|
Artes Gráficas
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
Código: |
CS20021 |
|
Sigla: |
ARTG |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
CS |
29 |
Plano de Estudos |
2º, 3º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Fernando Alberto Pinho Alves | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Esta unidade curricular pretende possibilitar aos alunos o desenvolvimento das competências essenciais,
teóricas e práticas, no que respeita às artes gráficas. Pretende-se desenvolver competências que sejam
facilitadoras do desenvolvimento da informação, do conhecimento e da produção de materiais na área do
design de comunicação. Essas competências desenvolvem-se através da execução prática de projetos que
envolvem o tratamento composto de textos, imagens e outros elementos visuais. Os seus objetivos são os
seguintes: Conhece e utiliza de forma adequada os diferentes meios de produção gráfica; Revela autonomia na
abordagem e na resolução de problemas; Interage com os outros promovendo ambientes de trabalho
produtivos; Reconhece e caracteriza os elementos nucleares do design de comunicação; Identifica princípios de
organização gráfica em elementos compostos; Revela conhecimentos no domínio de técnicas e processos de
produção gráfica; Desenvolve projetos gráficos no domínio da comunicação social
Programa
Os conteúdos estão relacionados com a abordagem das linguagens gráficas inerentes à conceção, produção e
apresentação de Cartazes, Logotipos e Maquetização de revistas, nomeadamente:
A linguagem gráfica e os seus elementos.
As artes gráficas e o design de comunicação.
Ilustração, imagem e texto.
Materiais impressos e não impressos.
Técnicas e processos de criação de produtos de comunicação visual.
Criação e maquetização de produtos de comunicação visual.
Apresentação de trabalhos.
Métodos de Ensino
As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida
diretamente pelo docente ou com recurso à utilização de materiais variados.
O processo compreenderá:
A discussão e análise de produtos de comunicação impressa e não impressa,
nomeadamente cartazes, logotipos e revistas.
O estudo da anatomia de fontes.
A captura e edição de imagem digital.
A conceção e concretização de projetos design de comunicação.
A apresentação e discussão de trabalhos.
Avaliação e classificação
Espera-se que cada estudante:
Esteja presente no mínimo em 50% das aulas.
Participe na análise e discussão das produtos em análise.
Execute os trabalhos propostos.
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação no seguinte modelo:
Participação na componente teóricoprática 25%
Produção de um Cartaz 25%
Produção de um Logotipo 25%%
Maquetização (de parte) de uma Revista 25%
Modo de Avaliação
Bibliografia Principal
GORDON, Bob e GORDON, Maggie;O guia completo do design gráfico digital, Lisboa: Livros e Livros, 2003 (no SDI: 744(076) DES - 21321/03) |
DABNER, David;Guia de Artes Gráficas: Design e Layout – Princípios, decisões, projectos, Barcelona: Editorial Gustavo GILLI, SA, 2003 |
BONNICI, Peter;Linguagem Visual. O misterioso meio de comunicação, Lisboa: Destarte, Representações e Edição, Lda, 2000 (no SDI: 744 BOM-LIN) |
Vv. Aa.;Diseño de Logotipos Nº5, Barcelona: Editorial Gustavo GILLI, SA, 2008 |
KING, Stacey;Diseño de Revistas. Passos para conseguir el mejor diseño, Barcelona: Editorial Gustavo GILLI, SA, 2001 |
SWAN, Alan;Bases del diseño gráfico, Barcelona: Editorial Gustavo GILLI, SA, 2003 (no SDI:744 SWA-BAS) |
KOREN, Leonard e MECKLER, K. Wippo;Design Gráfico. Receitas, Barcelona: Editorial Gustavo GILLI, SA, 2004 (no SDI:744 KOK-DES) |
|
|