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Teoria e Modelos da Comunicação
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
CS20004 |
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Sigla: |
TMC |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
CS |
40 |
Plano de Estudos |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Orlando César Antunes Gonçalves | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Proporcionar a compreensão e análise dos sistemas de comunicação e adquirir conhecimento sobre os processos e estruturas dos meios de difusão de massa. Perceber os factores que contribuíram para a evolução das teorias e correntes de pensamento sobre os media. Adquirir noções sobre a multiplicidade de sentidos que a comunicação cobre e sistematizar as ideias em debate na sociedade, quer o seu contexto quer o seu conteúdo.
Proporcionar aptidões e competências de análise dos actos de comunicação e dos trabalhos de comunicação. Desenvolver conhecimentos sobre o processo de transmissão de mensagens e sobre a produção e troca de significados. Conhecer os modelos de comunicação e as suas funções e vantagens de natureza organizadora, heurística e previsional.
intervenção rigorosa no exercício profissional e uma análise distanciada dos media.
Programa
Os conteúdos programáticos inscrevem-se em duas abordagens: os quadros teóricos e a teoria sobre os media; e os modelos que constituem a sua representação simbólica. A teoria social enquadra os fenómenos mediáticos e as teorias da comunicação e do jornalismo fundamentam o estudo sobre os media. O seu objectivo é explicar e interpretar os fenómenos mediáticos. McQuail sistematiza três tipos de teoria sobre a sociedade e os media: (1) privilegia as relações entre os media e as instituições sociais; (2) foca as instituições e organizações mediáticas; e (3) centra-se na perspetiva e necessidades das audiências e nos efeitos. Quadros teóricos que são representados em oito modelos de comunicação.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas ministradas com recurso ao método expositivo combinado com o método ativo. Complementaridade entre ensino direto e método indireto. Organizar dois seminários e proporcionar trabalho de campo que contribuam para o estabelecimento de interações sociais e para o envolvimento dos(as) estudantes na construção do próprio conhecimento. Promover o trabalho cooperativo, a pesquisa e a resolução de problemas.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
O ponto de partida consiste numa avaliação diagnóstica, mediante teste de escolha múltipla ou interação na aula. Haverá dois momentos de avaliação formativa ao longo do semestre e a avaliação sumativa é consubstanciada na realização de dois trabalhos (um deles de grupo) e de um teste de frequência. A classificação final resulta da média entre a classificação obtida na frequência, a que for atribuída ao(s) trabalho(s) e à estruturação discursiva e correcção linguística.
A avaliação dos(as) estudantes revestirá a forma de processo contínuo (dependente da participação nas atividades letivas) ou a possibilidade de realização de um exame final.
As modalidades, produtos, calendário, parâmetros e critérios da avaliação serão comunicados aos(às) estudantes e negociados com estes(as) na primeira quinzena do semestre e formalizados em documento próprio.
Cálculo da Classificação Final
Média
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
60 |
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Total: |
60 |
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