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Lingua e Prática Textual

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: CS100001    Sigla: LPT
Áreas Científicas: Línguas e Literaturas

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 44 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Nadine Silva   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ana Cristina Crespo Pires SequeiraResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

­ Diagnosticar a diversidade de práticas linguísticas presentes na(s) comunidade(s);
­ Integrar o uso da língua portuguesa no contexto lusófono e mundial;
­ Manipular corretamente instrumentos de recolha e de sistematização de informação linguística;
­ Sistematizar princípios fundamentais sobre a linguagem humana e o seu estudo;
­ Sistematizar conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento da língua portuguesa;
­Analisar e reconhecer características gráficas, estruturais, intertextuais e paratextuais de diferentes tipos de textos verbais contínuos e descontínuos e de textos visuais;
­ Distinguir factos e opinião;
­ Produzir textos orais e escritos de tipologias diferenciadas;
­ Partilhar publicamente dúvidas, pontos de vista, argumentos e opiniões;
­ Desenvolver a capacidade de concretizar atempada e autonomamente tarefas e atividades propostas;
­ Questionar a realidade histórica, social e cultural a partir de dados linguísticos;

Programa

1.Domínio da língua portuguesa como instrumento de cognição e comunicação.
Contextos e necessidades comunicativas.
Instrumentos de apoio ao estudo.
2. Ciências da linguagem: conceitos básicos
Linguagem, língua, fala
Sincronia e diacronia
Oralidade e escrita
Níveis de língua
Norma e desvio(s)
Domínio e variedades do Português atual
Síntese da história da língua portuguesa
3. Estrutura e funcionamento da língua: zonas críticas
Aspetos fonológico, morfológico, sintático, semântico e pragmático
Questões de ortografia, acentuação e pontuação
Formação de palavras
Formas de tratamento em português
4. Usos orais e escritos da língua
Conceito de texto e de discurso
Princípios de textualidade
Tipologias de texto e competências requeridas
Textos multimodais e intertextualidade
Citação e paratextos
Facto e opinião
Adequação dos discursos a contextos diversificados
Produção de textos orais e escritos


Métodos de Ensino

Exposição de conhecimentos pelo professor, em interação com diapositivos em linguagem visual e
intervenções espontâneas dos estudantes (ensino teórico).
Realização, em pares, de exercícios de (a) inferência de conhecimentos, de (b) aplicação de conhecimentos a
novas situações e de (c) sistematização de conhecimentos adquiridos, seguidos de discussão coletiva ou
plenária dos resultados (ensino teórico­prático). Leitura individual, em pares ou em grupo, de textos de preparação da aula seguinte e de textos
complementares de aprofundamento (estudo e avaliação). Exposição oral planificada, em pares, com entrega do guião (tutoria, projeto e avaliação). Realização de teste final escrito de avaliação de conhecimentos e de competências (avaliação).

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Adragão, J.V. (1998).Língua Portuguesa ­ Gramática de Uso. Setúbal: ESE­IPS.
Aguiar e Silva, V. & Costa, J. (2008).Dicionário Terminológico. Lisboa: Ministério da Educação.
Cardeira, E. (2006).História do Português. Lisboa:Caminho.
Coulmas, F. (ed) (1997).The Handbook ofSociolinguistics. Oxford: Blackwell.
Cunha, C. & Cintra, L. (1984). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa:Sá da Costa.
Duarte, I.(2000).Língua Portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa:U.Aberta.
Faria, I.H. & outros (org.) (1996).Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa:Caminho.
Gordon Jr., R.G. (ed) (2005).Ethnologue. Languages ofthe World. 15th Ed. Dallas, TX: SIL.
Kress, G. & Leeuwen, T. (1996). Reading Images.The Grammar ofVisual Design. Londres: Routledge.
Mateus, M.H.M. & Villalva, A. (2006).O Essencial sobre Linguística. Lisboa:Caminho.
Mateus, M.H.M. & Cardeira, E. (2007).Norma e Variação. Lisboa:Caminho.
Saussure, F.(1992).Curso de Linguística Geral. Lisboa:D.Quixote.

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Página gerada em: 2024-05-02 às 10:57:30 Última actualização: 2010-07-19