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Contextos Profissionais
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
| Código: |
LAIS110 |
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Sigla: |
CP |
| Áreas Científicas: |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
| ANIM |
35 |
Plano de Estudos - 2014 |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - Responsabilidades| Docente | Responsabilidade |
|---|
| Carla Cibele Fiel Vasconcelos Figueiredo | Responsável |
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| Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Conhecer e observar contextos (comunidades, instituições, organizações ou grupos) e práticas de animação e
intervenção sociocultural (eventos, programas, ações /atividades regulares).
Conhecer e utilizar instrumentos metodológicos e técnicos de investigação social para a análise e
caracterização de contextos e práticas de animação e intervenção sociocultural
Identificar, caracterizar e utilizar técnicas de animação e intervenção sociocultural
Enquadrar e definir a animação sociocultural enquanto campo de ação e de intervenção social
Identificar perfis, funções e competências de animadores e de outros profissionais com funções/práticas de
animação de grupos e instituições, quer profissionais, quer voluntários associativos, e relacioná-los com as
diferentes características da animação sociocultural (instituições, suportes, equipamentos e públicos...)
Programa
A Métodos e técnicas na observação e caracterização de contextos de ASC
Componente de natureza teórica direcionada para a conhecimento sumário de métodos e técnicas de
investigação em ciências sociais e em ASC
1. O animador (também) é um investigador?
2. Metodologias quantitativas e metodologias qualitativas na investigação em animação sociocultural
Inquéritos, estudos experimentais e quasiexperimentais
Investigação etnográfica. Estudos de caso. Histórias de vida.
3. Técnicas de recolha e de análise de informação
Questionários e entrevistas. Observação.
Análise estatística e análise documental
B Visitas e trabalho de campo
Componente centrada no trabalho empírico, de aquisição e “demonstração” de competências
1. Visitas de estudo. Prática de observação e recolha de informação.
2. Trabalho de campo: a caracterização de uma associação e/ou evento (selecionado pelo grupo).
Métodos de Ensino
Compreende: (a) Exposição das temáticas do programa, pelo professor; (b) Apresentação e discussão de
textos sobre métodos e técnicas de observação; (c) Visitas de estudo/observação de contextos e práticas de
ASC; (d) Orientação tutorial de trabalhos práticos e do trabalho final, com discussão de préprojectos do
trabalho empírico e apoio à elaboração de instrumentos de pesquisa; (e) Apresentação e discussão dos
trabalhos finais de grupo sobre instituições e eventos escolhidos pelos estudantes.
Gerida de forma flexível, a UC faz recurso frequente à tutoria de pequenos grupos, e o trabalho final é realizado
geralmente em articulação com a outra UC (MMAI).
A avaliação integra um “trabalho metodológico” (30%), constituído pela recensão de um texto, a elaboração e
aplicação de um instrumento e a reflexão sobre essa utilização, relatório do trabalho de campo (50 %) e
participação nas aulas e nas situações de terreno (20%)
Modo de Avaliação
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
| Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
64 |
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Total: |
64 |
Bibliografia
Bibliografia:
Básica:
ALVAREZ, G. (1990). Interaccion Social y Animacion Juvenil. Madrid: Ed. Popular
CEMBRANOS, F. (1998). La Animacion Sociocultural – Una Propuesta Metodologica. Madrid: Ed. Popular
QUIVY, R. e CAMPENHOUDT; L.V. (1992). Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Ed. Gradiva
SELLTIZ, WRIGHTSMAN, COOK (1987). Métodos de pesquisa nas relações sociais, S. Paulo, Ed. Pedagógica e
Universitária
SILVA, A. S. e PINTO, M. (1990). Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Ed. Afrontamento
TRILLA, J. (2004). Animação Sociocultural. Lisboa: Instituto Piaget
Temática:
É apresentada na página desta UC, no moodle, em particular para apoio aos trabalhos de grupo, uma
bibliografia integrando textos sobre técnicas de pesquisa e artigos de revistas de ASC ou de ciências sociais
sobre contextos profissionais e eventos e práticas culturais.
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