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Evolução das Ideias em Ciência

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: CS20019    Sigla: EVIC
Áreas Científicas: Matemática, Ciências da Natureza

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS Plano de Estudos 2º, 3º 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ana Maria Boavida   1,40
Leonor Saraiva   2,60


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria Leonor da Graça SaraivaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

­Identifica problemas contemporâneos no âmbito da ciência e da técnica.
­Pesquisa e seleciona informação sobre o conhecimento científico e as suas formas de divulgação.
­Interpreta informações e ideias veiculadas por diferentes correntes de pensamento (filosóficas e
sociológicas) científico e matemático.
­Integra saberes de várias áreas do conhecimento científico.
­Reflete sobre a evolução do conhecimento científico e as suas implicações sociais.
­Revela originalidade e criatividade na abordagem dos assuntos.
­Sabe comunicar numa linguagem própria com rigor científico.

Programa

1. Ciência e cultura – a literacia científica e matemática
1.1­ A legitimidade do conhecimento científico: a demarcação entre ciência e não ciência
1.2­ O conhecimento do senso comum e o conhecimento mítico (pseudociência)
2. A construção do conhecimento científico
2.1­ A origem das teorias científicas: objetividade e subjetividade em ciência
2.2­ A teoria e a experiência na construção de explicações científicas sobre o mundo
2.3­ A "profissionalização" da ciência:
2.3.1­ Ciência fundamental, ciência aplicada e desenvolvimento tecnológico
2.3.2­ A ética da ciência. Normas e valores das comunidades científicas
3. O conhecimento matemático: do mito às práticas reais
3.1­ O mito de Euclides
3.2­ Da certeza da verdade à procura da certeza
3.3­ Da certeza à falibilidade
4. Ideologias e mudanças nas interações ciência/sociedade:
5. A comunicação da Ciência: os cientistas, os media e a valorização social (ou não) do conhecimento científico
e técnico.


Métodos de Ensino

As aulas presenciais contribuirão para analisar ideias e perspetivas relevantes e polémicas sobre a
construção do conhecimento científico. As situações de aprendizagem incluem: a) Pesquisa documental; b)
Análise e interpretação de artigos científicos e técnicos; c) Elaboração de comentários críticos em suporte
digital, papel ou multimédia; d) Debate de tópicos propostos para discussão pelos alunos e o professor; e)
Análise e argumentação sobre problemas e controvérsias científicas e matemáticas; f) Realização de tarefas
em suporte digital e com recurso a produtos multimédia; g) Utilização da página da disciplina através da
plataforma interativa; h) Participação em visitas de estudo, seminários, congressos, exposições, conferências,
debates, entre outros.
A avaliação é contínua e incide sobre os processos e produtos de trabalho dos estudantes. A classificação
será obtida pelos seguintes pesos relativos: trabalhos individuais 50%; trabalho de grupo 40%; participação
individual 10%.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Bryson, B. (2004). Breve história de quase tudo. Lisboa: Quetzal Editores.
Caldas, Alexandre C. et al (2007). Despertar para a ciência. Novos ciclos de conferências. Lisboa: Gradiva.
Chaitin, G. (2003). Conversas com um matemático: Matemática, arte, ciência e os limites da razão. Lisboa:
Gradiva.
Davis, P., & Hersh, R. (1997). O sonho de Descartes: O mundo segundo a matemática. Lisboa: Difusão Cultural.
Fiolhais, C. (2002). A coisa mais preciosa que temos. Col. Ciência Aberta, nº 120. Lisboa: Gradiva.
Gil, F. (coord.) (1999). A Ciência tal qual se faz. Lisboa: MCT/Ed. Sá da Costa.
Guillen, M. (1987). Pontes para o infinito: O lado humano das matemáticas. Lisboa: Gradiva.
Kline, M. (1989). Mathématiques: La fin de la certitude. Paris: Christian Bourgois Éditeur.
Lago, T. et al (2005). Despertar para a ciência. As conferências de 2003. Lisboa: Gradiva.
Stewart, I. (2003). Os números da natureza. Lisboa: Rocco­Temas e Debates.

Opções
Página gerada em: 2024-05-08 às 11:13:01 Última actualização: 2010-07-19