This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > CS20016
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Língua e Comunicação Profissional

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: CS20016    Sigla: LCP
Áreas Científicas: Línguas e Literatura

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 11 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 0

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1
Paulo Feytor Pinto   0,00



Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Comunicar de forma eficaz, usando a língua portuguesa para fins sociais, académicos e profissionais;
Utilizar com correção e adequação a língua portuguesa nas suas modalidades oral e escrita;
Reconhecer e analisar a informação, os discursos específicos e o vocabulário próprio do seu contexto de
intervenção profissional;
Exprimir­-se de forma clara, estruturada e fluente sobre temas relacionados com a sua área de especialidade

Programa

Conteúdos programáticos (Máximo: 1000 caracteres com espaços)
1. Modalidades do discurso
1.1. O discurso escrito
1.2. O discurso oral
2. Análise dos discursos da área de especialidade
2.1. Tipologias de textos orais e escritos
2.2. Léxico, terminologias e glossários
2.3. Particularidades e dificuldades da língua portuguesa: aspetos fonológicos, morfológicos, sintáticos,
semânticos e pragmáticos
3. Atividades comunicativas para fins académicos e profissionais
3.1. Gerais
3.1.1. Atividades orais: debates, apresentação de projetos e trabalhos, comunicações em conferências,
entrevistas de emprego
3.1.2. Atividades escritas: carta formal, ata, curriculum vitae, relatório
3.2. Específicas de cada curso
3.2.1. Atividades orais: reportagens
3.2.2. Atividades escritas: notícia, crónica


Métodos de Ensino

Tipologias textuais diversificadas, extraídas de múltiplos contextos relacionados com o mundo profissional e
académico, bem como as produções dos próprios alunos, serão uma fonte para o estudo prático do funcionamento da língua.
A componente teórica, com aulas mais expositivas, visará sobretudo a reflexão sobre aspetos de comunicação
em público e elaboração de relatórios e outros documentos técnicos, em articulação com os conceitos
fundamentais da Ciência Linguística e aspetos concretos da gramática.
A avaliação inclui a participação ativa dos estudantes nos trabalhos de aula e/ou realizados em casa,
individuais ou em grupo. A classificação final terá em conta os seguintes elementos:
Assiduidade e participação: 5%;
Elaboração de três produções escritas: 40%
CV+ Carta/mail apresentação (10%)
Notícia sobre o tema explorado em grupo (15%)
Relatório de Aprendizagens (15%)
Teste: 35% (+7,5v.)
Trabalho de grupo: 20%

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
BLANCO, E. (2000), Como apresentar relatórios. Lisboa: Editorial Estampa.
CEIA, C. (2003), Normas para apresentação de trabalhos científicos. 4ª ed. Lisboa: Editorial Presença.
CUNHA, C. e L. LINDLEYCINTRA (1996), Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Sá da Costa
D’SILVAS FILHO (2005), Prontuário Universal. Erros corrigidos do Português. Lisboa: Texto Editora.
ESTRELA, E. et al (2006), Saber escrever uma tese e outros textos. Lisboa: Dom Quixote.
FERNANDES, C e A. CAMPOS (2005), Resumir é fácil. Lisboa: Plátano Editora.
FRADA, J.J. (2001), Guia prático para a elaboração e apresentação de trabalhos científicos. Lisboa: Edições
Cosmos
NASCIMENTO, Z. e J.M. CASTRO PINTO (2003), A Dinâmica da escrita. Como escrever com êxito. Lisboa:
Plátano Editora.
SILVA, M.A. (1991), Iniciação à comunicação oral e escrita. Lisboa: Editorial Presença

Opções
Página gerada em: 2024-05-02 às 02:29:34 Última actualização: 2010-07-19