvolvimento da linguagem: a interacção verbal
2. Linguagem e cognição
2.1. Desenvolvimento linguístico e desenvolvimento cognitivo.
2.2. Propriedades da linguagem (e do uso da língua).
2.3. Linguagem e aprendizagem
2.4. O conhecimento da Língua Portuguesa: competências nucleares.
2.5. Metodologias de recolhas de dados em aquisição: métodos naturalistas e métodos experimentais; métodos transversais e métodos longitudinais

B. A Comunicação pré-verbal
1. Caracterização das trocas comunicativas neste período.
2. A importância destas trocas para a aquisição e desenvolvimento da linguagem verbal
C. A Comunicação verbal
1. A compreensão e produção em língua materna
1.1. Estratégias e processos de aquisição da linguagem
1.2. O desenvolvimento da consciência linguística
2. O desenvolvimento fonológico
2.1. Compreensão e produção dos sons da língua
3. O desenvolvimento lexico-semântico
3.1. Estratégias de compreensão e produção dos morfemas lexicais e dos significados
4. O desenvolvimento morfo-sintáctico
4.1. A compreensão e produção dos morfemas gramaticais
4.2. A arquitectura frásica: aspectos essenciais
4.3. A compreensão e produção de frases e discursos
5. O desenvolvimento da pragmática
5.1. A Língua em contexto: os usos
5.2. O desenvolvimento da competência comunicativa: objectivos e estratégias no âmbito da educação pré-escolar
5.3. Os Media e o desenvolvimento da linguagem: a interacção das crianças com a Televisão
6. A língua escrita
6.1. Concepções precoces acerca da linguagem escrita: funcionalidade, aspectos figurativos e aspectos conceptuais
6.2. Actividades cognitivas implicadas na leitura e na escrita
6.3. A aprendizagem da leitura e da escrita: modelos ascendentes, descendentes e interactivos


Métodos de Ensino

Privilegiar-se-á uma metodologia que propicie a relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa, quer individual, quer em grupo. Ter-se-á como preocupação de fundo o desenvolvimento de competências de resolução de problemas, de análise e de síntese, o espírito crítico, a criatividade e a autonomia, pelo que a discussão orientada de trabalhos, o debate, o trabalho em grupo e a exposição de temáticas do programa constituirão estratégias preferenciais.

As aulas desta unidade curricular assumirão, por isso, a dinâmica de seminário, havendo lugar a exposições, análise e discussão de textos e outros materiais, visando a sistematização conjunta de conclusões. A componente teórica visará sobretudo compreensão e apropriação dos processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem verbal oral e escrita das crianças para o que os estudantes terão de mobilizar os conhecimentos adquiridos sobre a estrutura e funcionamento da língua portuguesa.

Deste modo, a abertura dos temas do programa será da responsabilidade da docente. O desenvolvimento temático e todos os aspectos práticos a tratar serão da responsabilidade dos estudantes, constituindo, por isso, objecto de avaliação.

Prevê-se ainda a realização de trabalho de terreno, que consistirá na observação de práticas de linguagem em contexto educativo, essenciais para a reflexão sobre estratégias educativas potenciadoras da linguagem destas crianças.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

Espera-se que cada estudante assista a um mínimo de 75% das aulas, participe de forma crítica e construtiva nas actividades e tarefas propostas, realize trabalhos de pesquisa, observação e reflexão sobre as temáticas propostas, tendo em vista a apropriação dos conteúdos e competências previstos nesta unidade curricular.
Os trabalhadores-estudantes deverão negociar formas individuais de participação e avaliação na primeira quinzena do semestre.

Cálculo da
Classificação Final

A avaliação incluirá a participação dos estudantes nas aulas e a realização frequente de trabalhos práticos, a elaboração de um trabalho em suporte digital (ppt/blog/webpage) sobre as actividades de terreno e um teste. Neste sentido, a classificação final terá em conta os seguintes elementos:

- Assiduidade e pontualidade (10%) e apresentação de leituras e pesquisas (10%);
- Dinamização em grupo de parte de uma aula: apresentação dos trabalhos de terreno (45%):
- Teste sobre a globalidade dos conteúdos do programa articulados com a observação de práticas de linguagem em contexto (35%).

Observações

Os estudantes deverão dominar e mobilizar conceitos fundamentais da ciência linguística e produzir textos de acordo com as tipologias propostas e sobre problemáticas diversificadas. Deste modo, deverão apresentar publicamente trabalhos, dominando técnicas de expressão oral assentes em suportes tecnológicos diversificados, tendo em vista assegurar não só a aquisição de competências essenciais ao percurso académico, bem como à prossecução de estudos.

Opções
Página gerada em: 2024-05-06 às 00:05:09 Última actualização: 2010-07-19