|
História dos Media
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
CS100006 |
|
Sigla: |
HM |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Ana Maria Pires Pessoa | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
O conhecimento, a divulgação e a produção de informação teórica e prática sobre a criação, desenvolvimento e
produção da História de cada meio de comunicação é o objetivo que se concretiza em quatro eixos: Conhecer,
Organizar, Pensar, Produzir. O aprofundamento teórico actualizado das temáticas alimenta as discussões nas
aulas em seminário e o trabalho dos(as) estudantes de Comunicação Social (obrigatória) e de Língua Gestual
Portuguesa (para quem é opcional). Identificar as condições de criação e evolução dos diversos media, refletir
sobre a genealogia de sua construção e problematizar os diversos contextos e mutações de desenvolvimento
dos media, numa perspetiva diacrónica e sincrónica assim como são produzir conhecimento original na área da
produção da história de media e conhecer e por em prática procedimentos de trabalho em equipa, sendo capaz
de assumir diferentes papéis sociais são outros dos objetivos da UC aos quais se acrescenta a prática da
honestidade intelectual.
Programa
1. A Imprensa no Ocidente
1.1. Do livro à imprensa periódica
1.1.1. A imprensa no século XIX
1.1.2. República e Estado Novo
1.2. Imprensa escrita e impacto audiovisual e electrónico
1.2.1. Imprensa após o 25 de Abril 1974 – semanários, diários, gratuitos
1.2.2. Imprensa regional
1.2.3. Panorama actual
1.2.4. História da fotografia e do cinema
2. História dos meios de comunicação social no Ocidente
2.1. A rádio – do amadorismo à Internet
2.1.1. Período democrático e evolução da rádio
2.1.1.1. Das “rádios pirata” ao panorama actual
2.2. A televisão
2.2.1. Expansão e impacto social
2.2.2. História da televisão em Portugal – técnica, cultura e cidadania
2.2.2.1. Do serviço público, dos canais privados e da televisão por pacotes
3. Meios de comunicação e cibernética
3.1. Comunicação em rede – Internet: cibermedia – produção, utilização e cidadania
4. Meios de comunicação e cidadania
4.1. Democracias e comunicação
Métodos de Ensino
As sessões presenciais são de diversos tipos: teóricas de contextualização e introdução a conceitos e
temáticas fundamentais e gerais; práticas em que se estudam textos e documentários considerados
importantes para a formação na área quer metodológica de investigação em História dos Media quer de
reflexão sobre a atualidade do cinema e televisão; realização de uma visita de estudo a locais de interesse para História dos Media (Hemeroteca, Arquivo RTP, Museu da Rádio…) e orientação de produção de textos e
produtos em suportes diversos para apresentação dos resultados das visitas de estudo e para apresentação
pública de trabalhos. A organização e a produção da história de um jornal faz parte do desenvolvimento de
competências investigativas gerais. Os contactos com estudantes também são feitos através de dois tipos de
tutoria: presencial e através da Plataforma Moodle e por correio eletrónico
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
FÉRIN, Isabel (2002) – Comunicação e culturas do quotidiano. Lisboa: Quimera.
KAPUSCINSKI, Ryszard (2008) – Os Cínicos não servem para este ofício: conversas sobre o bom jornalismo.
Lisboa: Relógio d’Água.
LEMOS, Mário Matos e (2006) Jornais Diários Portugueses do Século XX: Um Dicionário" Coimbra: CEIS XXe
Ariadne Editora.
MARTINS, Luís Oliveira () – Mercados televisivos europeus: causa e efeitos das novas formas de organização
empresarial.
SANTOS, Rogério (2005) – As vozes da Rádio: 19241939. Lisboa: Caminho.
SILVA, Elsa Costa e () Os Donos da notícia: concentração da propriedade dos Media em Portugal.
Um Século de ensino do Jornalismo. Media & Jornalismo: Revista do Centro de Investigação Media e
Jornalismo. N.º 13. ano 8. Outono Inverno 2008.
História do jornalismo no Brasil: www.jornalismo.ufsc.br/redealcar/boletins/jornal37.htm
Museu Virtual da Imprensa: www.imultimedia.pt/museuvirtpress
|
|