This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > EDB30005
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Introdução à Didática do Estudo do Meio

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2013/2014 - 2S

Código: EDB30005    Sigla: IDEM
Áreas Científicas: Didáctica Específica

Ocorrência: 2013/2014 - 2S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 83 Plano de Estudos até 2014/15 4,0 48 108,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4,15

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,30
Fernando Almeida   2,60
Leonor Saraiva   5,70


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria Leonor da Graça SaraivaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

As crianças estão constantemente a aprender coisas acerca do mundo em que vivem e possuem já algumas ideias bem firmes sobre o que as rodeia. Quando entram num contexto educativo formal, as ideias prévias que as crianças têm vão influenciar o modo como participam nas atividades educativas. Em muitos casos, a passagem de uma abordagem de senso comum e empírica para uma visão científica tem de ser uma das tarefas dos educadores.
Cabe aos educadores e professores estarem conscientes dessas ideias e experiências anteriores para poderem desenvolver os conceitos científicos, as capacidades, as atitudes e os valores dos alunos, atendendo às suas características psicológicas e sociológicas. É fundamental que os educadores e professores tenham uma ideia clara acerca da natureza das suas próprias experiências e ideias sobre as ciências, dando ênfase ao desenvolvimento de competências (processos científicos) e à exploração de conceitos unificadores (científicos e metacientíficos) na organização do ensino e da aprendizagem das ciências nos primeiros anos de escolaridade. O desenvolvimento destas competências é, também, um fator de cidadania e de integração, com efeitos no desenvolvimento da sociedade.
A finalidade desta unidade curricular é proporcionar aos futuros educadores e professores do ensino básico os conhecimentos fundamentais, tanto de ordem conceptual como metodológica, para poderem contribuir eficazmente para a educação científica das crianças, quer relativamente ao “mundo natural” quer ao “mundo social”. Optou-se por dividi-la em módulos destinados a introduzir os conhecimentos e as abordagens da didática das ciências da natureza e das ciências sociais aos futuros educadores e professores. Cada módulo é formado por duas Unidades temáticas ou programáticas que, em conjunto, vão contribuir para os fins que se propõem nesta UC.

Programa

Ver a versão completa do Programa no Moodle.


Modo de Avaliação

Opções
Página gerada em: 2024-05-04 às 13:58:27 Última actualização: 2010-07-19