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Aprendizagem e Desenvolvimento

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 2S

Código: LGPN2001    Sigla: APDES
Áreas Científicas: Ciências Sociais

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LGPN 12 Plano de Estudos 5,0 55 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 3,6

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,60
Ana Moura   3,60


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Luísa Manuela da Costa Ramos de CarvalhoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Compreender o processo de desenvolvimento / aprendizagem tendo em conta a sua dupla ancoragem nas raízes biológicas e nos fundamentos culturais, processo que ocorre ao longo do ciclo de vida.

Conceber os elementos contextuais enquanto partes integrantes dos estados e dos processos mentais, ou seja, conceber a cultura não como um aspeto que é adicionado à mente, mas sim como fazendo parte integrante da mente e do seu funcionamento.

Conceber a relação pedagógica estabelecida entre o docente e a criança / adolescente ou entre o formador e o formando, enquanto encontro interpessoal marcado por duas identidades narrativas constituídas ao longo de duas biografias, a do docente e a da criança ou a do formador e a do formando.

Compreender o objeto / tema de ensino enquanto objeto mediador entre o docente e o educando através do qual falam de si próprios.

Conhecer os contributos da teoria e investigação psicanalítica para a compreensão do desenvolvimento da criança e do adolescente.
Refletir sobre as profissões do humano na sua dimensão da relação e dos afetos.
Compreender o ato educativo como um processo dinâmico onde o tranfer e o contratransfer estão sempre presentes - analisar os afetos e sentimentos envolvidos.

Entender a complexidade de implicações subjetivas, do peso da sua própria história e das forças de amor e ódio que atravessam a profissão e as instituições onde ela se exerce, questionar o papel da implicação e da "distância ajustada".

Programa

1. As conceções sobre a mente
. Empirismo e behaviorismo.
- Construtivismo
. A revolução cognitivista.
. A teoria do processamento da informação: a metáfora computacionalista.
. A cognição situada e mais além: a psicologia cultural do desenvolvimento.

2. As bases biológicas do desenvolvimento.
. Os contínuos: biológico – cognitivo e adaptação – inteligência.
. As funções da imaturidade no processo de hominização: repercussões do desenvolvimento filogenético no processo de desenvolvimento ontogenético.

4. O desenvolvimento do pensamento
. O nascimento do pensamento: entre afeto e cognição.
. O desenvolvimento do pensamento narrativo
. A narrativa ao longo da vida: Life-span, vinculação e coorte.

5. O inconsciente e a estrutura da personalidade
. Os mecanismos de defesa
6. As relações precoces
. A vinculação
. O nascimento psicológico da criança
7. A sexualidade infantil e suas consequências
. Passos de construção do self
8. A adolescência.
. Moratória e identidade
9. Contribuições da psicanálise para a educação


Métodos de Ensino

1 Estratégias de gestão do programa
As atividades a desenvolver procurarão concretizar os objetivos da Unidade Curricular através da análise de práticas e da sua articulação com os conceitos que a “iluminam “ e projetam em novas perspetivas de ação.
Assim, prevêem-se os seguintes processos de trabalho:
- Sessões de exposição teórica incidentes nos temas e conteúdos do programa.
- Sessões de reflexão pratico-teórica a partir de situações e episódios educativos experienciados pelas estudantes no decorrer dos estágios.
- Discussão orientada sobre conceptualizações teóricas sobre o agir educativo.
- Comunicação com o professor e colegas por email.
2. Acompanhamento tutorial
O acompanhamento tutorial, pessoal ou em grupo, consistirá na orientação e organização do estudo sobre as temáticas a aprofundar, para além do esclarecimento de dúvidas delas decorrentes. Poderá ser feito presencialmente ou a distância.
3. Participação dos estudantes
Espera-se que cada estudante participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; (b) leia, analise e discuta os textos propostos; (c) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando, com clareza e rigor, os conhecimentos adquiridos; (d) se envolva no estudo/preparação para as várias atividades de avaliação.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

Na UC existem duas formas de avaliação: avaliação contínua e avaliação final.
Caso opte pela Avaliação Contínua, o estudante terá que participar no mínimo em 2/3 das aulas; a classificação final de cada estudante terá por base, para além da participação qualificada nas dinâmicas propostas:
- Realização e apresentação de um trabalho de grupo sobre um dos temas abordados no programa (40%)
- Teste individual (60%).
Em alternativa à Avaliação Contínua, o estudante poderá optar pelo Exame Final, a realizar na época prevista para o efeito.
Para salvaguardar os direitos dos estudantes em regime especial, as modalidades de avaliação serão negociadas caso a caso.

Observações

Bloss, Peter (1994). Adolescência. Uma interpretação psicanalítica. São Paulo: Martins Fontes *
Bourgeois, E. (1996). L’Adulte en formation. Belgique : Regards Pluriels, DeBoeck Université.
Bower. T. (1983). Uma introdução ao desenvolvimento da primeira infância. Lisboa: Moraes Editores.
Bruner, J. (2000). Cultura da educação. Lisboa: Edições 70 *
(1997).Atos de significado. Para uma psicologia cultural. Lisboa:Edições 70.
(1987). Comment les enfants apprennent à parler. Paris : Retz.
Cifali, M. (1994). Le lien éducatif: contre-jour psychanalytique. Paris: Presses Universitaires de France.*
CRESAS (1991). Naissance d’une pédagogie interactive. Paris: ESF Éditeur.
Diatkine, René, (1986). O que é um adolescente? In: Alter Ego Lisboa, p.95-105.*
Dolto F. (1980) O despertar do espirito, Lisboa edições 70*
(1981) Au jeu du désir, paris, Seuil.
(1981) La difficulté de vivre, Paris, Inter Éditions.
(1981) Você e a criança, Lisboa: Dom Quixote.
(1982) Psicanálise e pediatria, Lisboa: Dom Quixote.*
Doise, W. & Mugny, G. (1981). Le développement social de l’intelligence. Paris : InterÉditions.
Dupoux, E. & Mehler, J. (1995). Nascer humano. Lisboa: Instituto Piaget.
Erikson, E. (1993). Infância e sociedade, Buenos Aires, Paidós.*
(1968). Identidade, juventude e crise, Rio de Janeiro, Zahar.*
Golse, B. (2006). O ser-bebé. Lisboa: Climepsi Editores..
Josso, M-C (2002). Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa.
Mauco, G. (1978). Psicanálise e educação. Lisboa :Moraes editores.*
Mitchel, P. ; Ziegler. (2013) Fundamentals of Developmental Psychology. London : Psychology Press
Meirieu, P. (2002), A pedagogia entre o dizer e o fazer. Artmed.*
Merriam, S. & Cafarella, R. (1999). Learning in adulthood. A comprehensive guide.
S. Francisco: Jossey Bass Ed.
Merle, P. (2005). L' éléve humilié, Paris : PUF.
Miller, A. (1990). C'est pour ton bien : racines de la violence dans ;l’ education de l'enfant. Paris : Aubier.*
Montagner, H. (1997). Criança ator do seu desenvolvimento. Lisboa: Instituto Piaget.
Montagner, H. (1993). A vinculação. A aurora da ternura. Lisboa: Instituto Piaget.
Mrech, Leni Magalhães (organizadora). (2005). O Impacto da Psicanálise na Educação. São Paulo: Avercamp.
Oliveira-Formosinho (organizadora).(2007). Pedagogia(s) da Infância: dialogando com o passado : construindo o futuro. Porto Alegre : Artmed
Piaget, J. (2000). Biologia e conhecimento. Porto: Rés Editora*.
Santos, J. (1982). Ensaios sobre educação I e II, Lisboa: Livros Horizonte.*
Stern, D. (1992). O Mundo Interpessoal do Bebé. Porto Alegre: Artmed.
Tennant, M.(1997). Psychology and Adult Learning, London: Routledge.
Touraine, A.(1997). Pourrons-nous vivre ensemble? Egaux et différents, Paris : Fayard.
Vygotsky, L. (2007). Pensamento e linguagem. Lisboa: Relógio D’Água Editores.
Winnicott, D. (1975). O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago Editora*.
Wood, D. (2003). Como as Crianças Pensam e Aprendem. Os Contextos Sociais do Desenvolvimento Cognitivo. São Paulo: Loyola

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