This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > CS20008
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Ciberculturas

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 2S

Código: CS20008    Sigla: CIBER
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 53 Plano de Estudos 4,0 48 108,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 3,2

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,20
Marta Alves   3,20


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Marta Sofia da Luz Marcos Pinho AlvesResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Identifica e compreende as mutações resultantes do actual contexto tecnocientífico do ocidente;
­Compreende o conceito de cultura na sua acepção mais ampla e as suas recentes actualizações;
­Encara as várias propostas concetuais na ampla galáxia das redes comunicacionais;
­Desenvolve um raciocínio crítico que possibilite uma intervenção rigorosa no exercício profissional e uma
análise distanciada dos media.

Programa

­ A cibernética ­ génese da cibercultura
­ Winner, Turing e Von Neumann
­ Pensar a modernidade tecnológica comunicacional:
­ Duas perspectivas: Os “Apocalípticos” e os “Integrados”
­ O fim anunciado da comunicação de massas
­ A potencialidade democrática dos novos media
­ Desafios e inquietações para uma Civilização Tecnológica:
­ Convergência e digitalização do mundo
­ Alargamento a novos territórios
­ Repensar da condição humana
­ Renovações do campo artístico
­ O papel da ficção científica na conceptualização do futuro
­ Ciberculturas – abordagem através de conceitos transversais à vida contemporânea
­ estudos de caso de fenómenos contemporâneos: redes sociais, trabalho, privacidade, etc.


Métodos de Ensino

As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida directamente pelo professor ou com recurso à utilização de textos e outros materiais. O processo
compreenderá a: (a) Leitura, discussão e análise de textos; (b) Recensão escrita de textos.
O acompanhamento tutorial tem como função o apoio na realização dos trabalhos previstos e o esclarecimento
de dúvidas. Este acompanhamento será presencial podendo ser complementado com apoio à distância
mediante a plataforma de comunicação on­line.
Espera­se que cada aluno: (a) esteja presente em 75% das aulas e participe na discussão das questões em
análise (b) leia, analise e esteja preparado para discutir os textos de apoio apresentados; (c) execute os
trabalhos programados.
O trabalho desenvolvido na UC será objecto de:
1. Teste de avaliação de conhecimentos – 45%
2. Recensão crítica – 45 %
3. Participação relevante – 10 %

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
ANDRADE, Pedro e NEVES, Pinheiro José (2011) (Orgs).Revista de Comunicação e Linguagens – Genealogias
da Web 2.0, Lisboa:CECL–Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens, UNL­FCSH
CARDOSO, Gustavo et al (2009)Media, Redes e Comunicação, Lisboa:Quimera
CASTELLS, Manuel (2003)O Fim do Milénio IN A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura, Lisboa:
Fundação Calouste Gulbenkian
KERCKHOVE, Derrick de (1997)A Pele da Cultura: uma investigação sobre a nova realidade electrónica,
Lisboa: Relógio D’Água
LÉVY, Pierre (2001)O que é o Virtual?, Coimbra:Quarteto
MIRANDA, José A. Bragança de (Org.) (2002)As ciências da comunicação na viragem do século, Lisboa:Vega
RHEINGOLD, Howard (1997)A Realidade Virtual, Lisboa:Veja
VIRILIO, Paul (2000)A Velocidade de Libertação, Lisboa: Relógio DÁgua
WOLTON, Dominique (2000)E depois da Internet? Para uma teoria crítica dos novos media, Algés:Difel
WOOLLEY, Benjamin (1997)Mundos virtuais: Uma viagem na hipo e hiper­realidade,Lisboa:Caminho

Opções
Página gerada em: 2024-05-02 às 10:30:03 Última actualização: 2010-07-19