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Contextos Profissionais
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2013/2014 - 2S
Código: |
PAP10007 |
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Sigla: |
CP |
Áreas Científicas: |
Artes |
Ocorrência: 2013/2014 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
PAP |
8 |
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Maria Margarida da Silva Rocha | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
− Planear e organizar visitas de estudo a contextos profissionais específicos, tendo em conta os recursos e o tempo disponíveis.
− Conhecer o funcionamento, as modalidades de gestão e o enquadramento legal dos contextos profissionais visitados.
− Reflectir sobre o vivido/observado, interpretar os dados recolhidos e discutir implicações.
− Utilizar de forma adequada as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
− Elaborar um portefólio digital sobre os contextos profissionais visitados.
Programa
A Unidade Curricular de “Contextos Profissionais” pretende contribuir para a reflexão dos estudantes sobre as actuais condições de produção e promoção de projectos artístico-culturais em Portugal, através do contacto com diversos contextos profissionais como suporte à construção de saberes pertinentes e fundamentais ao exercício da sua actividade, quer seja por conta própria ou em empresas e instituições vocacionadas para a gestão estratégica de recursos, consultoria e divulgação nas áreas culturais, patrimoniais, artísticas e/ou criativas e técnicas, em organismos tutelares do património, autarquias, museus, galerias de arte, bibliotecas, empresas turísticas, entre outros.
Métodos de Ensino
Prevêem-se sessões presenciais na Escola Superior de Educação (ESE) e visitas de estudo a contextos profissionais específicos. A metodologia a utilizar contempla modalidades e estratégias diversificadas de trabalho, que operacionalizem os conteúdos previstos e concorram para a aquisição e mobilização de competências.
As aulas de Contextos Profissionais assumem-se como espaços de aprendizagem que visam dotar os estudantes de uma vivência interdisciplinar, através de visitas de estudo e debates sobre questões contemporâneas da promoção artística, cultural e patrimonial. A metodologia consistirá em momentos expositivos, pesquisa, trabalho de campo em grupo (visitas de estudo) e realização individual de um trabalho (portefólio digital).
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
A avaliação é contínua e incidirá nos seguintes componentes:
− Componente A = 5% – Corresponde à assiduidade, pontualidade, empenho e qualidade da participação nas aulas.
− Componente B = 20% – Corresponde às visitas de estudo realizadas a contextos profissionais específicos.
− Componente C = 75% – Corresponde à elaboração de um portefólio digital sobre os contextos profissionais visitados.
Cálculo da Classificação Final
Classificação final = 5%*A + 20%*B + 75%*C
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
Realização de um exame teórico-prático.
Bibliografia
Bibliografia:
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04/02
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