|
Seminário de Investigação e de Projecto
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2013/2014 - 1S
Código: |
PAP20006 |
|
Sigla: |
SIP |
Áreas Científicas: |
Matemática, Ciências Sociais |
Ocorrência: 2013/2014 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
PAP |
13 |
Plano de Estudos |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Ana Maria Pires Pessoa | Responsável | Fernando Miguel de Matos Vasconcelos Almeida | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
As intervenções profissionais na área da Promoção Artística e do Património só adquirem um sentido pleno e uma eficácia própria, se consistirem em respostas adequadas aos problemas e aos contextos que as justificam.
Esta unidade curricular visa enquadrar a proposta e as primeiras fases de desenvolvimento de um Projecto que se pretende seja uma resposta possível a um problema previamente identificado.
Pretende-se que os alunos consigam integrar diferentes tipos de saberes construídos no seu processo de formação neste curso. Assim, deverão integrar neste trabalho as dimensões teóricas, metodológicas e práticas no desenvolvimento da resposta a um problema, devidamente fundamentado e conhecido.
No âmbito deste trabalho, entende-se por problema uma situação com consequências nefastas para um grupo mais ou menos alargado de indivíduos. Se a situação problemática pode referir-se a diferentes tipos de natureza e verificar-se em contextos diferentes, a resposta a encontrar e a desenvolver deve referir-se necessariamente à área da Animação e Intervenção Sociocultural.
Na identificação do problema, na investigação sobre as suas manifestações e características, os alunos usam ferramentas teóricas e metodológicas, que permitem fundamentar e conhecer o problema. Só com este conhecimento sobre a situação problemática é possível construir uma resposta com um conteúdo e uma forma com uma elevada probalidade de adequação ao problema e ao contexto onde ocorre.
A resposta a encontrar, apenas esboçada no âmbito desta UC, supõe um trabalho teórico e técnico que permita um elevado grau de qualidade na sua forma e conteúdo e onde se prevê uma articulação com outras unidades curriculares do 2º semestre.
Programa
O programa desenvolvido desta UC está disponível no "Moodle".
Modo de Avaliação
|
|