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Contextos Profissionais

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 2S

Código: LAIS110    Sigla: CP
Áreas Científicas: Ciências Sociais

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 35 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Carlos Cruz   2,00
Sandra Cordeiro   2,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Carla Cibele Fiel Vasconcelos FigueiredoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

­ Conhecer e observar contextos (comunidades, instituições, organizações ou grupos) e práticas de animação e
intervenção sociocultural (eventos, programas, ações /atividades regulares).
­ Conhecer e utilizar instrumentos metodológicos e técnicos de investigação social para a análise e
caracterização de contextos e práticas de animação e intervenção sociocultural
­ Identificar, caracterizar e utilizar técnicas de animação e intervenção sociocultural
­ Enquadrar e definir a animação sociocultural enquanto campo de ação e de intervenção social
­ Identificar perfis, funções e competências de animadores e de outros profissionais com funções/práticas de
animação de grupos e instituições, quer profissionais, quer voluntários associativos, e relacioná-­los com as
diferentes características da animação sociocultural (instituições, suportes, equipamentos e públicos...)

Programa

A ­ Métodos e técnicas na observação e caracterização de contextos de ASC
Componente de natureza teórica direcionada para a conhecimento sumário de métodos e técnicas de
investigação em ciências sociais e em ASC
1. O animador (também) é um investigador?
2. Metodologias quantitativas e metodologias qualitativas na investigação em animação sociocultural
Inquéritos, estudos experimentais e quasi­experimentais
Investigação etnográfica. Estudos de caso. Histórias de vida.
3. Técnicas de recolha e de análise de informação
Questionários e entrevistas. Observação.
Análise estatística e análise documental
B ­ Visitas e trabalho de campo
Componente centrada no trabalho empírico, de aquisição e “demonstração” de competências
1. Visitas de estudo. Prática de observação e recolha de informação.
2. Trabalho de campo: a caracterização de uma associação e/ou evento (selecionado pelo grupo).


Métodos de Ensino

Compreende: (a) Exposição das temáticas do programa, pelo professor; (b) Apresentação e discussão de
textos sobre métodos e técnicas de observação; (c) Visitas de estudo/observação de contextos e práticas de
ASC; (d) Orientação tutorial de trabalhos práticos e do trabalho final, com discussão de pré­projectos do
trabalho empírico e apoio à elaboração de instrumentos de pesquisa; (e) Apresentação e discussão dos
trabalhos finais de grupo sobre instituições e eventos escolhidos pelos estudantes.
Gerida de forma flexível, a UC faz recurso frequente à tutoria de pequenos grupos, e o trabalho final é realizado
geralmente em articulação com a outra UC (MMA­I).
A avaliação integra um “trabalho metodológico” (30%), constituído pela recensão de um texto, a elaboração e
aplicação de um instrumento e a reflexão sobre essa utilização, relatório do trabalho de campo (50 %) e
participação nas aulas e nas situações de terreno (20%)

Modo de Avaliação

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  64
  Total: 64

Bibliografia

Bibliografia:
Básica:
ALVAREZ, G. (1990). Interaccion Social y Animacion Juvenil. Madrid: Ed. Popular
CEMBRANOS, F. (1998). La Animacion Sociocultural – Una Propuesta Metodologica. Madrid: Ed. Popular
QUIVY, R. e CAMPENHOUDT; L.V. (1992). Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Ed. Gradiva
SELLTIZ, WRIGHTSMAN, COOK (1987). Métodos de pesquisa nas relações sociais, S. Paulo, Ed. Pedagógica e
Universitária
SILVA, A. S. e PINTO, M. (1990). Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Ed. Afrontamento
TRILLA, J. (2004). Animação Sociocultural. Lisboa: Instituto Piaget
Temática:
É apresentada na página desta UC, no moodle, em particular para apoio aos trabalhos de grupo, uma
bibliografia integrando textos sobre técnicas de pesquisa e artigos de revistas de ASC ou de ciências sociais
sobre contextos profissionais e eventos e práticas culturais.

Opções
Página gerada em: 2025-12-07 às 05:19:14 Última actualização: 2010-07-19