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Evolução das Ideias em Ciência
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
CS20019 |
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Sigla: |
EVIC |
Áreas Científicas: |
Matemática, Ciências da Natureza |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
CS |
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Plano de Estudos |
2º, 3º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Maria Leonor da Graça Saraiva | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Identifica problemas contemporâneos no âmbito da ciência e da técnica.
Pesquisa e seleciona informação sobre o conhecimento científico e as suas formas de divulgação.
Interpreta informações e ideias veiculadas por diferentes correntes de pensamento (filosóficas e
sociológicas) científico e matemático.
Integra saberes de várias áreas do conhecimento científico.
Reflete sobre a evolução do conhecimento científico e as suas implicações sociais.
Revela originalidade e criatividade na abordagem dos assuntos.
Sabe comunicar numa linguagem própria com rigor científico.
Programa
1. Ciência e cultura – a literacia científica e matemática
1.1 A legitimidade do conhecimento científico: a demarcação entre ciência e não ciência
1.2 O conhecimento do senso comum e o conhecimento mítico (pseudociência)
2. A construção do conhecimento científico
2.1 A origem das teorias científicas: objetividade e subjetividade em ciência
2.2 A teoria e a experiência na construção de explicações científicas sobre o mundo
2.3 A "profissionalização" da ciência:
2.3.1 Ciência fundamental, ciência aplicada e desenvolvimento tecnológico
2.3.2 A ética da ciência. Normas e valores das comunidades científicas
3. O conhecimento matemático: do mito às práticas reais
3.1 O mito de Euclides
3.2 Da certeza da verdade à procura da certeza
3.3 Da certeza à falibilidade
4. Ideologias e mudanças nas interações ciência/sociedade:
5. A comunicação da Ciência: os cientistas, os media e a valorização social (ou não) do conhecimento científico
e técnico.
Métodos de Ensino
As aulas presenciais contribuirão para analisar ideias e perspetivas relevantes e polémicas sobre a
construção do conhecimento científico. As situações de aprendizagem incluem: a) Pesquisa documental; b)
Análise e interpretação de artigos científicos e técnicos; c) Elaboração de comentários críticos em suporte
digital, papel ou multimédia; d) Debate de tópicos propostos para discussão pelos alunos e o professor; e)
Análise e argumentação sobre problemas e controvérsias científicas e matemáticas; f) Realização de tarefas
em suporte digital e com recurso a produtos multimédia; g) Utilização da página da disciplina através da
plataforma interativa; h) Participação em visitas de estudo, seminários, congressos, exposições, conferências,
debates, entre outros.
A avaliação é contínua e incide sobre os processos e produtos de trabalho dos estudantes. A classificação
será obtida pelos seguintes pesos relativos: trabalhos individuais 50%; trabalho de grupo 40%; participação
individual 10%.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
Bryson, B. (2004). Breve história de quase tudo. Lisboa: Quetzal Editores.
Caldas, Alexandre C. et al (2007). Despertar para a ciência. Novos ciclos de conferências. Lisboa: Gradiva.
Chaitin, G. (2003). Conversas com um matemático: Matemática, arte, ciência e os limites da razão. Lisboa:
Gradiva.
Davis, P., & Hersh, R. (1997). O sonho de Descartes: O mundo segundo a matemática. Lisboa: Difusão Cultural.
Fiolhais, C. (2002). A coisa mais preciosa que temos. Col. Ciência Aberta, nº 120. Lisboa: Gradiva.
Gil, F. (coord.) (1999). A Ciência tal qual se faz. Lisboa: MCT/Ed. Sá da Costa.
Guillen, M. (1987). Pontes para o infinito: O lado humano das matemáticas. Lisboa: Gradiva.
Kline, M. (1989). Mathématiques: La fin de la certitude. Paris: Christian Bourgois Éditeur.
Lago, T. et al (2005). Despertar para a ciência. As conferências de 2003. Lisboa: Gradiva.
Stewart, I. (2003). Os números da natureza. Lisboa: RoccoTemas e Debates.
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