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Língua e Comunicação Profissional
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
CS20016 |
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Sigla: |
LCP |
Áreas Científicas: |
Línguas e Literatura |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
CS |
11 |
Plano de Estudos |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Comunicar de forma eficaz, usando a língua portuguesa para fins sociais, académicos e profissionais;
Utilizar com correção e adequação a língua portuguesa nas suas modalidades oral e escrita;
Reconhecer e analisar a informação, os discursos específicos e o vocabulário próprio do seu contexto de
intervenção profissional;
Exprimir-se de forma clara, estruturada e fluente sobre temas relacionados com a sua área de especialidade
Programa
Conteúdos programáticos (Máximo: 1000 caracteres com espaços)
1. Modalidades do discurso
1.1. O discurso escrito
1.2. O discurso oral
2. Análise dos discursos da área de especialidade
2.1. Tipologias de textos orais e escritos
2.2. Léxico, terminologias e glossários
2.3. Particularidades e dificuldades da língua portuguesa: aspetos fonológicos, morfológicos, sintáticos,
semânticos e pragmáticos
3. Atividades comunicativas para fins académicos e profissionais
3.1. Gerais
3.1.1. Atividades orais: debates, apresentação de projetos e trabalhos, comunicações em conferências,
entrevistas de emprego
3.1.2. Atividades escritas: carta formal, ata, curriculum vitae, relatório
3.2. Específicas de cada curso
3.2.1. Atividades orais: reportagens
3.2.2. Atividades escritas: notícia, crónica
Métodos de Ensino
Tipologias textuais diversificadas, extraídas de múltiplos contextos relacionados com o mundo profissional e
académico, bem como as produções dos próprios alunos, serão uma fonte para o estudo prático do funcionamento da língua.
A componente teórica, com aulas mais expositivas, visará sobretudo a reflexão sobre aspetos de comunicação
em público e elaboração de relatórios e outros documentos técnicos, em articulação com os conceitos
fundamentais da Ciência Linguística e aspetos concretos da gramática.
A avaliação inclui a participação ativa dos estudantes nos trabalhos de aula e/ou realizados em casa,
individuais ou em grupo. A classificação final terá em conta os seguintes elementos:
Assiduidade e participação: 5%;
Elaboração de três produções escritas: 40%
CV+ Carta/mail apresentação (10%)
Notícia sobre o tema explorado em grupo (15%)
Relatório de Aprendizagens (15%)
Teste: 35% (+7,5v.)
Trabalho de grupo: 20%
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
BLANCO, E. (2000), Como apresentar relatórios. Lisboa: Editorial Estampa.
CEIA, C. (2003), Normas para apresentação de trabalhos científicos. 4ª ed. Lisboa: Editorial Presença.
CUNHA, C. e L. LINDLEYCINTRA (1996), Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Sá da Costa
D’SILVAS FILHO (2005), Prontuário Universal. Erros corrigidos do Português. Lisboa: Texto Editora.
ESTRELA, E. et al (2006), Saber escrever uma tese e outros textos. Lisboa: Dom Quixote.
FERNANDES, C e A. CAMPOS (2005), Resumir é fácil. Lisboa: Plátano Editora.
FRADA, J.J. (2001), Guia prático para a elaboração e apresentação de trabalhos científicos. Lisboa: Edições
Cosmos
NASCIMENTO, Z. e J.M. CASTRO PINTO (2003), A Dinâmica da escrita. Como escrever com êxito. Lisboa:
Plátano Editora.
SILVA, M.A. (1991), Iniciação à comunicação oral e escrita. Lisboa: Editorial Presença
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