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Linguagens do Audiovisual
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
Código: |
CS20006 |
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Sigla: |
LAUD |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
CS |
47 |
Plano de Estudos |
2º |
4,0 |
48 |
108,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Marta Sofia da Luz Marcos Pinho Alves | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
No final desta unidade curricular, o estudante deve ser capaz de reconhecer e aplicar instrumentos básicos de
análise e interpretação da imagem em movimento e ainda:
Identificar os elementos fundamentais constitutivos das linguagens do audiovisual;
Reconhecer os principais parâmetros de análise de imagens em movimento sendo capaz de os utilizar para
interrogar criticamente qualquer documento audiovisual;
Compreender os principais mecanismos mediante os quais as imagens em movimento produzem sentido e
afetam o espectador;
Identificar os principais modos históricos da imagem em movimento e a sua afectação em função de
fenómenos de ordem tecnológica, económica, política, social, cultural e estética.
Programa
1. A linguagens do audiovisual e a sua transformação histórica.
2. Sobre a era do digital: da especificidade do medium ao fim das “linguagens puras”.
3. As etapas de produção audiovisual: préprodução, produção e pósprodução.
4. As unidades de significação: do plano à sequência.
5. O Espaço, o enquadramento e a composição.
6. A Escala de Planos.
7. O Eixo e os Ângulos de tomada de vista.
8. As Objectivas e a profundidade de campo.
6. Os Movimentos de câmara.
7. A Continuidade
8. A Iluminação e a cor.
9. O som.
10. A montagem.
11. A narrativa.
Métodos de Ensino
Cada aula será composta por duas partes.
Na primeira parte, que terá a duração de 60 minutos, está previsto o acompanhamento prático das diversas
etapas dos trabalhos propostos.
A segunda parte, que terá a duração de 90 minutos, será composta por uma secção expositiva, durante a qual
será feita uma apresentação dos principais conceitos, à qual se seguirá a projeção de excertos de objetos
audiovisuais ilustrativos dos conceitos antes abordados para comentário e análise coletiva.
A avaliação será efectuada mediante dois produtos: um trabalho de grupo (60% da nota final) que consitirá na
elaboração de uma análise crítica sobre um filme. A selecção do filme a analisar será efectuada a partir de uma
lista fornecida pela docente e implica inscrição; um teste de avaliação individual (40% da nota final).
Modo de Avaliação
Cálculo da Classificação Final
Bibliografia
Bibliografia:
AUMONT, Jacques; MARIE, Michel (2010 [1988]) A Análise do Filme. Lisboa: Texto & Grafia.
AUMONT, Jacques; MARIE, Michel (2009) Dicionário Teórico e Crítico do Cinema. Lisboa: Texto & Grafia.
BORDWELL, David e THOMPSON, Kristin (2008) Film Art: An Introduction. Nova Iorque: McGrawhill.
ESQUENAZI, JeanPierre (2011 [2009]) As Séries Televisivas. Lisboa: Texto & Grafia.
GARDIES, René (org.) (2008) Compreender o Cinema e as Imagens. Lisboa: Texto & Grafia.
GEADA, Eduardo (1998),Os Mundos do Cinema: Modelos Dramáticos e Narrativos no Período Clássico, Lisboa:
Notícias.
GRILO, João Mário (2006), O Homem Imaginado, Lisboa:Horizonte.
HAYWARD, Susan (2006) Cinema Studies: The key concepts. Londres e Nova Iorque: Routledge.
JOURNOT, MarieThérèse (2009) Vocabulário de Cinema. Lisboa:Edições 70.
MONACO, James (2009 [1977]) How to Read a Film: Movies, Media, and Beyond. Oxford: Oxford University
Press.
STAM, Robert (2005 [2000]) Film Theory: An Introduction, New York: Blackwell.
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